Níveis de Ensino

Educação Infantil

O Colégio Santo André encontra-se preparado para receber e educar crianças desde a primeira infância. Com infraestrutura diferenciada, adequada e ampla área verde, os pequenos desenvolvem a percepção do mundo que os rodeia e aprendem a lidar com situações novas e significativas.

A aprendizagem acontece de forma lúdica, em contato constante com a natureza, com a manipulação de material adequado à faixa etária, interação com colegas, cuidadores e professores, permeada por momentos de descontração, práticas esportivas e exploração do meio ambiente.

Ao brincar, a criança aprende a movimentar-se com independência, buscando parceria na exploração de objetos, comunicando-se com seus pares, expressando-se através de múltiplas linguagens, aprendendo a conviver com combinados e limites.

O cuidado com a alimentação das crianças tem atenção especial de nossos profissionais, para que sempre sejam oferecidos alimentos saudáveis e de boa qualidade, que incluem: carnes, verduras, legumes, frutas e cereais. Os cardápios, elaborados por nutricionista, são balanceados e oferecem uma alimentação rica e com todos os nutrientes necessários para a saúde e o bom desenvolvimento dos pequenos.

A equipe de profissionais da Educação Infantil é altamente capacitada, qualificada e comprometida com o aluno, seu processo educacional e o contexto social em que vive. Sua atualização e capacitação é realizada periodicamente através de cursos, palestras e congressos.

 

Espaços educativos

Berçário

Sala de atividades: é o ambiente de convivência dos bebês, onde os recursos para o seu desenvolvimento são utilizados em atividades lúdicas que visam o desabrochar de habilidades motoras, musicais, de atenção, movimento, convivência, ritmo. Todas as atividades são trabalhadas pelas cuidadoras que buscam envolver as crianças para que tenham um crescimento saudável.

Sala de Estimulação: é o local onde a especialista em motricidade trabalha com os bebês buscando o desenvolvimento dos aspectos motores: escalar e descer pequenos degraus, exercícios na bola de equilíbrio, atividades frente ao espelho, estimular o engatinhar, o andar e a exploração do espaço físico.

Área externa: O cotidiano dos bebês conta com uma ampla área verde, uma varanda que lhes permite: conviver com a natureza apreciando sua beleza, tomar banhos de sol pela manhã e, quando o clima está propício, atividades na piscina.  Educação saudável é a nossa meta!

Minimaternal

Sala de atividades:  equipada com espaços de leitura, jogos, materiais sensoriais e muitos brinquedos, a sala de atividades é o principal espaço educativo para alunos na faixa etária de 1 ano e 4 meses até 2 anos e 11 meses.

Nesse ambiente, acontecem diversas experiências de aprendizagem: aulas de música, momentos lúdicos e de interação, estimulo das habilidades motoras e de convivência, na qual são estabelecidos os combinados e limites.

Brinquedoteca: é espaço que favorece o ‘faz-de-conta’, onde a afetividade é acolhida e a criatividade estimulada. Sob a supervisão dos responsáveis pela turma,  os alunos brincam livremente decidindo com quais brinquedos farão suas experiências, pois, enquanto a criança brinca, ela  expressa sentimentos, crenças, modos de pensar, agir e falar. O brincar é um agente estimulador da imaginação,  criatividade, convivência e do respeito entre colegas.

Espaços comuns

Dormitório: ambiente aconchegante destinado ao repouso e descanso das crianças que permanecem na escola em período integral ou intermediário.

Refeitório: espaço onde as refeições e lanches são servidos, dando oportunidade ao aprendizado sobre bons hábitos à mesa e valor nutritivo dos alimentos.

Biblioteca: local que convida e anima as crianças à leitura, a ouvir e contar histórias e a trocar impressões sobre os livros que leram.

Sala de inglês: Esta sala foi preparada cuidadosamente para proporcionar, de forma lúdica e prazerosa,  os primeiros contatos com a língua inglesa e com uma cultura diferente da qual nossos alunos vivem. Sob orientação de professor especializado, as aulas de inglês estimulam as funções cognitivas e e tornam o aprendizado divertido, desenvolvendo assim,  habilidades primordiais, tais como concentração, criatividade e interação social.

Parque infantil:  é o espaço físico mais apreciado pelas crianças. Bem estruturado, oferece uma variedade de brinquedos modernos e seguros que animam e favorecem a imaginação, valorizam o brincar, o convívio social e o contato com a natureza.

Ensino Fundamental I

No Ensino Fundamental I do CSA, a escrita, a leitura e o cálculo, aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento da expressão e do raciocínio lógico, são constituídos, consolidados e norteados por uma proposta pedagógica fundamentada em Vigostky, Piaget, Morin, Emília Ferreiro e Ana Teberosky.

Esta fase da educação dos alunos se caracteriza pela sistematização e avaliação dos conceitos trabalhados, pela formação de princípios éticos, de cidadania, de responsabilidade pessoal e socioambiental.

A articulação entre conceitos, procedimentos e atitudes formam o alicerce sobre o qual se constrói o currículo do Ensino Fundamental I. Nesta etapa educativa, o material didático usado é a Coleção Buriti da editora Moderna, em conjunto com a plataforma digital “Moderna Compartilha”.

No período da tarde, o aluno recebe orientação para o dever de casa através da tarefa dirigida. Atividades esportivas são realizadas no Ginásio Poliesportivo, quadras e na piscina aquecida sob a supervisão de professor especializado.

É no Bosque Santo André que os alunos vivenciam um contato estreito com a natureza, aprendendo a respeitar o meio ambiente e seus recursos naturais.

As especificidades de cada etapa da aprendizagem devem ser levadas em conta. No 1º ano do EF, o estudante trabalha com livros integrados, interdisciplinares, atendendo às necessidades da faixa etária. Nos anos subsequentes, desenvolve suas potencialidades, como pessoa, e suas habilidades e competências de leitura e escrita. Os jogos estão sempre presentes, estimulando o pensamento lógico e a inteligência emocional. Neste período, são desenvolvidas as diferentes linguagens e tecnologias visando à inserção no mundo moderno. A educação em valores torna-se imprescindível para viver em sociedade.

Ensino em tempo Integral

O Colégio Santo André está há mais de 100 anos construindo uma sólida história no campo educacional, participando ativamente na formação de crianças e jovens, proporcionando um ensino de excelência, baseado em valores e atento à formação da pessoa humana.

Aula de Matemática

Esta proposta pedagógica inovadora conta com atividades pautadas no Projeto Coletivo da escola, apoio à tarefa de casa, aulas de língua estrangeira, educação física e natação, culinária, momentos lúdicos e criativos, sessão de cinema com pipoca, muito aprendizado e diversão. Os alunos poderão desfrutar de um ambiente adequadamente preparado, com espaço para repouso, alimentação saudável, atividades ao ar livre no bosque em harmonioso contato com a natureza.

Através de um ensino integral, a criança aproveita o tempo com professor qualificado e preparado para fazer intervenções visando aprimorar uma série de habilidades importantes para a vida.

Benefícios:

  • Momentos de aprendizagem em um ambiente organizado e estimulador;
  • Horário específico para a realização das tarefas de casa e estudo;
  • Tranquilidade para os pais;
  • Melhor aproveitamento do tempo;
  • Estimulo à criatividade;

Diferenciais:

Aula de Música

Atividades pedagógicas dirigidas: o acompanhamento pedagógico é realizado por profissional especializado e capacitado que desenvolve inúmeras atividades pautadas pelo Projeto Coletivo da Escola. Além disso, os alunos contam com apoio à tarefa de casa que estimula o senso de responsabilidade e organização.

Aulas de língua inglesa:  Sob orientação de professor especializado, as aulas de inglês oferecidas no Colégio Santo André geram inúmeros benefícios que irão impactar de forma positiva o futuro das crianças. Com metodologia adequada, o aprendizado acontece de forma lúdica e interativa através do uso de jogos, brinquedos e imagens.

Aulas de Natação: as aulas buscam favorecer o pleno desenvolvimento das crianças, objetivando a melhora da capacidade cardiorrespiratória, da coordenação, do equilíbrio e da agilidade. Além disso, o contato constante com essa prática esportiva permite desenvolver habilidades psicomotoras como: lateralidade, percepção tátil, auditiva e visual, além de noções espacial, temporal e ritmo, sociabilidade e autoconfiança.

Alimentação balanceada: o cuidado com a alimentação das crianças tem atenção especial de nossos profissionais, para que sempre sejam oferecidos alimentos saudáveis e de boa qualidade, que incluem: carnes, verduras, legumes, frutas e cereais. Os cardápios, elaborados por nutricionista, são balanceados e oferecem uma alimentação rica e com todos os nutrientes necessários para a saúde e o bom desenvolvimento dos pequenos.

Bosque Santo André: é no Bosque Santo André que os alunos vivenciam um contato estreito com a natureza, aprendendo a respeitar o meio ambiente e seus recursos naturais. O espaço conta com estação meteorológica, esportes radicais (tirolesa, slackline, paredes de escalada, etc.), casa na árvore, horta e inúmeros outros projetos ambientais.

Atividades lúdicas e de socialização: a recreação e o lazer têm como objetivo principal a formação da cidadania, através de atividades ao ar livre, prática de esportes, teatro, música, artes plásticas e jogos pedagógicos.

Aulas de culinária: as atividades desenvolvidas estimulam a alimentação saudável, a criatividade e o trabalho em equipe, complementando as atividades pedagógicas dadas em sala de aula.

Espaço para repouso: ambiente adequadamente preparado, confortável, tranquilo e climatizado, que promove um momento acolhedor e revigorante, proporcionando maior qualidade do sono e gerando aumento do rendimento nas atividades vespertinas.

Espaços Educativos do Ensino Fundamental I

Aula de Artes

Biblioteca: O setor conta com uma biblioteca própria e especializada onde se formam pequenos leitores. Instalada em um espaço muito acolhedor e aconchegante, a Biblioteca do Ensino Fundamental I constitui-se como um instrumento primordial no processo ensino-aprendizagem e conta com um acervo rico atualizado propício ao convívio em grupo e ao desenvolvimento de habilidades.

Sala de Arte e Música: ­Organizadas para promover e incentivar a criatividade artística dos alunos, desenvolver e aprimorar habilidades psicomotoras, estimular a imaginação, a socialização, a concentração, assim como o desenvolvimento socioafetivo.

Informática: As atividades de informática acontecem em ambiente climatizado, provido de tablets, orientadas por professor que faz uso da coleção “Habilidades Digitais”, ampliando e complementando conhecimentos dados em sala de aula.

Pátio: Nossos alunos têm à disposição diversos espaços para lazer e convívio. São amplas áreas verdes e pátio coberto, sempre com a monitoria de profissionais habilitados.

Ginásio Poliesportivo: O Colégio Santo André possui um excelente programa de iniciação esportiva e cultural. Para isso, conta com um espaço privilegiado para atender as diversas atividades oferecidas em sua grade curricular. Com capacidade para 500 pessoas, o Ginásio Poliespoetivo possui sistema de som, luz, palco, camarins e vestiários, sendo amplamente utilizado nas aulas de educação física.
Além das práticas esportivas, também são realizados treinamentos, eventos culturais, formaturas e atividades extracurriculares. Pais e amigos do Colégio são grandes utilizadores deste espaço, tornando-o um ambiente vivo e em constante movimento.

Lousa Digital: A lousa digital é mais uma ferramenta educacional que potencializa, reforça e dá mais dinamismo ao processo ensino-aprendizagem. Por ser um recurso versátil e de fácil manuseio, ela oferece benefícios tanto para os professores como para os alunos, estimulando o aprendizado em grupo, o diálogo e a cooperação, viabilizando a interação com diversos tipos de conteúdo e autonomia para criação de projetos.

Ensino Fundamental II

A proposta pedagógica do EFII prevê o desenvolvimento do educando no sentido de que ele adquira valores intelectuais e éticos. Para isso, nas atividades planejadas pelos educadores, a finalidade de assimilação de conteúdos informativos e conceituais está ao lado de objetivos formativos como o desenvolvimento da autonomia, a convivência com diferentes modos de pensar e o desenvolvimento da cooperação: competências necessárias para o desempenho pessoal e profissional neste século XXI.

 

Grade curricular diferenciada
  • 35 aulas
  • 6 aulas de Língua Portuguesa distribuídas em produção textual, interpretação de texto, ortografia e gramática.
  • Aulas de Ciências vivenciando práticas laboratoriais e cotidianas.
  • Aulas de Filosofia abordando temas essenciais para a formação humana.
  • Simulado (9º ano)

Aula de Redação

Aula de Empreendedorismo: Consta da grade curricular do EFII, baseada na Metodologia OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo). Essa metodologia foi desenvolvida por Leo Fraiman, psicoterapeuta e supervisor clínico, autor de livros no segmento educacional, colunista, consultor, mestre em Psicologia Educacional e Desenvolvimento Humano.

Eixos de trabalho da metodologia:

  • Autoconhecimento: permite ao aluno conhecer melhor suas habilidades e realizar uma sondagem de interesses e aptidões;
  • Empreendedorismo: desperta atitude proativa para que o estudante tome em suas mãos a construção de sua carreira, a validação dos seus valores e as relações sustentáveis com o mundo;
  • Empregabilidade: desperta conhecimentos sobre as mais novas tendências do mercado de trabalho, além de informações e dicas sobre como escolher os cursos universitários;
  • Educação Financeira: oferece bases reflexivas, orientações atitudinais, informação e formação para consumo ético e consciente, e a percepção do dinheiro como um bem que demanda responsabilidade e maturidade em seu uso.

Habilidade de Leitura e Interpretação (6º, 7º e 8º): Uma avaliação onde o conteúdo é a competência leitora. O currículo escolar está dividido em disciplinas, e somente em uma leitura com compreensão plena, o leitor tem de mobilizar conhecimentos de diversas áreas. E é justamente por isso que o desenvolvimento da compreensão leitora não pode se restringir às aulas de língua materna, pois uma leitura satisfatória envolve muitas áreas do conhecimento com diferentes linguagens, como mapas, ingressos, receitas, calendários, etc.
Organizada com 40 questões de múltipla escolha, essa avaliação busca mostrar ao educando a importância e o significado do que se lê, habilidade essencial em uma sociedade letrada.

Tarde Esportiva: Realizadas no período vespertino, essas atividades são opcionais e têm como objetivo a formação integral do aluno, permitindo que aprendam a se organizar e identificar suas possibilidades e a de seus colegas.
O ambiente descontraído e a prática de esportes contribuem para a diminuição do estresse, o envolvimento com os colegas e competição saudável e a socialização.

Roda de Leitura: A dinâmica das rodas de leitura não é uma atividade nova no cotidiano social, nem tampouco nas escolas. Desde a Grécia Antiga eram feitas leituras públicas para divulgar as obras de um autor e, no decorrer da história, muitas famílias, principalmente nos países de baixa temperatura, durante o inverno,  reuniam-se em torno de um adulto para lerem e ouvirem histórias, lendas, contos, narrativas de uma cultura. Alguns estudiosos definem a “roda de leitura como um círculo ou semicírculo, reunindo um determinado número de pessoas em torno do leitor-guia”.
Em nosso colégio, tendo como leitor-guia o professor, são realizadas inúmeras rodas de leituras, uma prática que permite ao aluno opinar sobre a obra lida e desenvolver o gosto pela leitura.
Leitura e educação têm fortes e insubstituíveis vínculos. A leitura é considerada absolutamente necessária para a formação acadêmica e humana.

Espaços Educativos do Ensino Fundamental II

Laboratório de Ciências

Lousa Digital: A lousa digital é mais uma ferramenta educacional que potencializa, reforça e dá mais dinamismo ao processo ensino-aprendizagem. Por ser um recurso versátil e de fácil manuseio, ela oferece benefícios tanto para os professores como para os alunos, estimulando o aprendizado em grupo, o diálogo e a cooperação, viabilizando a interação com diversos tipos de conteúdo e autonomia para criação de projetos.

Laboratórios:
Ciências/Biologia: O universo a ser explorado no laboratório de Biologia é muito amplo. Os alunos podem pesquisar sistemas, órgãos, tecidos dos animais, como boi, frango ou porco. Podem chegar ao interior das células fazendo uso de aparelhos que compõem o laboratório. Também comporta experiências com demais itens, como carboidratos, lipídios, pasteurização, preparação de alimentos, etc. Quando buscamos a união do conhecimento teórico ao prático, o estudo da biologia torna-se um espetáculo fascinante.
Informática: Com cerca de 40 Tablets, as aulas de informática são realizadas em ambiente climatizado, com o uso de recursos tecnológicos de primeira linha. Neste espaço, os alunos têm seu trabalho acadêmico direcionado pela coleção “Habilidades Digitais” da Editora Moderna.

Biblioteca: Instalada em um espaço muito acolhedor e aconchegante, a Biblioteca do Colégio Santo André é constituída como um instrumento fundamental no processo ensino-aprendizagem, conta com um acervo rico e periodicamente atualizado abrangendo todas as áreas do conhecimento, possui computadores com acesso à Internet para pesquisa, salas de estudo em grupo em um ambiente climatizado e organizado propício ao convívio em grupo e o desenvolvimento de habilidades.

Sala de redação: As aulas de Redação no EFII objetivam o aprimoramento da escrita do aluno. São duas aulas semanais, nas quais são realizados estudos teóricos dos gêneros e leituras e, a seguir, a elaboração de um texto de sua autoria. É muito importante refletir sobre as dúvidas durante a correção e/ou produção da proposta de redação.
Os momentos de revisão, correções das redações e/ou da produção da proposta são importantíssimos para o desenvolvimento da escrita do aluno. Perceber e refletir sobre os desafios apresentados no texto, são práticas que diminuem as possibilidades de repetir os mesmos problemas nos próximos textos.
Em um espaço, carinhosamente preparado, a sala de redação, nossos alunos realizam as atividades, que extrapolam o programa de redação, visto que escrever bem é uma habilidade muito utilizada em todas as disciplinas do currículo.
Quanto mais e melhor se escreve, melhor lemos o mundo que nos rodeia!
Formar pessoas capazes de externar sua imaginação, emitir opiniões, escrever com entusiasmo, enfim, comunicar-se bem é um compromisso do colégio.

Ensino Médio

A atual proposta curricular do Ensino Médio está voltada não apenas para a formação geral do pré-adolescente, como também para o desenvolvimento de habilidades que façam dos jovens, pessoas competentes diante dos desafios da Sociedade do Conhecimento.

No Ensino Médio o aluno está em nova etapa de sua escolarização, onde além de desenvolver habilidades e competências que já vinham sendo trabalhadas desde as séries iniciais, deverá preparar-se para participar de processos de seleção para a Universidade e para o mercado de trabalho, além de agir como protagonista de seu projeto de vida.

Fará parte da programação, ao longo dos três anos: treinamento de habilidades e competências para os vestibulares e ENEM, incluindo Testes, Questões Abertas e Análise de Livros indicados para os vestibulares.

Avaliações

As avaliações de aprendizagem são contínuas – semanais – avaliações globais e Simulados, com o objetivo de preparar os alunos para o Vestibular e ENEM. Ao adotar um processo de avaliação contínuo e diversificado queremos garantir que o aluno estude diariamente.

Avaliação Semanal

Material Didático do Ensino Médio

As novas Diretrizes Educacionais, propõem o uso das novas tecnologias de informação e comunicação de material didático que possibilite a reflexão e a aplicação das teorias ao cotidiano. O Material Didático adotado para o Ensino Médio é do Sistema de Ensino FTD que dispõe de uma equipe multidisciplinar, constituída de autores conceituados, que atuam em Instituições de Ensino Médio e Superior, como docentes e autores.

Diferenciais da matriz curricular:

  • Espanhol (1 ª série)
  • Arte (1ª série)
  • Filosofia (todas as séries)
  • Sociologia ( todas as séries)

Diferenciais e atividades complementares do currículo:

  • Sete aulas diárias
  • Avaliações semanais
  • Preparação para o ENEM e vestibulares: simulados e revisões
  • Monitorias
  • Aulas de atualidades
  • Grêmio Estudantil
  • Todas as salas equipadas com data show e internet
  • Laboratórios de Biologia, Química, Línguas, Informática e Redação
  • Cine S/A
  • Aulas de Matemática Básica
  • Avaliações diagnósticas com correção de rota

 

Terceiro mais

O Ensino Médio do Colégio Santo André vem sendo reestruturado desde 2012, quando passou a contemplar novas estratégias pedagógicas com a inclusão de avaliações semanais, simulados bimestrais, plantão de dúvidas e da disciplina de Questões Contemporâneas (Atualidades);

Em 2014, o número de simulados passou de 4 (quatro) para 6 (seis), incluindo um simulado dissertativo com o intuito de preparar o aluno para a 2ª fase do vestibular, comumente organizada por questões desse gênero;

No segundo semestre de 2015, o curso optativo de “Matemática Básica” passou a ser oferecido aos alunos que apresentaram maiores dificuldades nas disciplinas de Física, Matemática e Química. Em apenas dois meses houve um incremento nas notas bimestrais de até 1,7 ponto, indicando a importância de se revisitar conceitos matemáticos fundamentais;

As novas demandas por parte dos estudantes, da família e dos profissionais envolvidos se apresentaram como um desafio de inovar e atender a rotina dos estudantes do século XXI, a chamada Geração Z (“nativos digitais”). Assim, projetou-se a constituição de um Ensino Médio com carga horária ampliada com foco na resolução de exercícios a fim de sedimentar o conhecimento teórico e aprofundar os conceitos aprendidos.

asa

Proposta pedagógica INOVADORA

  • Carga horária ampliada com 50 aulas semanais
  • Preparação para ENEM e vestibulares
  • Avaliações semanais
  • Simulados diagnósticos com correção de rota
  • Aula de Atualidades e Monitorias
  • Infraestrutura diferenciada: multimídia, ar condicionado, lousa retroiluminada e armários individuais
Shares
Share This