Grupos de jovens

O desenvolvimento da consciência social e o exercício do protagonismo são estimulados e ganham espaço no Colégio Santo André. Uma das práticas que refletem esses aspectos são os grupos de jovens mobilizados por uma causa. O trabalho é coordenado pela área de Pastoral.

Acorde

O Acorde é um grupo de música composto por alunos e ex-alunos do colégio, que se reúne quinzenalmente,  para o estudo da liturgia e outros temas relacionados,  a fim de aprender a utilizar os instrumentos na medida certa e contribuir com a ação litúrgica e não competir com ela; também para ensaios dos cantos que farão parte do repertório das missas dominicais, escolhido sempre de acordo com o tempo litúrgico. Sua finalidade é motivar a assembleia para a escuta da Palavra de Deus e facilitar a experiência de Deus na celebração eucarística.

O acorde também é, muitas vezes, convidado a participar de outros eventos na escola, tanto os relacionados à espiritualidade quanto aqueles apenas pedagógicos. A coordenadora é a professora e agente da pastoral Thaís Carvalho.

Carps –  Comissão de Alunos Reunidos pela Solidariedade.

Grupo de alunos eleitos pelos demais monitores voluntários e que tem como perfil: saber trabalhar em equipe, colaborar com a integração e unidade do grupo, ser solidário, ser responsável, estar disponível e participar de algum projeto social. Essa comissão tem como função principal colaborar na organização e divulgação dos projetos sociais da escola e ainda propor ações que incentivem a participação dos demais alunos nos projetos.

O grupo se reúne periodicamente, às terças-feiras, das 18h30min às 20h30min, nas dependências do colégio, sob a responsabilidade da professora e agente pastoral Thaís Carvalho.

Jusan – Jovens Unidos Santo André

É um grupo formado em 2011, a partir dos alunos que receberam o sacramento da crisma e que desejavam continuar a caminhada cristã. Reúnem-se semanalmente, com o desejo de  ser um farol do Evangelho para que outros jovens, que sentem-se desarticulados e perdidos neste mundo “virtual” que oferece facilidades muitas vezes negativas e contrárias aos valores do Reino,  sejam despertos para uma realidade fascinante, gratuita e plena, que é o AMOR DE DEUS.

Os jovens são convidados a buscarem  um modelo de discípulo do Senhor, participando das atividades propostas, estudando temas de interesse comum, ajudando na liturgia das missas, ajudando em encontros oferecidos pela Casa de Retiros ou Pastoral Escolar do colégio, participando de atividades significativas que a diocese propõe aos jovens. A coordenação é da professora e agente da pastoral Eva Lúcia Gaspar Lemes.