O aluno da 3ª série do Ensino Médio, João Vitor Flavio de Oliveira Nogueira, será deputado por uma semana em Brasília durante a Jornada de Simulação Parlamentar da Câmara dos Deputados. O projeto de João Vitor foi selecionado entre centenas enviados por estudantes de todo o país ao concurso anual Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que valoriza propostas de leis que visem solucionar problemas reais da nossa sociedade nas áreas de saúde, de educação, de trabalho, de meio ambiente, entre outras.

Ao todo, 78 alunos de escolas privadas, públicas e institutos federais estarão vivenciando a rotina do Congresso por uma semana em setembro. Do Estado de São Paulo, serão 11 jovens parlamentares, de acordo com a proporcionalidade de deputados do Estado. O projeto de João Vitor, na área de educação, foi inspirado na Expô Profissões, do Colégio Santo André, e movido pelo desejo do aluno de transformar a sociedade, fazendo com que todos os jovens possam ter acesso à orientação, ao acompanhamento e ao esclarecimento necessários na etapa de escolha profissional.

Ganha especial destaque essa ideia num contexto de reforma do Ensino Médio que prevê que os adolescentes passem a definir os próprios caminhos formativos já a partir da 1ª série. Vários projetos de vencedores de edições anteriores do concurso PJB já se tornaram leis de verdade e esperamos que a proposta “Semana Profissional-Cidadão do futuro” também ganhe este estatuto.

Nós do Colégio Santo André parabenizamos o aluno e sua família por esta conquista.