Alunos do 9º ano participaram do projeto Interdisciplinar abordando o livro Maus: a história de um sobrevivente, sob a orientação dos professores: Ana Cláudia B. Ciencia (Técnicas de Redação), Denise S. Zardini do Vale (Língua Portuguesa), Eduardo A. de Lima (História), José Antônio Borges (Arte), Luciano Peres (Matemática) e Luiz Carlos Tarczewski (Geografia).

O projeto teve uma fase inicial com a orientação para leitura obrigatória do livro Maus, de Art Spiegelman, aula sobre a II Guerra Mundial (disciplina de História) e indicação de outras obras que tratem dos temas “II Guerra”, “Nazismo”, “Holocausto” (como o filme Ele está de volta, por exemplo). Numa segunda etapa do projeto os alunos participaram de uma aula no anfiteatro do Colégio Santo André com explanação (por parte dos docentes responsáveis) e discussão do livro Maus, sob diversas abordagens: A escrita e a memória – gêneros textuais, Maus – contexto geral de produção, a leitura de imagem e a simbologia em Maus, Maus sob o viés artístico – a técnica da hachura e o Expressionismo, A Guerra e o Holocausto em números, quem são os “ratos” e os “gatos” da atualidade?

O projeto teve como objetivo: refletir sobre a escrita, por meio de determinados gêneros textuais, como forma de revisitar nossa história, materializar nossa memória e curar nossas dores; estudar um dos períodos mais impactantes, inclusive em número de perdas, da História (II Guerra Mundial e Holocausto); analisar problemas do presente à luz do passado histórico e refinar a leitura de texto verbal e imagens, do ponto de vista denotativo e, principalmente, conotativo.

Os alunos também desenvolveram atividades avaliativas (antes e depois da aula) específicas de cada disciplina: relatório, leitura de imagem, trabalho de pesquisa e redação, produção de gráfico, questões em avaliação.