Programas e Atividades

Projeto Coletivo

Projeto temático que envolve e integra toda a comunidade educativa, nas suas mais diversas áreas de conhecimento e faixa etária, no desafio de favorecer e estimular atitudes como respeito, acolhimento, cuidado, diálogo, solidariedade, ética e cidadania.

Saiba mais sobre o nosso projeto aqui.

Projeto Trânsito Solidário

Trabalho de conscientização de alunos e de familiares para o entendimento do trânsito como espaço de convivência social e de exercício da cidadania.

Entre as ações promovidas em 2017, estão as intervenções nos estacionamentos do colégio, feitas pelo grupo de atores da Companhia Livre de Teatro, distribuição de adesivos de carro com o lema da campanha, atividades lúdicas com alunos durante as aulas e uso de coletes pelos nossos funcionários que cuidam do embarque e desembarque dos alunos.

Programa de integração entre os segmentos

As mudanças de níveis de ensino muitas vezes são acompanhadas de angústia, medo e ansiedade, por isso, é importante acompanhar essas transições, ajudando o aluno a compreender o amadurecimento como algo positivo e parte natural do desenvolvimento.

O Colégio Santo André preocupa-se em amparar seus alunos nesses principais momentos de transição da sua vida escolar e, assim, em parceria com as famílias, desenvolve atividades para favorecer a sua adaptação, estimular a sua autonomia e segurança e ajudar na acolhida da nova etapa escolar de forma confiante e positiva.

Projeto Trilhas

Projeto que auxilia a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I

  • Socialização com o novo ambiente escolar – durante o último ano na Educação Infantil, nossos alunos visitam e participam de atividades no prédio do Ensino Fundamental I para se familiarizarem com o novo espaço e com os funcionários. Fazem atividade na Biblioteca Monteiro Lobato, tomam lanche na cantina, participam de uma aula na sala de artes, por exemplo.
  • Semana de Integração – os alunos do último ano do Infantil e 1ºano do Fundamental I participam juntos de uma semana temática, lúdica, cheia de brincadeiras e atividades para estimular a amizade entre os alunos dos dois setores. Em 2016, o tema foi Sítio do Pica Pau Amarelo. Em 2017, será Atividades Circenses.
  • Apoio e informações aos pais – os pais e responsáveis são muito importantes no processo de adaptação dos alunos, por isso, promovemos encontros para esclarecer todas as dúvidas, visita guiada para apresentar o novo espaço físico e os materiais didáticos utilizados; palestra sobre autonomia, desenvolvimento das crianças, rituais de passagem e orientações de como ajudar os filhos nesse processo. Também há um cuidado para que os familiares já conheçam e se familiarizem com os novos educadores que acompanharão seus filhos, bem como a coordenadora pedagógica e a orientadora educacional.

Projeto Pontes

Projeto que auxilia a transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II

A transição do Ensino Fundamental I para o EFII é marcada por mudanças significativas na rotina escolar, com professores especialistas para cada disciplina e trocas de aula, que exigem maior autonomia dos alunos. Há também as mudanças físicas e emocionais próprias da faixa etária.

Essa transição escolar recebe cuidados e atenção da equipe educacional que promove palestras, oficinas e apresentação dos novos espaços para os alunos do 5ºano.

Além disso, as turmas do 5º e 6º ano participam de momentos de integração entre alunos e educadores, com o intuito de estimular a aproximação entre os dois setores de forma alegre e descontraída.

Projeto Travessia

Projeto que auxilia a transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio

A transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio acontece através de atividades conjuntas entre os dois setores envolvendo alunos e professores, tais como:

  • Aulas de aprofundamento;
  • Simulados;
  • Olimpíadas;
  • Concursos;
  • Expô-Profissões;
  • Projeto Coletivo;
  • Trabalho Voluntário;
  • Orientação de área;
  • Talentos CSA.

Talentos CSA

O Talentos CSA é um espaço de criatividade e de alegria que tem como principal objetivo auxiliar na adaptação do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio.

O evento, idealizado pelo Grupo de Liderança Estudantil do Colégio e pela CARPS (Comissão de Alunos Reunidos pela Solidariedade), acontece no segundo semestre escolar e mobiliza alunos das turmas de 7º ano do Ensino Fundamental II até as 3ª séries do Ensino Médio.

Além dos Fantasy Days (dias que os alunos podem vir caracterizados/fantasiados) nos intervalos, o evento também oferece uma jornada de oficinas e a tão esperada festa das cores.

 

Programa de integração da família com a escola

O Colégio Santo André entende a importância da parceria entre a família e a escola no processo de aprendizagem dos alunos. Por isso, promove atividades que convidam os pais a ocupar os ambientes da escola, estabelecer vínculos com os educadores, trocar ideias sobre o processo de desenvolvimento dos alunos e participar de momentos de diversão e de aprendizagem com seus filhos.

Dia da Família

O dia da família acontece ao longo do ano e reúne pais e responsáveis pelos alunos da Educação Infantil.

Durante o dia, alunos e familiares resgatam a importância de brincar em família, praticar atividades que favoreçam a saúde física e mental, ouvir histórias, além de participar de muitas outras oficinas de brincadeiras.

Trata-se de uma iniciativa muito importante, pois além de relembrar a infância, os pais fortalecem os vínculos afetivos, essenciais para o desenvolvimento das crianças.

Festa Junina

Atividade cultural que envolve a família, baseada no tema do projeto coletivo, aberta à comunidade escolar e que se consolida como espaço de resgate de tradições e de memórias culturais brasileiras.

Sábado Cultural

O Sábado Cultural envolve famílias e alunos do Ensino Fundamental I. É uma oportunidade de fortalecer o vínculo familiar por meio de atividades mediadas e planejadas pela equipe da escola.

No Sábado Cultural, os estudantes podem expor seus trabalhos, realizar apresentações artísticas e participar de atividades lúdicas dirigidas.

Caminhada das famílias

Uma manhã de práticas saudáveis! Num clima de muita alegria e descontração, alunos, familiares, professores e funcionários participam, juntos, de um animado aquecimento envolvendo música, dança, alongamento e muita disposição para seguir com a caminhada, num percurso composto pelas belas paisagens da nossa cidade de São José do Rio Preto.

Jogos Folclóricos

Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração. Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém, a essência das brincadeiras continua a mesma da origem.

Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais ou em grupos. Possibilitam também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças.

A preservação destas brincadeiras é muito importante para a manutenção da cultura folclórica.

CSA na praça

O evento busca resgatar as vivências realizadas nas praças, o contato e a valorização da natureza, através da integração das famílias, com experiências prazerosas, através de atividades esportivas e culturais ao ar livre. Sempre estimulando hábitos saudáveis!

Dia de Ação de Graças

A Pastoral Escolar organiza todos os anos o “Dia de Ação de Graças”, momento especial de oração, convivência e paz entre a comunidade escolar.

Todos os anos, no mês de novembro, a comunidade escolar se reúne no Poliesportivo Santo André para celebrar a data com o intuito de Louvar a Deus, agradecer os dons e graças recebidas durante o ano letivo e pedir pela paz universal.

É uma grande celebração de alegria, de unidade e de gratidão.

Celebrações

A Pastoral da Comunidade Escolar organiza ao longo do ano as celebrações do Dia das Mães, Dia dos Pais, Aniversário do Colégio, Dia de Santo André, Ação de Graças pelo encerramento do Ensino Fundamental II (9º ano) e as missas de formatura das 3ª séries do Ensino Médio.

Expô-Profissões

Quais são as profissões que estão mais valorizadas pelo mercado de trabalho atualmente? E daqui a três, quatro anos, quando chegar ao fim o período de curso de graduação, elas ainda serão as mais procuradas pelos empregadores? E quais as áreas em que os profissionais enfrentarão dificuldades para encontrar emprego?

Escolher uma profissão representa esboçar um projeto de vida, questionar valores, habilidades, o que se gosta de fazer, a qualidade de vida que se pretende ter.

A Expô-Profissões oferece aos alunos do 9º ano do EFII até as 3ªs séries do Ensino Médio a oportunidade de conhecer a fundo a atuação de cada profissão no mercado de trabalho, com oficinas, mesas-redondas e palestras voltadas aos alunos e aos pais.

Shares
Share This