Proposta Pedagógica: nosso jeito de educar

As práticas educativas do Colégio Santo André são inspiradas na filosofia e na pedagogia Inaciana. Os procedimentos didático-pedagógicos são baseados em teóricos como Piaget, Paulo Freire, Vygostky, Wallon e Freinet. Uma pedagogia integradora, que não se fecha sobre uma única metodologia do processo educacional, mas possibilita a diversidade e a riqueza de ações pedagógicas e mediadoras.

Tem como eixo de sustentação a formação integral de seus estudantes e, como pilares, a integração entre educação e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação. Isso significa uma união saudável e equilibrada de excelência acadêmica, coerência de atitudes, equidade de juízo e de sensibilidade, senso estético, consciência e compromisso social.

A escola busca ser um espaço voltado para o estímulo ao exercício da liderança, ao desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, à criatividade, à autonomia e à responsabilidade sócio-ambiental. A comunidade educativa é formada pelos estudantes, famílias dos alunos, educadores, funcionários, gestores, colaboradores e ex-alunos. Todos atuando em correponsabilidade na missão de educar.

Proposta Pedagógica

Os estudantes, protagonistas da ação educativa, formam-se, então, como cidadãos e estendem os aprendizados para toda sua vida e história. São capacitados para a prática da liberdade, da fraternidade e da solidariedade, renovando sempre a visão de si, dos outros e do mundo em transformação. São envolvidos em projetos interdisciplinares que exigem o desenvolvimento de habilidades e competências como: analisar, decidir, planejar, trabalhar de forma cooperativa, expor e ouvir novas ideias.

O corpo docente e as famílias têm papel decisivo no processo educativo, atuando como parceiros de aprendizagem, amparados pela adesão aos valores e ao testemunho de vida.

A equipe pedagógica é altamente capacitada e recebe constantes investimentos em formação continuada de forma a ter recursos adequados para refletir e agir diante das situações cotidianas dos espaços de aprendizagem.

Níveis de Ensino

Formação continuada

O Projeto Político Pedagógico do Colégio Santo André proporciona que o educador domine os saberes, dinamize-os com os alunos, possibilitando a produção de novos significados e a dimensão ética de sua prática. Semanalmente, a equipe gestora e os educadores encontram-se para desenvolver estratégias formativas, aprimorar o planejamento e execução do processo didático-pedagógico da escola.

Nesses encontros, o profissional vivencia formação religiosa, formação pedagógica e acompanhamento de trabalho, visando favorecer o pensamento crítico e a aquisição de novos conhecimentos, conectando-se aos estudos atuais em desenvolvimento da aprendizagem, neurociência e a mediação do papel do educador e a tecnologia.