Voluntariado

A Pastoral desenvolve e incentiva a Cultura da Solidariedade através de ações que beneficiam creches, hospitais, escolas públicas, asilos e outras entidades. Essas ações solidárias têm o intuito de incentivar a consciência, a responsabilidade social e a cidadania. Esses projetos sociais são denominados Projetos de Voluntariado.

O voluntariado é, portanto, uma oportunidade de transformação do jovem, sob forma de prestação de serviços não remunerados em benefício da comunidade.

Os Projetos de Voluntariado contam, anualmente, com mais de 150 alunos inscritos, de 8º ano do Ensino Fundamental II a 3ª série do Ensino Médio.

Como participar:

Os projetos têm início em março, os interessados podem inscrever-se na Pastoral.  Para participar, basta ser aluno do colégio, de 8º ano a 3ª série do Ensino Médio, e respeitar os limites de idade de cada projeto, impostos pelas entidades beneficiadas, de acordo com o tipo de público atendido (ou necessidade apresentada).

Os pais e ex-alunos também podem participar como monitores voluntários.

São projetos:

Espaço Primavera - Brincar e Aprender

O projeto de monitoria desenvolvido por alunos voluntários, do 8º ano do Ensino Fundamental II, até a 3ª série do Ensino Médio, acontece junto às crianças do Espaço Primavera.

Os voluntários inscritos fazem todo acompanhamento necessário em atividades culturais, artísticas diárias e brincadeiras lúdicas.

O Espaço Primavera atende crianças da escola pública Daisy Rollemberg Trefíglio e da Escola Municipal Cyrino Vaz de Lima – Nova Esperança, em parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, e funciona dentro do Colégio Santo André, em sede própria.

Agentes da Alegria

Os Agentes da Alegria fazem visitas mensais ao Hospita-Lar Nossa Senhora das Graças na Providência de Deus, onde desenvolvem atividades lúdicas, tocam e cantam músicas com os atendidos.

Aquecer
Este projeto social é uma campanha do agasalho realizada em todos os setores da escola, que incentiva a doação de agasalhos, cobertores, roupas, calçados, etc.

Beneficia a cada ano, diversas instituições da cidade, e proporciona a realização do Bazar Solidário em prol das famílias de alunos de escolas públicas.

Re-viver

O projeto social Re-Viver é realizado no Lar São Vicente de Paulo e no Lar Esperança, com objetivo de desenvolver a auto-estima dos idosos.

Os alunos voluntários do 8º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio, realizam oficinas de jogos, música, bingo, trabalhos manuais, maquiagem e manicure, interagindo com os idosos.