História

O Colégio Santo André foi fundando em 12 de março de 1920, pelas Irmãs de Santo André, na época em um antigo casarão na área central, diante da Praça Rui Barbosa, depois transferido para a rua Voluntários de São Paulo, até ser, finalmente, instalado em uma grande área no bairro Bom Jesus. O crescimento da escola, única na formação de meninas e moças na época, exigia novos espaços.  Esse era o terceiro colégio fundado pelas Irmãs de Santo André no Brasil. Alguns anos antes, em 1914, cinco irmãs desembarcaram no país para iniciarem a missão de educadoras em Jaboticabal.

Antiga foto do Colégio Santo André

A Congregação das Irmãs de Santo André nasceu em Tournai, na Bélgica, em 1231, com uma hospedaria para alimentar e alojar os empobrecidos, os peregrinos e os viajantes.

A missão foi se ampliando com o passar do tempo e com o surgimento de desafios de solidariedade. Primeiro, em 1329, após a peste, fome e guerras, passaram a cuidar também dos enfermos na hospedaria, que foi adquirindo características de hospitais contemporâneos. Depois, em 1611, quando a assistência pública assumiu o cuidado dos doentes, as Irmãs concretizaram o desejo de se tornarem contemplativas. A partir de 1810, passada a Revolução Francesa quando viviam na clandestinidade, abriram suas portas para a Educação da juventude, já sob a dinâmica da espiritualidade inaciana, inspiradora de uma pedagogia própria.

Hoje, a missão educativa das Irmãs de Santo André em São José do Rio Preto atinge quase três mil alunos e seus familiares, além de 260 educadores. Também estão presentes em Jaboticabal, São João da Boa Vista, São Paulo e no Paraná. Na Europa, atuam na Bélgica, na França e na Inglaterra. Na África, desenvolvem a missão na República Democrática do Congo.