Missão Pastoral

No Colégio Santo André, temos um cuidado especial com a formação integral de cada pessoa da comunidade escolar: colaboradores, alunos e familiares.

E, para isso, temos uma equipe que trabalha com muita dedicação: a Pastoral Escolar. Ela foi criada em 1997 com a finalidade de proporcionar espaços de troca de experiências, acolhimento, de olhar, ouvir e apoiar a quem precisa.

É ainda um espaço de evangelização e desenvolvimento dos valores cristãos; de promoção da cultura da solidariedade, do cuidado e da paz através dos diversos projetos e ações sociais; de fomentação de lideranças, de representatividade saudável e responsável  e dinamização sociopolítica.

Algumas áreas de atuação:

• A mística celebrativa visando a espiritualidade e a evangelização;
  • A formação pessoal visando o desenvolvimento de valores e a consciência crítica;
  • A cultura da solidariedade e da paz visando uma sociedade mais justa e fraterna;
  • A ética e a cidadania visando fortalecer valores e o protagonismo na convivência social.

A Pastoral Escolar também contribui com um olhar místico e solidário para as ações cotidianas do nosso colégio, para a missão da instituição no contexto em que está inserida e os objetivos e metas que pretende alcançar.

Projetos Sociais

O Colégio Santo André promove diversos projetos e ações solidárias envolvendo alunos, pais e colaboradores, com o intuito de incentivar a consciência, a responsabilidade social e a cidadania. Essas ações beneficiam creches, hospitais, escolas públicas e asilos, entre outras entidades.

Conheça os Projetos Sociais desenvolvidos pela nossa Equipe de Pastoral.

Espiritualidade e Protagonismo

A Pastoral desenvolve diferentes ações e atividades com a finalidade de despertar e promover a vivência da espiritualidade de toda a comunidade educativa. Para isso, organiza encontros, celebrações, momentos de oração pessoal e comunitária.

Dia Nacional de Ação de Graças

Todos os anos, em novembro, a comunidade escolar se reúne, no Poliesportivo Santo André, para celebrar o  Dia de Ação de Graças, com o intuito de louvar e agradecer a Deus a convivência, a unidade, as graças recebidas durante o ano letivo, e pedir pela paz universal.

Liturgia nas Missas

A Pastoral Escolar é responsável  por  preparar  missas  festivas,  tais  como, celebração de início de ano, missas mensais Pais que rezam pelos filhos, Aniversário  do  colégio,  missas  de  formatura  e  de  encerramento  do  ano letivo.

Preparação Sacramental

Oferecemos a preparação para o Sacramento da Crisma para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, realizada no período oposto às aulas.

Momentos de Oração

Diariamente, são feitas orações breves através do interfone, ou na sala de aula pelos alunos e professores, nos setores, com o objetivo de agradecer e oferecer a Deus o dia de trabalho, de estudo e rezar pelas intenções da comunidade escolar.  Elaboramos e disponibilizamos a liturgia diária pelo aplicativo escolar, montamos painéis dos tempos litúrgicos, preparamos as orações com a equipe de direção, com os colaboradores no decorrer do ano letivo.

Formação de Professores

Programa de formação para professores com base em valores humanos, cristãos e na identidade do Colégio Santo André.  Os encontros acontecem, a cada dois meses, no horário das reuniões pedagógicas, e abordam temas como “a busca pela transcendência”, “convivência humana”, “espiritualidade inaciana” entre outros.

Talentos CSA

Evento organizado pela pastoral e pela CARPS e planejado em parceria com a equipe de coordenação do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que tem como objetivo a integração dos alunos destes dois setores, por meio de oficinas e/ou atividades artísticas, culturais e esportivas.  Através delas, os participantes são convidados a descobrir novos talentos e a fortalecer o vínculo e a amizade entre eles.

Jornada Jovem Santo André

As irmãs de Santo André promovem, anualmente, desde o seu centenário em 2014, um encontro entre jovens que estão envolvidos com a congregação por todo o Brasil.  A Pastoral do nosso colégio participa da organização do evento, da elaboração das atividades, da animação, além de acompanhar os alunos enviados pela escola.

Grupos de Jovens

A Pastoral fomenta o protagonismo dos alunos, estimulando uma representatividade responsável e saudável. Também cuida para que haja momentos de integração e formação humana que estimulem o cuidado, a bondade, a cidadania, o respeito e a valorizaçao da vida.
Esta proposta sustenta a filosofia do Colégio Santo André: a integração do conhecimento científico e tecnológico à formação integral da pessoa humana e seu compromisso com uma sociedade mais justa e solidária.

Conheça os grupos de jovens que temos no nosso colégio!