Projeto que envolve e integra toda a comunidade educativa, nas suas mais diversas áreas de conhecimento e faixa etária, no desafio de favorecer e estimular atitudes como respeito, acolhimento, cuidado, diálogo, solidariedade, ética e cidadania.

O tema anual é baseado na Campanha da Fraternidade e é desenvolvido pelas Irmãs de Santo André em parceira com as unidades de Jaboticabal e Rio Preto. Pensado especialmente para a faixa etária dos alunos, a realidade social em que estão inseridos e as possibilidades de ações concretas que estão ao seu alcance.

Os educadores são incentivados a estabelecerem vínculos entre o tema do projeto e o conteúdo de sua série.  A cada ano buscamos ampliar as possibilidades e os meios do projeto coletivo envolver e ser compreendido por toda comunidade escolar.

Em 2021, o tema que estamos trabalhando é “Unidos na Diversidade”. Através de atividades lúdicas, palestras, rodas de conversas, projetos sociais, eventos, entre outras coisas, estamos refletindo juntos sobre o que nos aproxima uns dos outros: nossas ideias, nosso jeito de ser, as coisas que acreditamos, nossas crenças, nossos valores e sonhos etc.

1º Tema Trimestral

“Se discordas de mim, tu me enriqueces” (Dom Helder Câmara)

A Campanha da Fraternidade deste ano nos convida a pensar sobre a importância do diálogo na construção da fraternidade, do amor e da paz a partir do texto bíblico “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª).

Vivemos um tempo de muita polarização em todas as esferas mundiais e nacionais.

O que reforça a importância de se tratar o diálogo como uma escuta amorosa, de compreensão do outro, numa esfera de convivência fraterna, de amizade, de carinho e de encontros que se dão ao longo da nossa caminhada.

Há diversidade de dons, mas um só Espírito. (Coríntios 1,12)

Que tal somar forças com a gente nessa ciranda pela vida?

Vamos juntos construir um mundo mais fraterno, baseado no diálogo, na gentileza, na cooperação e na empatia.

Shares
Share This