Material Didático

Projeto Buriti Mirim (Editora Moderna)

As experiências na Educação Infantil precisam acompanhar as mudanças que acontecem no mundo.

O CSA está sempre buscando novos recursos, pesquisando situações atraentes para favorecer o desenvolvimento integral das crianças, através de materiais e experiências atraentes.

A coleção Buriti Mirim é um projeto que respeita a criança, o seu jeito de aprender e conviver. Baseada numa proposta pedagógica inovadora, ela leva a criança a aprender pensando, fazendo e brincando.

Os livros, cadernos e jogos possibilitam ao professor organizar o tempo e o espaço na sala de aula das mais variadas formas, valorizando a criatividade, a imaginação, a expressão, a investigação e o raciocínio do aluno.

O Buriti Mirim trabalha múltiplas linguagens: a arte, o corpo, o movimento e uma diversidade de gêneros orais e escritos, sempre utilizando temas e assuntos atuais.

Apresenta um cuidado com os textos utilizados (cantigas, poesias e histórias), enriquecendo o vocabulário das crianças.

Os pais têm uma participação efetiva com a utilização do caderno da família, quando acompanham e contribuem com o que está sendo trabalhado na escola.

Projeto Buriti (Editora Moderna)

O Buriti traz inovações que tornam as aulas mais dinâmicas e a aprendizagem mais interativa. Com linguagem simples e abordagem contextualizada, o projeto proporciona o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a formação integral dos alunos. Os livros valorizam a observação, o questionamento e a investigação dos conhecimentos científicos. Os textos e atividades estimulam o pensamento crítico a partir de atitudes éticas,  da preservação do meio ambiente e da saúde, proporcionando o entendimento da realidade social nas relações entre natureza e sociedade.

A Coleção amplia o estudo da linguagem, trabalhando diferentes propósitos de leitura, oralidade e escrita.

Os conteúdos são organizados de forma que favoreçam o entendimento de mundo da criança e valorizam os seus conhecimentos prévios, apresentando diversos tipos de fontes históricas.

Projeto Araribá Plus (Editora Moderna)

O mundo está mudando, e a educação não pode ficar fora disso. Mais do que acompanhar essa revolução digital, procuramos estar sempre atentos para selecionar as tecnologias mais eficientes e integrá-las às melhores metodologias, a fim de tornar a prática pedagógica mais interativa e personalizada para os diferentes perfis de aprendizagem dos nossos alunos.

Há mais de 10 anos presente nas salas de aulas de todo o Brasil, o Projeto Araribá reuniu todas as suas experiências de sucesso com as metodologias mais eficientes e as melhores tendências educacionais para dar vida ao Araribá Plus, um projeto didático inovador e conectado com a realidade brasileira.

Com uma proposta pedagógica que potencializa o trabalho do professor, as obras valorizam a interatividade e a autonomia dos alunos por meio de um programa de atividades que promovem a interdisciplinaridade e a formação cidadã.

O Araribá Plus ainda oferece recursos digitais variados e introduz o trabalho com os Hábitos da mente, ações que vão ajudar você a enfrentar os desafios do mundo atual de forma criativa, flexível e cooperativa.

Sistema de Ensino FTD

Elaborado dentro da matriz de competências e habilidades do Enem, o material do Ensino Médio tem como proposta possibilitar que o aluno atinja a maturidade cognitiva, com autonomia e rigor de raciocínio. Já o material revisional é um conteúdo especialmente organizado para sistematizar competências e consolidar habilidades que contribuem para a preparação pré-vestibular dos alunos. Ao adotar esse material, aliado a uma atitude reflexiva e crítica crescente, o jovem se sente confiante para enfrentar os desafios do vestibular e da vida acadêmica.

Estrutura do material

O material didático é composto por 12 módulos, os quais são trabalhados durante os três anos do Ensino Médio.

Na 3ª Série, o aluno também estuda com os materiais da Revisão Semestral, o Todo ENEM (separado por áreas do conhecimento) e o Trio Paulista (aborda as especificidades dos vestibulares da FUVEST, UNESP e UNICAMP).

Literatura

A coleção Ligado na Obra analisa as obras literárias obrigatórias dos vestibulares da FUVEST e da UNICAMP, fornecendo ao vestibulando os subsídios necessários para compreender os detalhes de cada autor, dos personagens e do contexto histórico que a obra está inserida.

Aceleradores de resultado

Simulados
No intuito de melhor preparar e avaliar os alunos, os simulados do Ensino Médio são organizados de acordo com o modelo do Enem oficial. Todas as questões aplicadas são inéditas, elaboradas por uma equipe de professores da FTD.

Após a aplicação, os participantes recebem uma análise do seu desempenho, permitindo que avaliem erros e elaborem estratégias de melhoria nos estudos.

Temas de redação
Para melhor preparar os alunos, a FTD disponibiliza temas de redação com assuntos contemporâneos e desafiadores para o Ensino Médio. Os professores recebem grades sugestivas e correção, que facilitam a atribuição de notas de acordo com os critérios do Enem e de outros vestibulares.