Segmentos de Ensino

Educação Infantil

O Colégio Santo André encontra-se preparado para receber e educar crianças desde a primeira infância. Com infraestrutura diferenciada, adequada e ampla área verde, os pequenos desenvolvem a percepção do mundo que os rodeia e aprendem a lidar com situações novas e significativas.

A aprendizagem acontece de forma lúdica, em contato constante com a natureza, com a manipulação de material adequado à faixa etária, interação com colegas, cuidadores e professores, permeada por momentos de descontração, práticas esportivas e exploração do meio ambiente.

Ao brincar, a criança se desenvolve integralmente nos âmbitos sociais, físicos, afetivos, emocionais e cognitivos, favorecendo o seu processo de aprendizagem e facilitando sua autonomia e criatividade.

O cuidado com a alimentação das crianças tem atenção especial de nossos profissionais, para que sempre sejam oferecidos alimentos saudáveis e de boa qualidade, que incluem: carnes, verduras, legumes, frutas e cereais. Os cardápios, elaborados por nutricionista, são balanceados e oferecem uma alimentação rica e com todos os nutrientes necessários para a saúde e o bom desenvolvimento dos pequenos.

A equipe de profissionais da Educação Infantil é altamente capacitada, qualificada e comprometida com o aluno, seu processo educacional e o contexto social em que vive. Sua atualização e capacitação é realizada periodicamente através de cursos, palestras e congressos.

 

Espaços educativos

Berçário

Sala de atividades: é o ambiente de convivência dos bebês, onde os recursos para o seu desenvolvimento são utilizados em atividades lúdicas que visam o desabrochar de habilidades motoras, musicais, de atenção, movimento, convivência, ritmo. Todas as atividades são trabalhadas pelas cuidadoras que buscam envolver as crianças para que tenham um crescimento saudável.

Sala de Estimulação: local onde as cuidadoras favorecem o desenvolvimento motor como engatinhar e andar, além de exercícios na bola de pilates, atividades e frente aos espelho, com brinquedos de encaixe e a exploração do espaço físico.

Área externa: O cotidiano dos bebês conta com uma ampla área verde que lhes permite conviver com a natureza apreciando sua beleza, tomar banhos de sol pela manhã e, quando o clima está propício, atividades na piscina.  Educação saudável é a nossa meta!

Minimaternal

Sala de atividades:  equipadas com espaços de leitura, jogos, materiais sensoriais e muitos brinquedos, as sala de atividades são os principais espaços educativos para alunos na faixa etária de 1 a 3 anos.
Nesse ambiente, acontecem diversas experiências de aprendizagem: aulas de música, momentos lúdicos e de interação, estímulo das habilidades motoras e de convivência.

Brinquedoteca: é espaço que favorece o ‘faz-de-conta’, onde a afetividade é acolhida e a criatividade estimulada. Sob a supervisão dos responsáveis pela turma,  os alunos brincam livremente decidindo com quais brinquedos farão suas experiências, pois, enquanto a criança brinca, ela  expressa sentimentos, crenças, modos de pensar, agir e falar. O brincar é um agente estimulador da imaginação,  criatividade, convivência e do respeito entre colegas.

Espaços comuns

Dormitório: ambiente aconchegante destinado ao repouso e descanso das crianças que permanecem na escola em período integral ou intermediário.

Refeitório: espaço onde as refeições e lanches são servidos, dando oportunidade ao aprendizado sobre bons hábitos à mesa e valor nutritivo dos alimentos.

Jardim Sensorial: Trabalhar os sentidos na primeira Infância é muito importante, além de promover uma brincadeira divertida, é possível estimular experiências incríveis e que desenvolvam neles habilidades e descobertas. Considerando a importância deste trabalho, o Colégio Santo André oferece um espaço apropriado para essa estimulação, carinhosamente chamado de Jardim Sensorial. Um local cheio de cores, sons, aromas e sensações.

Cinemateca: local que convida e anima as crianças à leitura, a ouvir e contar histórias e estimula a imaginação através de filmes e vídeos.

Sala de Música: as aulas de Música do Berçário e Minimaternal I e II acontecem na própria sala de da aula, porém, a partir do Maternal eles fazem uso de uma sala destinada às aulas de musicalização.

Parque infantil:  é o espaço físico mais apreciado pelas crianças. Bem estruturado, oferece uma variedade de brinquedos modernos e seguros que animam e favorecem a imaginação, valorizam o brincar, o convívio social e o contato com a natureza.

 

Integra Kids

O Colégio Santo André está há mais de 100 anos construindo uma sólida história no campo educacional, participando ativamente na formação de crianças e jovens, proporcionando um ensino de excelência, baseado em valores e atento à formação integral de nossos alunos.

No Integra Kids, a criança aproveita o tempo com professores qualificados e preparados para fazer intervenções visando aprimorar uma série de habilidades e competências importantes para a vida.

Os alunos poderão desfrutar de um ambiente adequadamente preparado, com espaço para repouso, alimentação saudável, atividades ao ar livre e em harmonioso contato com a natureza.

Saiba mais clicando aqui.

Ensino Fundamental I

No Ensino Fundamental I do CSA, a escrita, a leitura e o cálculo, aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento da expressão e do raciocínio lógico, são constituídos, consolidados e norteados por uma proposta pedagógica fundamentada em Vigostky, Piaget, Morin, Emília Ferreiro e Ana Teberosky.

Esta fase da educação dos alunos se caracteriza pela sistematização e avaliação dos conceitos trabalhados, pela formação de princípios éticos, de cidadania, de responsabilidade pessoal e socioambiental.

A articulação entre conceitos, procedimentos e atitudes formam o alicerce sobre o qual se constrói o currículo do Ensino Fundamental I. Nesta etapa educativa, os materiais didáticos utilizados são: Coleção Projeto Presente (1º ao 5º ano) da editora Moderna em conjunto com a plataforma digital “Moderna Compartilha”, assim como o Empreendedorismo / Projeto de Vida da editora FTD.

As atividades esportivas são realizadas no Ginásio Poliesportivo, quadras e na piscina climatizada sob a supervisão de professor especializado.

É no Bosque Santo André que os alunos vivenciam um contato estreito com a natureza, aprendendo a respeitar o meio ambiente e seus recursos naturais.

As especificidades de cada etapa da aprendizagem devem ser levadas em conta. No 1º ano do EF, o estudante trabalha com livros integrados, interdisciplinares, atendendo às necessidades da faixa etária. Nos anos subsequentes, desenvolve suas potencialidades, como pessoa, e suas habilidades e competências de leitura e escrita. Os jogos estão sempre presentes, estimulando o pensamento lógico e a inteligência emocional. Neste período, são desenvolvidas as diferentes linguagens e tecnologias visando à inserção no mundo moderno. A educação em valores torna-se imprescindível para viver em sociedade.

 

Integra Mais

O Colégio Santo André está há mais de 100 anos construindo uma sólida história no campo educacional, participando ativamente na formação de crianças e jovens, proporcionando um ensino de excelência, baseado em valores e atento à formação integral de nossos alunos.

No Integra Mais, a criança aproveita o tempo com professores qualificados e preparados para fazer intervenções visando aprimorar uma série de habilidades e competências importantes para a vida.

Os alunos poderão desfrutar de um ambiente adequadamente preparado, com espaço para repouso, alimentação saudável, atividades ao ar livre e em harmonioso contato com a natureza.

Saiba mais clicando aqui.

Espaços Educativos do Ensino Fundamental I

Biblioteca: o setor conta com uma biblioteca própria e especializada onde se formam pequenos leitores. Instalada em um espaço muito acolhedor e aconchegante, a Biblioteca do Ensino Fundamental I constitui-se como um instrumento primordial no processo ensino-aprendizagem e conta com um acervo rico atualizado propício ao convívio em grupo e ao desenvolvimento de habilidades.

Sala de Arte e Música: ­organizadas para promover e incentivar a criatividade artística dos alunos, desenvolver e aprimorar habilidades psicomotoras, estimular a imaginação, a socialização, a concentração, assim como o desenvolvimento socioafetivo.

Pátio: Nossos alunos têm à disposição diversos espaços para lazer e convívio. São amplas áreas verdes e pátio coberto, sempre com a monitoria de profissionais habilitados.

Ginásio Poliesportivo: o Colégio Santo André possui um excelente programa de iniciação esportiva e cultural. Para isso, conta com um espaço privilegiado para atender as diversas atividades oferecidas em sua grade curricular. Com capacidade para 500 pessoas, o Ginásio Poliespoetivo possui sistema de som, luz, palco, camarins e vestiários, sendo amplamente utilizado nas aulas de educação física.
Além das práticas esportivas, também são realizados treinamentos, eventos culturais, formaturas e atividades extracurriculares. Pais e amigos do Colégio são grandes utilizadores deste espaço, tornando-o um ambiente vivo e em constante movimento.

Bosque Santo André: apesar da grande área construída, há uma preocupação em preservar as áreas verdes a fim de propiciar uma rotina escolar com qualidade de vida e contato com a natureza. O Bosque Santo André conta com uma imensa área verde que proporciona momentos de lazer e muito aprendizado. Neste espaço, há estação geoclimatológica, árvores centenárias e frutíferas, horta e aparelhos como slackline e tirolesa, além de diversos brinquedos que proporcionam muita alegria nos momentos de pura aventura. No Bosque Santo André, a natureza é protagonista!

Horta: o projeto leva os alunos a vivência, ao contato direto com o meio ambiente natural e oportuniza a conquista de seu espaço e sua preservação. Além de proporcionar aos alunos a descoberta de novas aprendizagens, ajuda a desenvolver de modo integrado a consciência da responsabilidade para o meio ambiente e a responsabilidade social.

Ensino Fundamental II

A proposta pedagógica do EFII prevê o desenvolvimento do educando no sentido de que ele adquira valores intelectuais e éticos. Para isso, nas atividades planejadas pelos educadores, a finalidade de assimilação de conteúdos informativos e conceituais está ao lado de objetivos formativos como o desenvolvimento da autonomia, a convivência com diferentes modos de pensar e o desenvolvimento da cooperação: competências necessárias para o desempenho pessoal e profissional neste século XXI.

 

Grade curricular diferenciada
  • 35 aulas
  • 8 aulas de Língua Portuguesa distribuídas em produção textual (02 aulas), interpretação de texto, ortografia e gramática.
  • Aulas de Ciências vivenciando práticas laboratoriais e cotidianas.
  • Aulas de Filosofia abordando temas essenciais para a formação humana.
  • Simulado Evolucional (6º ao 9º Ano)

Aula de Empreendedorismo: Consta da grade curricular do EFII, baseada na Metodologia OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo). Essa metodologia foi desenvolvida por Leo Fraiman, psicoterapeuta e supervisor clínico, autor de livros no segmento educacional, colunista, consultor, mestre em Psicologia Educacional e Desenvolvimento Humano.

Eixos de trabalho da metodologia:

  • Autoconhecimento: permite ao aluno conhecer melhor suas habilidades e realizar uma sondagem de interesses e aptidões;
  • Empreendedorismo: desperta atitude proativa para que o estudante tome em suas mãos a construção de sua carreira, a validação dos seus valores e as relações sustentáveis com o mundo;
  • Empregabilidade: desperta conhecimentos sobre as mais novas tendências do mercado de trabalho, além de informações e dicas sobre como escolher os cursos universitários;
  • Educação Financeira: oferece bases reflexivas, orientações atitudinais, informação e formação para consumo ético e consciente, e a percepção do dinheiro como um bem que demanda responsabilidade e maturidade em seu uso.

Produção de texto: também muito conhecida como “redação’, a produção de textos deve estar inserida numa situação de comunicação contextualizada, isto é, quem escreve, para quem, quando e com que objetivos, pois escrever envolve além das especificidades linguísticas, outras pragmáticas, culturais, cognitivas e discursivas.
Assim, pensamos sempre em como propor atividades de produção textual que valorizem os saberes dos alunos acerca do mundo que nos rodeia, considerando suas necessidades e interesses, a fim de promover a prática social da língua. Para isso se concretizar, diversificamos as modalidades discursivas no âmbito da leitura e, consequentemente, da escrita.

Tarde Esportiva: Realizadas no período vespertino, essas atividades são opcionais e têm como objetivo a formação integral do aluno, permitindo que aprendam a se organizar e identificar suas possibilidades e a de seus colegas.
O ambiente descontraído e a prática de esportes contribuem para a diminuição do estresse, o envolvimento com os colegas e competição saudável e a socialização.

Roda de Leitura: A dinâmica das rodas de leitura não é uma atividade nova no cotidiano social, nem tampouco nas escolas. Desde a Grécia Antiga eram feitas leituras públicas para divulgar as obras de um autor e, no decorrer da história, muitas famílias, principalmente nos países de baixa temperatura, durante o inverno,  reuniam-se em torno de um adulto para lerem e ouvirem histórias, lendas, contos, narrativas de uma cultura. Alguns estudiosos definem a “roda de leitura como um círculo ou semicírculo, reunindo um determinado número de pessoas em torno do leitor-guia”.
Em nosso colégio, tendo como leitor-guia o professor, são realizadas inúmeras rodas de leituras, uma prática que permite ao aluno opinar sobre a obra lida e desenvolver o gosto pela leitura.
Leitura e educação têm fortes e insubstituíveis vínculos. A leitura é considerada absolutamente necessária para a formação acadêmica e humana.

Biblioteca Virtual: Buscando cada vez mais opções de estímulo à leitura, o CSA oferece, desde 2019, mais um grande diferencial: uma Biblioteca Virtual, em parceria com a plataforma Árvore, que disponibiliza o acervo digital mais amplo do país e garante aos nossos alunos e docentes acesso a um acervo superior a 30 mil títulos, que pode ser lido por meio de celular, tablet ou computador a qualquer hora e em qualquer lugar.
Saiba mais aqui.

Espaços Educativos do Ensino Fundamental II

Lousa Digital: A lousa digital é mais uma ferramenta educacional que potencializa, reforça e dá mais dinamismo ao processo ensino-aprendizagem. Por ser um recurso versátil e de fácil manuseio, ela oferece benefícios tanto para os professores como para os alunos, estimulando o aprendizado em grupo, o diálogo e a cooperação, viabilizando a interação com diversos tipos de conteúdo e autonomia para criação de projetos.

Laboratório de Ciências/Biologia: O universo a ser explorado no laboratório de Biologia é muito amplo. Os alunos podem pesquisar sistemas, órgãos, tecidos dos animais, como boi, frango ou porco. Podem chegar ao interior das células fazendo uso de aparelhos que compõem o laboratório. Também comporta experiências com demais itens, como carboidratos, lipídios, pasteurização, preparação de alimentos, etc. Quando buscamos a união do conhecimento teórico ao prático, o estudo da biologia torna-se um espetáculo fascinante.

Biblioteca: Instalada em um espaço muito acolhedor e aconchegante, a Biblioteca do Colégio Santo André é constituída como um instrumento fundamental no processo ensino-aprendizagem, conta com um acervo rico e periodicamente atualizado abrangendo todas as áreas do conhecimento, possui computadores com acesso à Internet para pesquisa, salas de estudo em grupo em um ambiente climatizado e organizado propício ao convívio em grupo e o desenvolvimento de habilidades.

Sala de redação: As aulas de Redação no EFII objetivam o aprimoramento da escrita do aluno. São duas aulas semanais, nas quais são realizados estudos teóricos dos gêneros e leituras e, a seguir, a elaboração de um texto de sua autoria. É muito importante refletir sobre as dúvidas durante a correção e/ou produção da proposta de redação.
Os momentos de revisão, correções das redações e/ou da produção da proposta são importantíssimos para o desenvolvimento da escrita do aluno. Perceber e refletir sobre os desafios apresentados no texto, são práticas que diminuem as possibilidades de repetir os mesmos problemas nos próximos textos.
Em um espaço, carinhosamente preparado, a sala de redação, nossos alunos realizam as atividades, que extrapolam o programa de redação, visto que escrever bem é uma habilidade muito utilizada em todas as disciplinas do currículo.
Quanto mais e melhor se escreve, melhor lemos o mundo que nos rodeia!
Formar pessoas capazes de externar sua imaginação, emitir opiniões, escrever com entusiasmo, enfim, comunicar-se bem é um compromisso do colégio.

Ensino Médio

A atual proposta curricular do Ensino Médio está voltada não apenas para a formação geral do pré-adolescente, como também para o desenvolvimento de habilidades que façam dos jovens, pessoas competentes diante dos desafios da Sociedade do Conhecimento.

No Ensino Médio o aluno está em nova etapa de sua escolarização, onde além de desenvolver habilidades e competências que já vinham sendo trabalhadas desde as séries iniciais, deverá preparar-se para participar de processos de seleção para a Universidade e para o mercado de trabalho, além de agir como protagonista de seu projeto de vida.

Fará parte da programação, ao longo dos três anos: treinamento de habilidades e competências para os vestibulares e ENEM, incluindo Testes, Questões Abertas e Análise de Livros indicados para os vestibulares.

 

Avaliações

As avaliações de aprendizagem são contínuas – Avaliações Semanais, Mensais e Simulados, com o objetivo de preparar os alunos para o Vestibular e ENEM. Ao adotar um processo de avaliação contínuo e diversificado queremos garantir que o aluno estude diariamente.

Material Didático do Ensino Médio

As novas Diretrizes Educacionais, propõem o uso das novas tecnologias de informação e comunicação de material didático que possibilite a reflexão e a aplicação das teorias ao cotidiano. O Material Didático adotado para o Ensino Médio é constituída de autores conceituados, que atuam em Instituições de Ensino Médio e Superior, como docentes e autores.

Diferenciais da matriz curricular:

  • Inglês e Espanhol como Línguas Estrangeira Modernas
  • Arte
  • Filosofia
  • Sociologia

Diferenciais e atividades complementares do currículo:

  • Sete aulas diárias
  • Avaliações semanais
  • Preparação para o ENEM e vestibulares com simulados e revisões
  • Monitorias
  • Aulas de atualidades
  • Grêmio Estudantil
  • Todas as salas equipadas com computador, projetor e internet
  • Laboratórios: Biologia, Química, Redação e Digital
  • Cine S/A
  • Avaliações diagnósticas com correção de rota
  • Planos de estudos individualizados
Shares
Share This