Missão Pastoral

No Colégio Santo André, temos um cuidado especial com a formação integral de cada pessoa da comunidade escolar: funcionários, educadores, alunos e familiares.

E, para isso, temos um time que trabalha com muita dedicação: a Pastoral Escolar. Ela foi criada em 2017 com a finalidade de proporcionar espaços de troca de experiências, acolhimento, de olhar, ouvir e apoiar a quem precisa.

É ainda um espaço de evangelização e desenvolvimento dos valores cristãos; de promoção da cultura da solidariedade, do cuidado e da paz através dos diversos projetos e ações sociais; de fomentação de lideranças, de representatividade saudável e responsável e dinamização sociopolítica.

Algumas áreas de atuação:

• A celebração visando a espiritualidade e a evangelização;
  • A formação pessoal visando o desenvolvimento de valores e a consciência crítica;
  • A cultura da solidariedade e da paz visando uma sociedade mais justa e fraterna;
  • A ética e a cidadania visando fortalecer valores e o protagonismo na convivência social.

A Pastoral Escolar também contribui com uma visão espiritual e solidária para as ações cotidianas do nosso colégio, para a missão da instituição no contexto em que está inserida e os objetivos e metas que pretende alcançar.

Projetos Sociais

O Colégio Santo André promove diversos projetos e ações solidárias envolvendo alunos, pais, funcionários e professores, com o intuito de incentivar a consciência, a responsabilidade social e a cidadania. Essas ações beneficiam hospitais, instituições de acolhimento e asilos, entre outras entidades.

Espiritualidade e Protagonismo

A Pastoral desenvolve diferentes ações e atividades com a finalidade de despertar e promover a vivência da espiritualidade de toda a comunidade educativa. Para isso, organiza encontros, celebrações, momentos de oração pessoal e comunitária.

Liturgia nas Missas

A Pastoral Escolar é responsável por preparar missas festivas, tais como Dia das Mães e dos Pais, Aniversário do Colégio, missa de Santo André, missas de formatura e de encerramento do ano letivo.

Momentos de Oração

Propomos reflexões dos tempos litúrgicos, via aplicativo, a toda comunidade escolar. Mensalmente, preparamos a missa “Famílias que rezam”.

Formação de Professores

Programa de formação para professores com base em valores humanos, cristãos e na identidade do Colégio Santo André. Preparamos momentos de reflexão na semana de planejamento da equipe educacional. Organizamos celebrações e momentos de oração a cada início de ano letivo, como forma de gratidão e de renovação do espírito coletivo.

Jornada Jovem Santo André

As irmãs de Santo André promovem, anualmente, desde o seu centenário em 2014, um encontro entre jovens que estão envolvidos com a congregação por todo o Brasil.  A Pastoral do nosso colégio participa da organização do evento, da elaboração das atividades, da animação, além de acompanhar os alunos enviados pela escola.

Confira as fotos da sexta edição da Jornada, realizada em Jaboticabal, clicando aqui.

Grupos de Jovens

A Pastoral fomenta o protagonismo dos alunos, estimulando uma representatividade responsável e saudável. Também cuida para que haja momentos de integração e formação humana que estimulem o cuidado, a bondade, a cidadania, o respeito e a valorização da vida.
Esta proposta sustenta a filosofia do Colégio Santo André: a integração do conhecimento científico e tecnológico à formação integral da pessoa humana e seu compromisso com uma sociedade mais justa e solidária. Para isso, foram criados dois projetos: Alegria e Solidariedade.

Projeto Alegria

O Projeto Alegria promove ações internas e externas ao Colégio. Levar a alegria a todos é o espírito que move este grupo, através da contação de história, da música, da arte, do teatro, do sorriso e do olhar acolhedor para com o próximo.

Através de atividades de criação de bonecos, oficinas e rodas de leitura, a criatividade ganha forma e promove o cuidar de si e do outro.

Participam deste projeto os jovens do Fundamental II e Ensino Médio que estejam dispostos a transmitir a alegria.

Projeto Solidariedade

O Projeto Solidariedade promove ações internas e externas ao Colégio. Promover o cuidado e a responsabilidade com aqueles que mais precisam é o nosso lema. Através de campanhas solidárias, ações comunitárias, visitas à entidades e instituições carentes, renovamos o espírito solidário e cooperativo da comunidade escolar.

Participam deste projeto os jovens do Fundamental II e Ensino Médio que estejam dispostos a desempenhar um papel zeloso e responsável na comunidade local.

Missa mensal “Famílias que rezam”

Celebrada na capela do colégio, sempre na última terça-feira do mês.