Estrutura privilegiada

Conheça um pouco dos espaços de que os nossos alunos podem, diariamente, usufruir:

Pátios

Nossos alunos têm à disposição diversos espaços para lazer e convívio. São amplas áreas verdes, quadra e pátio cobertos, sempre com a monitoria de profissionais habilitados. Existem áreas específicas para a alimentação durante os recreios, que também contam com a presença de monitores. As portarias de acesso contam com profissionais em tempo integral, a fim de garantir a segurança de nossos alunos e funcionários. Nos corredores das salas de aula, de todos os setores do colégio (Infantil ao Ensino Médio), há um funcionário que zela pela segurança e garante o auxílio necessário para os alunos e os professores.
Pátio Educação Infantil


Pátio central


Praças dos flamboyants

Biblioteca

Instalada em um espaço muito acolhedor e aconchegante, a Biblioteca é constituída como um instrumento fundamental no processo ensino-aprendizagem, tendo como principal objetivo, orientar e apoiar alunos, professores e colaboradores nas mais variadas atividades relativas à pesquisa, ser suporte para os projetos pedagógicos, assim como promover o estímulo e o hábito da leitura.

Possui um acervo rico e periodicamente atualizado formado por livros, periódicos, obras de referência e materiais multimídia, abrangendo as mais variadas áreas do conhecimento. Sua estrutura conta com computadores com acesso à Internet para pesquisa, salas de estudo em grupo em um ambiente climatizado e organizado, propício ao convívio e ao desenvolvimento de habilidades.

Horário de atendimento:

Período da manhã: Segunda à sexta-feira: 7h às 13h
Período da tarde: Segunda à sexta-feira: 14h às 17h

Biblioteca Virtual

Em parceria com a Árvore de Livros, a plataforma oferece o acervo digital mais amplo do país e garante aos nossos alunos e docentes acesso a um acervo superior a 10 mil títulos, que pode ser lido por meio de celular, tablet ou computador a qualquer hora e em qualquer lugar.

Além de dos mais variados títulos, a Biblioteca conta com uma banca de jornais e revistas de mais de 120 países, em mais de 60 idiomas. O acervo é classificado de acordo com faixas etárias e conta com os mais diferentes gêneros e temas, tanto para leituras obrigatórias, quanto espontâneas, tornando a plataforma um ambiente de leitura estimulante e muito próximo do universo dos alunos.

A Biblioteca Virtual também oferece apoio pedagógico aos educadores, relatórios que possibilitam acompanhar de perto a leitura efetiva de cada aluno e projetos que estimulam o hábito de ler em crianças e jovens.

Para o Colégio Santo André, a leitura é essencial para o desenvolvimento educacional dos estudantes pois estimula a imaginação e o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, contribui para a construção do senso crítico, proporciona o aumento da empatia, além da redução dos níveis de estresse.

 

Brinquedoteca

Espaço que prioriza o lúdico, organizada para uso livre das crianças da Educação Infantil, a fim de favorecer o seu desenvolvimento através do brincar e se relacionar.

Brinquedoteca

Salas de Arte e Música

Organizadas para promover e incentivar a criatividade artística dos alunos, desenvolver e aprimorar habilidades psicomotoras, estimular a imaginação, a socialização, a concentração, assim como o desenvolvimento socioafetivo.

Sala de Música

Sala de Artes

Capela

Com a instalação do atual prédio, em 1923, as religiosas de Santo André reservaram um espaço para o sagrado, integrante da educação religiosa de muitas gerações de crianças e de jovens estudantes. A capela atual passou por uma grande reforma em 1994, projetada pelo artista plástico brasileiro, Cláudio Pastro, especialista em Arte Sacra.

Entrada principal da Capela

Interior da capela

Ginásio Poliesportivo

O Colégio Santo André possui um dos maiores programas de iniciação esportiva e cultural das escolas da região e conta com um espaço privilegiado para atender as diversas atividades oferecidas em sua grade curricular.  Com capacidade para 500 pessoas, o Ginásio Poliesportivo possui sistema de som, luz, palco, camarins e vestiários, sendo amplamente utilizado nas aulas de educação física.

Além das práticas esportivas, também são realizados treinamentos, eventos culturais, formaturas e atividades extracurriculares.

Pais e amigos do Colégio são grandes utilizadores deste espaço, tornando-o um ambiente vivo e em constante movimento.

 

Área externa do Ginásio Poliesportivo

Quadra Poliesportiva

Quadras externas

As quadras esportivas (cobertas e de areia) favorecem o desenvolvimento das diversas modalidades esportivas  proporcionadas pela equipe de esportes.

Bosque Santo André

Apesar da grande área construída, há uma preocupação em preservar as áreas verdes a fim de propiciar uma rotina escolar com qualidade de vida e contato com a natureza. O Bosque Santo André conta com uma imensa área verde que proporciona momentos de lazer e muito aprendizado. Neste espaço, há estação geoclimatológica, árvores centenárias e frutíferas, horta e aparelhos como slackline e tirolesa, além de diversos brinquedos que proporcionam muita alegria nos momentos de pura aventura.

No Bosque Santo André, a natureza é protagonista!

 

 

Cantina

A cantina é uma opção para o lanche no horário do recreio, oferecendo alimentação saudável e nutritiva, composta de lanches naturais, sucos, salgados assados etc. Ela também oferece opção de almoço, e segunda à sexta-feira, para alunos e familiares.

Frequentar a cantina é possibilidade a partir do Jardim II, que faz uso da mesma uma vez por semana, sempre com a orientação da professora para que tenham autonomia e aprendam a fazer uso de dinheiro. Obs.: a cantina do colégio é terceirizada.

Laboratórios

Os laboratórios em nosso colégio são recursos pedagógicos diferenciados, pois  proporcionam benefícios especiais para os alunos, visto que eles conseguem ver e colocar em prática as informações teóricas. Esse processo, que exige observação, análise, investigação, conduz ao aprendizado de modo muito significativo. É preciso também considerar como essas práticas colaboram com a socialização, uma vez que há a participação e integração com colegas e professor.

Ciências/Biologia

O universo a ser explorado no laboratório de Biologia é muito amplo. Os alunos podem pesquisar sistemas, órgãos, tecidos dos animais, como boi, frango ou porco. Podem chegar ao interior das células fazendo uso de aparelhos que compõem o laboratório. Também comporta experiências com demais itens, como carboidratos, lipídios, pasteurização, preparação de alimentos, etc. Quando buscamos a união do conhecimento teórico ao prático, o estudo da biologia torna-se um espetáculo fascinante.

Ciências/Química

O sucesso do ensino da química em um laboratório está em saber utilizar aspectos teóricos e práticos advindos de materiais a serem trabalhados na sala de aula. Com a experimentação, os alunos utilizam diversos materiais, priorizando o contato com os fenômenos químicos que possibilitam a criação de modelos explicativos por meio da observação e fabricação de produtos, como perfume, creme, repelente, tornando o ensino teórico-prático mais significativo. Nesse processo, o aluno é incentivado a buscar outros caminhos de modo que desenvolva a capacidade crítica, a argumentação e a autonomia em face dos conhecimentos adquiridos.

Laboratório de Ciências/Química

Redação

Como há muito tempo já se sabe, quanto mais o aluno escreve, mais ele aprende as técnicas para organizar as ideias e colocá-las de maneira coerente no papel, produzindo, por consequência, bons textos. Pensando nisso, nosso colégio possui um espaço para a aula de produção de texto.

Nessas aulas, os professores abordam as teorias de produção textual e produzem textos dos mais variados gêneros.  O trabalho na sala de redação se torna um grande diferencial para aquele adolescente que almeja não somente estar bem preparado para os desafios do vestibular, mas também ter segurança para produzir um texto escrito em qualquer situação que a vida impuser.

Aula de redação do Ensino Fundamental II

Aula de redação do Ensino Fundamental II

Piscina

A piscina do Colégio Santo André tem a capacidade de 40.000 litros de água, é coberta e aquecida, sendo o uso para crianças da Educação Infantil (a partir dos 2 anos) e do Integra Mais para atividades aquáticas diversas, orientadas por professor de Educação Física do colégio. As aulas oferecidas buscam favorecer o pleno desenvolvimento das crianças, objetivando a melhora da capacidade cardiorrespiratória, do tônus, da coordenação, do equilíbrio, da agilidade, da força e da velocidade. Outro ponto de destaque é  a abordagem do lúdico, pois gera manifestações positivas que estimulam a criatividade, a espontaneidade, o prazer, a afetividade, entre outros. Além disso, o contato constante com essa prática esportiva permite desenvolver habilidades psicomotoras como: lateralidade, percepção tátil, auditiva e visual, além de noções espacial, temporal e ritmo, sociabilidade e autoconfiança.

Salão Nobre

O salão nobre do CSA de Jaboticabal tem capacidade para 250 pessoas sentadas. É um espaço de convivência da comunidade educativa, onde acontecem inúmeras apresentações artísticas, como danças, concertos, shows, peças teatrais, corais, saraus, recitais, etc. Também acontecem formaturas, palestras, seminários, cursos e demais momentos de estudo e lazer. Conta com um piano, equipamentos de som, equipamentos de vídeo, palco e coxia com acesso independente. Todo o espaço foi pensado para favorecer os momentos de aprendizagem a que é proposto.

O Salão do CSA pode ser desfrutado pela comunidade jaboticabalense, sendo que o contato deve ser feito pelo telefone 16 3202 0177.

Salão Nobre do Colégio Santo André

Shares
Share This