Estrutura Diferenciada

O ambiente seguro e acolhedor do Colégio Santo André está distribuído em com uma área privilegiada de 35 mil m² no centro de Jaboticabal. Além da arquitetura singular dos seus prédios, destaca-se a ampla área verde composta por jardins, praças e bosque. Sua estrutura, sempre contemporânea, conta com espaços especiais de aprendizagem, como laboratórios (Redação, Biologia e Química), biblioteca, Sala de Artes, Sala de Música, capela, piscina coberta climatizada, Salão Nobre (eventos e teatro), brinquedoteca, quadras (areia e grama), ginásio poliesportivo, cantina, viveiro de plantas, estação geoclimatológica e horta orgânica.

Estrutura Digital

· As salas de aula do Colégio Santo André possuem uma estrutura digital completa, com computadores, projetores, sistema de som, acesso à internet e câmeras de alta definição.

O corpo docente é capacitado continuamente para uso de plataformas digitais e outras tecnologias ligadas à informação e comunicação, que enriquecem as aulas tanto presenciais quanto híbridas.

 

Plataformas e Material didático digital

Clique nos logos para acessar as páginas das plataformas:

 

 

 

 

 

 

Estrutura Física

Em espaço privilegiado, com ampla e aconchegante área verde, toda infraestrutura proporciona aos educandos interação e vivências necessárias ao desenvolvimento integral dos alunos.

Áreas externas

Nossos alunos têm à disposição diversos espaços externos para lazer e convívio. São amplas áreas verdes,  jardins e pátios, sempre com a monitoria de profissionais habilitados. Existem áreas específicas para a alimentação durante os recreios, que também contam com a presença de monitores. As portarias de acesso contam com profissionais em tempo integral, a fim de garantir a segurança de nossos alunos e funcionários. Nos corredores das salas de aula, de todos os setores do colégio (Infantil ao Ensino Médio), há um funcionário que zela pela segurança e garante o auxílio necessário para os alunos e os professores.

Audiovisual

Ambiente equipado com projetor, computador e hometheater para a apresentação de filmes, vídeos e palestras, possibilitando aos professores a apresentação de conteúdos digitais.

Biblioteca

Instalada em um espaço muito acolhedor e aconchegante, a Biblioteca é constituída como um instrumento fundamental no processo ensino-aprendizagem, tendo como principal objetivo, orientar e apoiar alunos, professores e colaboradores nas mais variadas atividades relativas à pesquisa, ser suporte para os projetos pedagógicos, assim como promover o estímulo e o hábito da leitura.

Possui um acervo rico e periodicamente atualizado formado por livros, periódicos e obras de referência, abrangendo as mais variadas áreas do conhecimento. Sua estrutura conta com computadores com acesso à Internet para pesquisa, salas de estudo em grupo em um ambiente climatizado e organizado, propício ao convívio e ao desenvolvimento de habilidades.

Horário de atendimento:

 Período da manhã: Segunda à sexta-feira: 7h às 13h
Período da tarde: Segunda à sexta-feira: 14h às 17h

 

Biblioteca Virtual

Buscando cada vez mais opções de estímulo à leitura, o CSA oferece, desde 2019, mais um grande diferencial: uma Biblioteca Virtual, em parceria com a plataforma Árvore, que disponibiliza o acervo digital mais amplo do país e garante aos nossos alunos e docentes acesso a um acervo superior a 35 mil títulos, que pode ser lido por meio de celular, tablet ou computador a qualquer hora e em qualquer lugar.

Clique aqui e saiba mais.

 

Bosque Santo André

Apesar da grande área construída, há uma preocupação em preservar as áreas verdes a fim de propiciar uma rotina escolar com qualidade de vida e contato com a natureza. O Bosque Santo André conta com uma imensa área verde que proporciona momentos de lazer e muito aprendizado.

Cercado de árvores centenárias, habitada por pássaros e borboletas, o espaço conta com estação geoclimatológica, esportes radicais (tirolesa, slackline e paredes de escalada infantil), brinquedos recreativos, casa na árvore, horta orgânica, árvores frutíferas, minhocário e compostagem, além de diversos projetos de preservação ambiental.
Com o intuito de propiciar uma rotina escolar com maior qualidade de vida, o contato com a com a natureza faz parte do dia a dia dos alunos e professores do CSA!

No Bosque Santo André, a natureza é protagonista!

 

Brinquedoteca

Espaço que prioriza o lúdico, organizada para uso livre das crianças da Educação Infantil, a fim de favorecer o seu desenvolvimento através do brincar e se relacionar.

 

 

Cantina

A cantina é uma opção para o lanche no horário do recreio, oferecendo alimentação saudável e nutritiva, composta de lanches naturais, sucos, salgados assados etc. Ela também oferece opção de almoço, e segunda à sexta-feira, para alunos e familiares.

Frequentar a cantina é possibilidade a partir do Jardim II, que faz uso da mesma uma vez por semana, sempre com a orientação da professora para que tenham autonomia e aprendam a fazer uso de dinheiro. Obs.: a cantina do colégio é terceirizada.

Cantina

 

Capela

Com a instalação do atual prédio, em 1923, as religiosas de Santo André reservaram um espaço para o sagrado, integrante da educação religiosa de muitas gerações de crianças e de jovens estudantes. A capela atual passou por uma grande reforma em 1994, projetada pelo artista plástico brasileiro, Cláudio Pastro, especialista em Arte Sacra.

Centro de Memória

Um lugar de conservação de nossos documentos? Sim. Mas ainda mais que isso: um espaço de reconstituição de nosso percurso histórico, uma referência para a elaboração de diagnósticos e uma inspiração para a tomada de decisões importantes.

Saiba mais clicando aqui.

Complexo Esportivo

O Colégio Santo André possui um dos maiores programas de iniciação esportiva e cultural das escolas da região, e conta com um Complexo Esportivo privilegiado, pronto para atender as diversas atividades oferecidas em sua grade curricular.

Ginásio Poliesportivo

Com capacidade para 500 pessoas, possui sistema de som, luz, palco, camarins e vestiários, sendo amplamente utilizado nas aulas de Educação Física e atividades extracurriculares. Pais e amigos do Colégio são grandes utilizadores deste espaço, tornando-o um ambiente vivo e em constante movimento.

Quadra de areia

Local versátil, que permite desde a prática de diferentes modalidades de esportes, como futebol e vôlei de areia, até atividades recreativas.

Quadra externa

Espaço multifuncional, muito utilizado pela Educação Infantil, o que estimula a prática de esportes desde a primeira infância.

Campo de grama

Tradicional espaço para a prática do futebol, nosso esporte mais popular, também usado para atividades ao ar livre.

Piscina

Coberta e aquecida, é usada para atividades aquáticas diversas, orientadas por professor de Educação Física do colégio. O contato constante com essas práticas esportiva permite desenvolver habilidades psicomotoras como: lateralidade, percepção tátil, auditiva e visual, além de noções espacial, temporal e ritmo, sociabilidade e autoconfiança.

Sala de Karatê

Atividade extracurricular, no karate as crianças aprenderam as regras de comportamento e organização, conquistando o direito de participar das aulas de kimono. Também assimilaram o conceito de disciplina e respeito, sempre guardando os equipamentos de forma organizada.


Além da importância esportiva, esses espaços estimulam a disciplina, a interação social, a prática de atividades ao ar livre e a saúde mental dos nossos alunos nesse momento tão desafiador.

 

Jardim Sensorial

A capacidade do ser humano perceber, aprender e organizar as sensações recebidas do meio e de seu próprio corpo, de forma a criar respostas adaptativas, é definida por Jean Ayres (2005) como Integração Sensorial. Este termo foi introduzido pela autora para referir-se ao processo neurológico adaptativo que o cérebro realiza ao recuperar imagens e sensações a partir de um estímulo dos sentidos. Assim, integração sensorial consiste na capacidade de o indivíduo organizar, interpretar sensações e responder apropriadamente ao ambiente.

Considerando a importância deste trabalho, o Colégio Santo André oferece um espaço apropriado para essa estimulação, carinhosamente chamado de Jardim Sensorial.

Um local cheio de cores, sons, aromas e sensações.

Trabalhar os sentidos na primeira Infância é muito importante, além de promover uma brincadeira divertida, é possível estimular experiências incríveis e que desenvolvam neles habilidades e descobertas.

Laboratórios

Os laboratórios em nosso colégio são recursos pedagógicos diferenciados, pois  proporcionam benefícios especiais para os alunos, visto que eles conseguem ver e colocar em prática as informações teóricas. Esse processo, que exige observação, análise, investigação, conduz ao aprendizado de modo muito significativo. É preciso também considerar como essas práticas colaboram com a socialização, uma vez que há a participação e integração com colegas e professor.

Ciências/Biologia

O universo a ser explorado no laboratório de Biologia é muito amplo. Os alunos podem pesquisar sistemas, órgãos, tecidos dos animais, como boi, frango ou porco. Podem chegar ao interior das células fazendo uso de aparelhos que compõem o laboratório. Também comporta experiências com demais itens, como carboidratos, lipídios, pasteurização, preparação de alimentos, etc. Quando buscamos a união do conhecimento teórico ao prático, o estudo da biologia torna-se um espetáculo fascinante.

Ciências/Química

O sucesso do ensino da química em um laboratório está em saber utilizar aspectos teóricos e práticos advindos de materiais a serem trabalhados na sala de aula. Com a experimentação, os alunos utilizam diversos materiais, priorizando o contato com os fenômenos químicos que possibilitam a criação de modelos explicativos por meio da observação e fabricação de produtos, como perfume, creme, repelente, tornando o ensino teórico-prático mais significativo. Nesse processo, o aluno é incentivado a buscar outros caminhos de modo que desenvolva a capacidade crítica, a argumentação e a autonomia em face dos conhecimentos adquiridos.

Museu

Piscina

A piscina do Colégio Santo André tem a capacidade de 40.000 litros de água, é coberta e aquecida, sendo o uso para crianças da Educação Infantil (a partir dos 2 anos) e do Integra Mais para atividades aquáticas diversas, orientadas por professor de Educação Física do colégio. As aulas oferecidas buscam favorecer o pleno desenvolvimento das crianças, objetivando a melhora da capacidade cardiorrespiratória, do tônus, da coordenação, do equilíbrio, da agilidade, da força e da velocidade. Outro ponto de destaque é  a abordagem do lúdico, pois gera manifestações positivas que estimulam a criatividade, a espontaneidade, o prazer, a afetividade, entre outros. Além disso, o contato constante com essa prática esportiva permite desenvolver habilidades psicomotoras como: lateralidade, percepção tátil, auditiva e visual, além de noções espacial, temporal e ritmo, sociabilidade e autoconfiança.

Refeitórios
Salão Nobre

O salão nobre do CSA de Jaboticabal tem capacidade para 250 pessoas sentadas. É um espaço de convivência da comunidade educativa, onde acontecem inúmeras apresentações artísticas, como danças, concertos, shows, peças teatrais, corais, saraus, recitais, etc. Também acontecem formaturas, palestras, seminários, cursos e demais momentos de estudo e lazer. Conta com um piano, equipamentos de som, equipamentos de vídeo, palco e coxia com acesso independente. Todo o espaço foi pensado para favorecer os momentos de aprendizagem a que é proposto.

O Salão do CSA pode ser desfrutado pela comunidade jaboticabalense, sendo que o contato deve ser feito pelo telefone 16 3202 0177.

 

 

 

 

Salas de Aula

 

Sala de Cópias

Salas de Música

Organizadas para promover e incentivar a criatividade artística dos alunos, desenvolver e aprimorar habilidades psicomotoras, estimular a imaginação, a socialização, a concentração, assim como o desenvolvimento socioafetivo.

 

Shares
Share This