Proposta Pedagógica: nosso jeito de educar

O Colégio Santo André trabalha à luz de pressupostos teóricos baseados em Vygotsky, Piaget e Morin, tendo  principal eixo de sustentação a formação integral de seus estudantes e, como pilares, a integração entre educação e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação. Isso significa uma união saudável e equilibrada de excelência acadêmica, coerência de atitudes, equidade de juízo e de sensibilidade, senso estético, consciência e compromisso social.

A escola é um espaço voltado para o estímulo ao exercício da liderança, ao desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, à criatividade, à autonomia e à responsabilidade sócio-ambiental. A comunidade educativa é formada pelos estudantes, famílias dos alunos, educadores, funcionários, gestores, colaboradores e nossos sempre alunos (pois não existem ex-alunos no CSA). Todos atuando em correponsabilidade na missão de educar.

Os estudantes, protagonistas da ação educativa, formam-se então como cidadãos e estendem os aprendizados para toda sua vida e história. São capacitados para a prática da liberdade, da fraternidade e da solidariedade, renovando sempre a visão de si, dos outros e do mundo em transformação. Concretamente, significa dizer que os estudantes são envolvidos em projetos interdisciplinares que exigem o desenvolvimento de habilidades e competências como: analisar, decidir, planejar, trabalhar de forma cooperativa, expor e ouvir novas ideias.

Níveis de Ensino

Projeto Político Pedagógico em Pastoral

Já os professores e as famílias dos estudantes têm papel decisivo no processo educativo, atuando como parceiros, amparados pela adesão aos valores e ao testemunho de vida. A equipe que dinamiza a proposta pedagógica é altamente capacitada e todo o corpo docente recebe constantes investimentos em formação continuada de forma a ter recursos adequados para refletir e agir diante das situações cotidianas dos espaços de aprendizagem.

Todo o processo é perpassado por uma dimensão avaliativa de análise e aperfeiçoamento de cada um dos elementos da escola. Trata-se de um processo mais amplo e abrangente que abarca todas as ações desenvolvidas no ambiente escolar. Também em relação ao corpo discente, há uma preocupação com a avaliação formativa, que objetiva o acompanhamento dos avanços e dificuldades na construção da aprendizagem.