Programas e Atividades

Chá Literário

Com a proposta pedagógica de incentivar a leitura e socializar as opiniões sobre livros selecionados, nossos alunos do 8º ano realizam o Chá Literário. Entre livros, chás, biscoitinhos e outros quitutes carinhosamente preparados, é possível arquitetar uma “ponte” entre a força emocional que a leitura proporciona e o prazer de estar entre colegas saboreando o alimento que dá energia ao nosso corpo.

O hábito de ler só é possível ser adquirido pela tomada de decisão do leitor. Cabe, então, à escola realizar atividades que favoreçam a formação do gosto pela leitura.

Confira algumas atividades clicando aqui

Encontro de Ex-Alunos

Permanentemente procurando estreitar os laços com nossos Sempre Alunos (pois não existem ex-alunos no CSA), o colégio realiza, sempre próximo ao Dia do Estudante (11 de agosto), o Encontro de Alunos que já estudaram no nosso querido Santo André.

O evento conta com a recepção da atual direção, com direito a um tour pelo colégio. Além disso, nosso campo de grama (campinho), o Poliesportivo e o Bosque CSA ficam liberados as famílias brincarem à vontade!

Nosso Centro de Memória apresenta exposição de fotos, vídeos e documentos para matar a saudade da escola e dos antigos companheiros de sala.

E claro, nossos queridos Sempre Professora que levaram e deixaram tanta saudade são convidados!

Confira as fotos da edição de 2019 aqui.

Confira as fotos da edição de 2018 aqui.

Feira de Nutrição Animal

Aprender sobre bichos e seus caprichos, alimentação, cuidados, hábitos é o que acontece nesse evento, resultado da parceria da UNESP, por meio dos alunos do Curso de Medicina Veterinária, e o Colégio Santo André.

Confira as fotos da última edição aqui

Feira do Conhecimento

Visando à participação ativa dos alunos, nosso colégio realiza, no mês de setembro, a já tradicional Feira do Conhecimento:  um espaço de integração e produção de saber, no qual são apresentados a toda a comunidade educativa – alunos, professores, familiares e escolas de Jaboticabal, da rede pública e particular, atividades acadêmicas   que foram se desenvolvendo ao longo do ano, sob a supervisão e orientação dos professores.

Jogos, oficinas, vídeos, palestras, experiências nos laboratórios, apresentações artísticas como o sarau poético, entre outros, constituem a mostra carinhosamente preparada.

Fieis ao tema proposto, os conteúdos de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática são abordados a partir da imaginação dos alunos.

Repelente funciona mesmo? É possível realizar o lançamento de um foguete? Como fabricar sabão ecológico? Como construir um guindaste hidráulico? Como será o futuro se não cuidarmos do lixo? Dá para aprender matemática brincando? Esses e muitos   outros trabalhos já abrilhantaram as edições anteriores desse notável evento. Muito ainda há a ser feito pelos nossos alunos!

Confira a VI Feira do Conhecimento clicando aqui

Festa Junina

Viva Santo Antônio, São Pedro, São João e Santo André!

Essa tradição chegou ao nosso país na época da colonização, quando os portugueses introduziram diversas características da cultura europeia, como as festas juninas. Por meio da aristocracia portuguesa, esses eventos partiram da igreja para disseminarem suas crenças religiosas e, assim, a importância dos santos e toda a simbologia que envolve a fé do brasileiro até hoje.

Com o tempo, essa festa foi adquirindo um jeito mais brasileiro, provavelmente por conta das influências de outras culturas, como a indígena e a africana.

Muita quadrilha, vestido de chita, camisa xadrez, brincadeiras e pratos típicos fazem da Festa Junina um evento marcante em nosso colégio, no mês de junho.

Mais do que preservar essa cultura de tantos séculos, essa festa vem promover a cooperação, a participação, enfim, o envolvimento de toda nossa comunidade escolar.

Organizados em barracas e atividades, nossos alunos sempre dão um show de animação, cores e alegria!

Confira a Festa Junina 2019 clicando aqui

 

Gincana Solidária

O Grêmio Estudantil do nosso colégio, sob a supervisão dos professores de Educação Física, promove, no mês de outubro, a Gincana Solidária. Nossos alunos do EFII e Ensino Médio são os grandes protagonistas de todas as tarefas e provas exigidas. Dentro dos prazos estabelecidos e de posse do regulamento, trabalhando em equipe, os educandos dividem e organizam diversas provas e atividades propostas, dentre elas, a arrecadação de gêneros  alimentícios, materiais escolares e produtos para higiene pessoal. Toda a arrecadação é enviada a inúmeras entidades beneficentes da nossa cidade.

Confira algumas fotos clicando aqui

Natal Cantado pelas Crianças

O “Natal cantado pelas crianças” é um evento que aborda os grandes temas bíblicos referentes à verdadeira história do nascimento de Jesus – da Anunciação à visita do Reis Magos – entremeados por textos narrativos, encenações, cantos e músicas instrumentais.

O jardim que ornamenta a fachada do prédio central do Colégio é palco e plateia no entardecer de um dia muito esperado tanto pelos envolvidos no espetáculo quanto pelas famílias e comunidade que recebem, de maneira especial, nossos votos de Feliz Natal.

Todo o Colégio se envolve no acontecimento, desde sua preparação, confecção de adereços utilizados nas janelas, ensaios, figuração, interpretação, cenários, até à reorganização do espaço.

É uma celebração de rara beleza e encantamento que a todos emociona.

Edições:

Natal Cantado pelas Crianças 2020

Natal Cantado pelas Crianças 2019

Natal Cantado pelas Crianças 2018

Natal Cantado pelas Crianças 2017

Natal Cantado pelas Crianças 2016

Oficina de teatro

Quem nunca brincou de faz de conta? A interpretação, desde as brincadeiras de infância, até o desempenho de diversos papéis em nossa vida adulta, está presente em nosso cotidiano.

A oficina de teatro do nosso colégio, sob a orientação de professor especializado, de forma lúdica, participativa, vem colaborar com os alunos na formação da autonomia, colaborando no desenvolvimento da comunicação, intensificando, a autoestima do educando, sua segurança e confiança no grande palco da vida.

Annie, o Musical CSA: clique aqui

II Mostra de Teatro CSA: clique aqui

 

Piquenique em família

O projeto resgata uma prática que estava um pouco esquecida: comer em contato com a natureza, a reunião da família e as brincadeiras de infância dos pais. Ele tem como objetivo proporcionar um final de semana diferente, repleto de descobertas, interação e muita diversão.

Posteriormente, os alunos contam as novidades do encontro para os amigos através da conversa de roda, desenhos e fotos. Além disso,  é feito um registro escrito pelos pais e crianças, no caderno que acompanha a cesta e a toalha.

O piquenique com a família tornou-se uma verdadeira celebração da vida.

Confira algumas fotos clicando aqui

Projetos Ambientais

Horta: em um novo espaço verde do Colégio, o Bosque Santo André, damos continuidade ao projeto da Horta, onde as crianças plantam e cuidam de vários legumes, verduras, chás e temperos. O cuidado do espaço favorece o entendimento do ciclo de desenvolvimento das plantas, bem como incentiva e valoriza o hábito de uma alimentação saudável.

Minhocário e Composteira: O cuidado com o meio ambiente é um dos estandartes dos nossos dias. Urge à escola formar pessoas que se propõem a cuidar da nossa “casa comum”, o planeta Terra, e nele  possam atuar de modo prático e eficiente para a conservação dos recursos naturais, biomas, ecossistemas e nichos ecológicos, assim como da qualidade de vida diária e dos espaços imediatos de convivência.

Considerando esse princípio da educação, sabemos que ações práticas são capazes de gerar compromisso, ações, atitudes e capacidades que motivem, estimulem e fortaleçam a construção de um presente/futuro sustentável.

Nosso espaço escolar é  privilegiado! Nele, sob a orientação de professor especializado, composteira e minhocário foram instalados, projetos que muito contribuem para a formação de práticas sustentáveis!

Projeto Coletivo da escola

Mais um ano se abre para nós. Um ano com muitos desafios, com novas perguntas.

Você já reparou como, a cada ano, as pessoas gostam de celebrar o dia do seu aniversário? Ele é marcado por alegria e agradecimento. E tudo isso porque a vida é um presente, é um dom que recebemos de Deus. Quanto maior a alegria, mais queremos dizer aos outros o que nos torna felizes. E aí podemos nos perguntar: Qual o sentido da minha vida? O que é que de verdade me torna feliz? Ser feliz certamente não é ter todas as coisas nem todas as respostas. Mas como é bom partilhar o que a gente é e possui, nossas certezas e nossas dúvidas e construir juntos as respostas que buscamos!

Com você, nós, Irmãs de Santo André e toda a comunidade escolar queremos construir e reconhecer o sentido da vida nas coisas mais pequeninas do cotidiano, como um gesto de amizade, de solidariedade, de compreensão. Nossa vida é dom e compromisso para quem cruzar o nosso caminho!

Se, parafraseando Guimarães Rosa, poderíamos dizer que a felicidade não está no início nem no fim, ela se mostra para a gente no meio da travessia.

Maria Abrão, rsa

Confira o Projeto Coletivo 2021 aqui.

Projeto Grafite (Mural CSA)

Um projeto pensado por muitos: Irmãs de Santo André, Assessoria e Equipe do Colégio (Direção, Coordenação, Comunicação, Professores, Funcionários).

Através das cores e da harmonia das formas, o mural consiste em retratar de maneira lúdica todo o ciclo de vivência na escola: o olhar curioso das crianças, a alegria dos adolescentes e jovens e a realização do adulto, perpassados pela marca da espiritualidade e dos valores presentes no dia a dia do Colégio Santo André. É a beleza do nosso Colégio ultrapassando seus muros!

O envolvimento com os alunos foi marcante através de bate papo com o artista Jota (Aracê) e visitas constantes para verem a obra sendo criada.

Fotos: clique aqui
Vídeo: clique aqui

 

PROERD

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PREOERD), é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e visa prevenir o uso de drogas entre as crianças do Ensino Fundamental. Essa atividade é norteada por uma apostila onde o aluno é convidado a discutir conteúdos referentes à autoestima, bullying, uso de drogas e resolução de conflitos.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura de paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

Confira a Formatura PROERD 2019 aqui.

Sarau poético

O sarau poético é um evento cultural que envolve a Literatura e a arte de representar. Através da teatralização de uma obra literária, os alunos do Ensino Médio encantam pais, professores e estudantes com uma produção cuidadosamente preparada, envolvendo seleção de elenco e análise da obra encenada.

Confira o Sarau Literário 2019 clicando aqui

Trânsito Solidário

Como podemos preparar crianças e jovens para conviver no trânsito? Foi com esse propósito que o Colégio Santo André lançou a Campanha “Trânsito Solidário”, uma intervenção coletiva, realizada junto à comunidade escolar que visa estabelecer ações socioeducativas, além de criar um ambiente de reflexão para o entendimento do trânsito como espaço de convivência social e de exercício da cidadania.

 

Viagens Pedagógicas

As Viagens Pedagógicas são aulas de campo que buscam integrar os conteúdos teóricos com a prática, permitindo ao estudante vivenciar lugares, aprofundar conhecimento dado em sala de aula e experimentar contextos e situações diferentes. Desde a apresentação da proposta aos pais até o retorno do passeio há um caminho que supõe organização, questões práticas, enfim, inúmeras situações que favorecem a autonomia.

A teoria aprendida em sala pode ser ampliada além dos muros da escola, quando há um eficaz planejamento sobre a viagem a ser realizada pela turma.

Fotos:
Museu de Paleontologia de Monte Alto

Shares
Share This