Programas e Atividades

Caminhada dos Pais

É o alegre e animado encontro das famílias para uma caminhada ao som da fanfarra infantil, em direção ao colégio, onde acontece sorteio de brindes, oferta de quitutes, apresentação de trabalho dos alunos e muito bate-papo.

Chá dos Avós

Netos e avós reunidos num alegre chá que celebra o encontro de duas gerações ligadas pelos laços do amor, carinho e respeito.

Feira de Nutrição Animal

Aprender sobre bichos e seus caprichos, alimentação, cuidados, hábitos é o que acontece nesse evento, resultado da parceria da UNESP, por meio dos alunos do Curso de Medicina Veterinária, e o Colégio Santo André.

Festa Junina

Viva Santo Antônio, São Pedro, São João e Santo André!

Essa tradição chegou ao nosso país na época da colonização, quando os portugueses introduziram diversas características da cultura europeia, como as festas juninas. Por meio da aristocracia portuguesa, esses eventos partiram da igreja para disseminarem suas crenças religiosas e, assim, a importância dos santos e toda a simbologia que envolve a fé do brasileiro até hoje.

Com o tempo, essa festa foi adquirindo um jeito mais brasileiro, provavelmente por conta das influência de outras culturas, como a indígena e a africana.

Muita quadrilha, vestido de chita, camisa xadrez, brincadeiras e pratos típicos fazem da Festa Junina um evento marcante em nosso colégio, no mês de junho.

Mais do que preservar essa cultura de tantos séculos, essa festa vem promover a cooperação, a participação, enfim, o envolvimento de toda nossa comunidade escolar.

Organizados em barracas e atividades, nossos alunos sempre dão um show de animação, cores e alegria!

Piquenique em família

O projeto resgata uma prática que estava um pouco esquecida: comer em contato com a natureza, a reunião da família e as brincadeiras de infância dos pais. Ele tem como objetivo proporcionar um final de semana diferente, repleto de descobertas, interação e muita diversão.

Posteriormente, os alunos contam as novidades do encontro para os amigos através da conversa de roda, desenhos e fotos. Além disso,  é feito um registro escrito pelos pais e crianças, no caderno que acompanha a cesta e a toalha.

O piquenique com a família tornou-se uma verdadeira celebração da vida.

Projeto Coletivo da escola

A Campanha da Fraternidade desse ano nos inspira a observar o mistério e a beleza do encontro, do reconhecimento, da afinidade, da semelhança.

Os biomas são comunidades biológicas que partilham as mesmas características físicas, climáticas, biológicas. São formas de vida que, embora incrivelmente únicas, possuem tantas características e necessidades comuns que se aproximam, se agrupam, interagem para melhor viver e sobreviver.

Os biomas brasileiros e a defesa da vida serão nosso pano de fundo para perceber e reconhecer o que nos aproxima da nossa comunidade, dos amigos, familiares e dos vizinhos.

A nossa língua, os nossos costumes, nosso jeito de ser… o jeito como amamos, como nos relacionamos com os outros, as coisas que são importantes para nós, para o mundo. Nosso jeito de sentir, de celebrar, de sofrer, de se importar, de aprender e ensinar, de ouvir e de se colocar. Nosso jeito de olhar o mundo, de perceber as pessoas, de acolher, de somar. O que nos importa, comove-nos.

Vem reconhecer um pouco de você ali, no outro!

“E com este espírito de afinidade e de semelhanças, que a nossa comunidade escolar é convidada à mobilização e reflexão sobre as conexões necessárias para o cuidado e o respeito com o nosso planeta.

Mês a mês, entre tantas coisas que nos conectam (sonhos, solidariedade, amor, alegria, grandes causas, sentimentos crenças, natureza, caminhos, ideias, aprender, vida…), vamos tecendo projetos que viabilizem o cuidado com as nossas relações e com a nossa casa comum”.

Chá Literário

Com a proposta pedagógica de incentivar a leitura e socializar as opiniões sobre livros selecionados, nossos alunos do 8º ano realizam o Chá Literário. Entre livros, chás, biscoitinhos e outros quitutes carinhosamente preparados, é possível arquitetar uma “ponte” entre a força emocional que a leitura proporciona e o prazer de estar entre colegas saboreando o alimento que dá energia ao nosso corpo.

O hábito de ler só é possível ser adquirido pela tomada de decisão do leitor. Cabe, então, à escola realizar atividades que favoreçam a formação do gosto pela leitura.

Fanfarra Mirim

Prática rítmica destinada aos alunos do Ensino Fundamental I sob regência de pessoa especializada. Nesta atividade, os alunos desenvolvem habilidades de coordenação motora, rítmo, atenção e disciplina.

É uma atividade muito valorizada por alunos e famíliares, sendo presença obrigatória nos eventos do colégio.

Feira do Conhecimento

Visando à participação ativa dos alunos, nosso colégio realiza, no mês de setembro, a já tradicional Feira do Conhecimento:  um espaço de integração e produção de saber, no qual são apresentados a toda a comunidade educativa – alunos, professores, familiares e escolas de Jaboticabal, da rede pública e particular, atividades acadêmicas   que foram se desenvolvendo ao longo do ano, sob a supervisão e orientação dos professores.

Jogos, oficinas, vídeos, palestras, experiências nos laboratórios, apresentações artísticas como o sarau poético, entre outros, constituem a mostra carinhosamente preparada.

Fieis ao tema proposto, os conteúdos de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática são abordados a partir da imaginação dos alunos.

Repelente funciona mesmo? É possível realizar o lançamento de um foguete? Como fabricar sabão ecológico? Como construir um guindaste hidráulico? Como será o futuro se não cuidarmos do lixo? Dá para aprender matemática brincando? Esses e muitos   outros trabalhos já abrilhantaram as edições anteriores desse notável evento. Muito ainda há a ser feito pelos nossos alunos!

Gincana Solidária

O Grêmio Estudantil do nosso colégio, sob a supervisão dos professores de Educação Física, promove, no mês de outubro, a Gincana Solidária. Nossos alunos do EFII e Ensino Médio são os grandes protagonistas de todas as tarefas e provas exigidas. Dentro dos prazos estabelecidos e de posse do regulamento, trabalhando em equipe, os educandos dividem e organizam diversas provas e atividades propostas, dentre elas, a arrecadação de gêneros  alimentícios, materiais escolares e produtos para higiene pessoal. Toda a arrecadação é enviada a inúmeras entidades beneficentes da nossa cidade.

Natal Cantado pelas Crianças

O “Natal cantado pelas crianças” é um evento que aborda os grandes temas bíblicos referentes à verdadeira história do nascimento de Jesus – da Anunciação à visita do Reis Magos – entremeados por textos narrativos, encenações, cantos e músicas instrumentais.

O jardim que ornamenta a fachada do prédio central do Colégio é palco e plateia no entardecer de um dia muito esperado tanto pelos envolvidos no espetáculo quanto pelas famílias e comunidade que recebem, de maneira especial, nossos votos de Feliz Natal.

Todo o Colégio se envolve no acontecimento, desde sua preparação, confecção de adereços utilizados nas janelas, ensaios, figuração, interpretação, cenários, até à reorganização do espaço.

É uma celebração de rara beleza e encantamento que a todos emociona.

Oficina de teatro

Quem nunca brincou de faz de conta? A interpretação, desde as brincadeiras de infância, até o desempenho de diversos papéis em nossa vida adulta, está presente em nosso cotidiano.

A oficina de teatro do nosso colégio, sob a orientação de professor especializado, de forma lúdica, participativa, vem colaborar com os alunos na formação da autonomia, colaborando no desenvolvimento da comunicação, intensificando, a autoestima do educando, sua segurança e confiança no grande palco da vida.

PROERD

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PREOERD), é desenvolvido pela Polìcia Militar do Estado de São Paulo e visa prevenir o uso de drogas entre as crianças do Ensino Fundamental. Essa atividade é norteada por uma apostila onde o aluno é convidado a discutir conteúdos referentes à autoestima, bullying, uso de drogas e resolução de conflitos.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura de paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

Sarau poético

O sarau poético é um evento cultural que envolve a Literatura e a arte de representar. Através da teatralização de uma obra literária, os alunos do Ensino Médio encantam pais, professores e estudantes com uma produção cuidadosamente preparada, envolvendo seleção de elenco e análise da obra encenada.

Viagens Pedagógicas

As Viagens Pedagógicas são aulas de campo que buscam integrar os conteúdos teóricos com a prática, permitindo ao estudante vivenciar lugares, aprofundar conhecimento dado em sala de aula e experimentar contextos e situações diferentes. Desde a apresentação da proposta aos pais até o retorno do passeio há um caminho que supõe organização, questões práticas, enfim, inúmeras situações que favorecem a autonomia.

A teoria aprendida em sala pode ser ampliada além dos muros da escola, quando há um eficaz planejamento sobre a viagem a ser realizada pela turma.

Projetos Sociais

Nossos alunos são motivados a construir sua cidadania através de diversos projetos sociais, que contam com diferentes atividades, sempre objetivando proporcionar a eles oportunidades para tornarem-se parte da solução dos problemas da sociedade. O comprometimento social é motivado através de uma educação em valores, num ambiente de reflexão a respeito dos direitos e deveres de todos, incluindo as minorias com suas expressões culturais, seu modo de ser e de agir.

Projetos Ambientais

Horta: em um novo espaço verde do Colégio, o Bosque Santo André, damos continuidade ao projeto da Horta, onde as crianças plantam e cuidam de vários legumes, verduras, chás e temperos. O cuidado do espaço favorece o entendimento do ciclo de desenvolvimento das plantas, bem como incentiva e valoriza o hábito de uma alimentação saudável.

Minhocário e Composteira: O cuidado com o meio ambiente é um dos estandartes dos nossos dias. Urge à escola formar pessoas que se propõem a cuidar da nossa “casa comum”, o planeta Terra, e nele  possam atuar de modo prático e eficiente para a conservação dos recursos naturais, biomas, ecossistemas e nichos ecológicos, assim como da qualidade de vida diária e dos espaços imediatos de convivência.

Considerando esse princípio da educação, sabemos que ações práticas são capazes de gerar compromisso, ações, atitudes e capacidades que motivem, estimulem e fortaleçam a construção de um presente/futuro sustentável.

Nosso espaço escolar é  privilegiado! Nele, sob a orientação de professor especializado, composteira e minhocário foram instalados, projetos que muito contribuem para a formação de práticas sustentáveis!

Shares
Share This