Na tarde de ontem, educadores, colaboradores, equipes pedagógicas e pastoral estiveram presentes na apresentação da Campanha da Fraternidade de 2025.
Criada em 1962, a campanha da fraternidade é apresentada todo ano, na quarta-feira de cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.
Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade é: Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Segundo o “Texto Base” da Campanha, o objetivo desta temática é propor uma espécie de conversão ecológica, chamando os cristãos a se sentir parte do meio ambiente e a cuidar dele, como guardiões. Todo o embasamento do tema leva em conta alguns textos, como a Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si”, onde o Pontífice fala justamente de temas socioambientais. O documento completa 10 anos em 2025. Outra referência é o “Cântico das Criaturas”, de São Francisco de Assis, que este ano completa 800 anos e a realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia.
O lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31) reforça a ideia de que a criação divina deve ser preservada e respeitada. A iniciativa nos convida a refletir sobre a nossa relação com a natureza e práticas sustentáveis para a construção de um mundo mais justo e equilibrado.
Agradecemos a presença do Padre Jarbas Brandini Dutra, pároco da Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Esse chamado da Igreja se estende às escolas católicas que, em suas missões evangelizadoras, se comprometem com a educação integral dos estudantes.
Projeto Coletivo 2025 “Casa comum, coração comum: o compromisso de cuidar”.
Confira o Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2025 (Clipe Oficial)