A aluna Juliana Gomes Bozzo da 3ª série teve seu projeto de lei pré-selecionado para a 15ª edição da Jornada do Parlamento Jovem Brasileiro de 2018, a ser realizada em Brasília em outubro. Ela é a única representante de São José do Rio Preto que avançou para a 2ª etapa de seleção, em que serão escolhidos apenas 11 jovens do Estado de São Paulo, número proporcional à quantidade de deputados estaduais paulistas na Câmara.

O projeto da nossa aluna foi avaliado pela Secretaria Estadual de Educação junto a centenas de outras propostas de leis, elaboradas por estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas. Esses projetos seguem normas rigorosas para atenderem à estrutura e à funcionalidade de um verdadeiro projeto de lei que será, durante a Jornada, discutido e sabatinado pelo conjunto de Jovens Deputados, que se organizarão em comissões temáticas.

Juliana Gomes Bozzo dedicou-se em seu projeto de lei à criação de um “Comitê da Mulher Indígena”, com a finalidade de assegurar que os direitos das mulheres indígenas sejam devidamente cumpridos e de prover o acesso a informações e a instruções para este grupo social. O foco é fortalecimento das mulheres indígenas dentro de suas comunidades e da esfera política do país. A temática escolhida pela nossa aluna é de grande importância no cenário contemporâneo em que se buscam formas de afirmação e de respeito às culturas originárias brasileiras.

Muitos dos projetos apresentados em edições anteriores do Parlamento Jovem Brasileiro foram encampados por deputados e tornaram-se, efetivamente, leis nacionais. É o caso dos temas: atenção integral às pessoas com doenças raras no SUS; obrigatoriedade de exames oftalmológicos e auditivo da rede pública de ensino; licença-maternidade ampliada em caso de gestação múltipla ou adoção de mais de uma criança.

A equipe do Colégio Santo André parabeniza a aluna Juliana Gomes Buzzo e sua família pela conquista e segue confiantemente na torcida pelo sucesso na próxima etapa para que seu projeto possa tornar-se também parte das leis brasileiras, concretizando a participação política e cidadã de nossos jovens!