Desde o dia 23 de março, após o afastamento dos alunos, embasado em determinações dos órgãos competentes das Secretarias Estaduais da Educação e da Saúde, devido à expansão da pandemia de COVID-19, provocada pelo novo Corona Vírus, os estudantes vêm dando prosseguimento ao conteúdo programático a distância, através das atividades enviadas pelo aplicativo escolar.

Com o intuito de dar continuidade ao desenvolvimento do trabalho pedagógico com foco em conteúdos e habilidades específicas e manter o acompanhamento das atividades feitas neste período, a partir de amanhã, 1º de abril, todos os nossos alunos passam a ter aulas através de plataformas LMS.

Mas afinal, o que é LMS?
LMS (Moderna.Compartilha e Iônica FTD) é a abreviação para Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, no Brasil também conhecido por alguns como AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem ou plataforma. Todos esses termos significam o mesmo tipo de sistema.

Estas plataformas contam com recursos para o acompanhamento do progresso dos usuários, assim como a distribuição de conteúdo.

Estes conteúdos podem ser vídeos, áudios, PDFs, arquivos em geral, links externos, etc. Além dos fóruns, uma ferramenta importante, para que, de forma organizada, os alunos possam tirar dúvidas diretamente com seus professores.

E por quanto tempo essa medida vai persistir? Ainda não sabemos, mas continuamos diariamente atentos às determinações dos órgãos competentes, baseadas em análises técnicas, científicas e jurídicas, as quais seguiremos sempre, com o objetivo de garantir o melhor para os alunos e para as famílias.

A experiência de ensino a distância, na forma como está sendo imposta ao cenário brasileiro devido à crise do coronavírus exigirá um pouco de paciência dos pais e dos alunos diante dos imprevistos envolvendo a tecnologia, que muitas vezes nos deixa na mão. É necessário sermos resilientes.

Contem conosco! Juntos superaremos este momento tão inusitado em nossas vidas.