Estudei durante grande parte da minha vida no Colégio Santo André, durante todo o Ensino Fundamental e Médio. Minhas principais amizades foram feitas em suas salas de aula, assim como grandes aprendizados meus ocorreram no Colégio e, se hoje consegui realizar meu sonho, com certeza, muito devo ao Santo André.

Em relação a conteúdo pedagógico, o Colégio não difere de outras escolas – não há espaço para variação no contexto de vestibular. No entanto, as oportunidades acadêmicas fora da sala de aula são um diferencial importante. Ao participar de Olimpíadas, temos contato com outras esferas de aprendizado fora do padrão de sala de aula, de novos conteúdos a novos modos de resolução de problemas. Ao assistir a palestras e seminários, vemos o lado prático de conteúdos que muitas vezes são apenas teóricos, facilitando seu entendimento e permitindo que vejamos aplicações práticas para o que aprendemos. Ao irmos a Feiras de Profissões, realizadas no próprio Colégio ou em Universidades, temos contato com profissionais de diversas áreas e passamos a ter uma ideia melhor sobre o que nos espera no mundo profissional.

Ainda assim, o diferencial do Santo André reside em outro aspecto: o lado humano. Enquanto outros colégios instauram um clima de competição entre os próprios alunos, pressionando-os e colocando em cheque sua saúde mental, o Colégio vê seus alunos como pessoas, não como números ou clientes. A mentalidade de “eu contra você por uma vaga” não está presente, sendo substituída por “nós por ela [a vaga na universidade]”. Alunos, que muitas vezes disputam as mesmas vagas, ajudam-se e veem uns aos outros como colegas, não concorrentes.

Além disso, os projetos sociais realizados na Pastoral foram fundamentais para abrir meus horizontes e me retirar da minha bolha. Ao visitar uma creche pública em uma região carente, temos contato com crianças de realidades diversas, muitos sem um ambiente familiar estável e desprovidos dos privilégios que tomamos como garantidos. Ao frequentarmos o centro Lucy Montoro, conversamos com pacientes que lutam, todos os dias, para tentarem recuperar um pouco da normalidade em suas vidas e nos chocam com sua persistência e infinita esperança, ainda que nas situações mais complicadas. Tenho certeza que, durante minha formação médica, todas essas experiências refletirão em um profissional e, principalmente, um ser humano melhor. A formação do Colégio Santo André vai além da acadêmica: forma seres humanos preparados para lidar com outras pessoas e as verem como são – seres humanos.

Agradeço à equipe de gestão, aos funcionários e aos professores pelos anos que estudei no Colégio Santo André. E aos alunos, vale acreditar, estudar e perseverar em seus sonhos.