As equipes do Colégio Santo André estão com tudo na 10ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), com 21 estudantes representando 7 equipes classificadas para a “Grande Final”, em Campinas.

Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ONHB é composta por seis fases on-line, com duração de uma semana cada. Por fim, as equipes participantes são convocadas para uma última fase, realizada na própria Unicamp. Nessa fase final, alunos e alunas realizam uma prova dissertativa e participam da premiação, momento em que os medalhistas de bronze, prata e ouro são divulgados.

Em 2018, a ONHB bateu recorde de inscritos, com mais de 55 mil estudantes de todas as regiões do Brasil, somando um total de 14.387 equipes. O Colégio Santo André não ficou atrás e, com o esforço conjunto de estudantes e professores, também bateu o seu recorde de participação, com 285 estudantes reunidos em 95 equipes.

Não é para menos, pois, desde que a ONHB entrou no calendário oficial de atividades do nosso colégio, o envolvimento de estudantes e docentes não parou de crescer.

A ONHB se tornou tão importante em nosso calendário em decorrência de sua faceta interdisciplinar, da motivação para leituras de diversas linguagens, da produção de atividades acadêmicas próprias, compreensão de documentos históricos e pela sua contribuição para o desenvolvimento da autonomia dos nossos estudantes, além do espírito de colaboração.

Equipes classificadas:
Professor Orientador Armando Viana Júnior
Os Lothbroks
Todos de Pé

Professor Orientador Eduardo Alves Lima
As Lampionas e o Bonito
Capivaras Históricas
Gaia
Sete Pragas Urbanas
Macacos do Ártico