Ao longo do 2º semestre de 2019, nas aulas de Técnicas de Redação especialmente voltadas para a preparação para os mais importantes vestibulares nacionais, um tema ganhou destaque: o papel da ciência. Foram várias aulas específicas discutindo e produzindo sobre a temática a partir de propostas autorais, textos acadêmicos e jornalísticos de referência, além do uso constante dos parâmetros reais de correção usados em bancas examinadoras. Particularmente, nas aulas voltadas para FUVEST, os critérios e o tema foram abordados. Além disso, motivados pelo atual contexto tecnológico, os alunos do Ensino Médio do Colégio Santo André produziram uma série de podcasts de divulgação científica que foram veiculados na rádio do Colégio.

Essas experiências são importantes para os alunos, não só porque os preparam assertivamente para os exames vestibulares mais concorridos, mas também porque os insere em debates contemporâneos nacionais e mundiais. Isso contribui para sua formação integral, a partir do cultivo de valores como ética, responsabilidade, autoria e combate à desvalorização da ciência e dos saberes.

De acordo com a professora doutora e orientadora da área de Linguagens do Colégio Santo André, Maria Teresa Martins Guirado, é primordial para o sucesso dos alunos, em especial, os vestibulandos, estarem em contato com grandes temáticas como a da importância da ciência de modo contínuo, aprofundado e reflexivo para que possam compreender seu papel da sociedade, além de sentirem-se mais preparados para processos seletivos como os do ENEM, da FUVEST e da UNICAMP.