Durante três semanas, os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santo André participam de rodadas de debate de temas da atualidade usando regras das Simulações das Assembleias do Conselho de Segurança da ONU. A atividade faz parte das aulas de Técnicas de Redação e acontecem há 4 anos, sempre com o propósito de promover a autonomia dos alunos, o exercício de estratégias de argumentação e a prática da construção do consenso. Os alunos se organizam por equipes que representam países e discutem assuntos escolhidos por eles próprios,  tais como saúde, educação, economia, armas nucleares e meio ambiente. Tomam como fundamentos a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os 17 Objetos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e todo o repertório construído ao longo das aulas de Ciências Humanas. Ao final de cada rodada de debates, produzem redações sobre os temas discutidos a partir dos modelos textuais dos principais vestibulares. O Colégio Santo André apoia ações como essa na certeza de que elas aliam-se à sua missão de formação integral  do cidadão.

As simulações da ONU estão presentes em grandes universidades que oferecem bacharelado em Relações Internacionais e muitos alunos do Colégio Santo André se inspiram nessa atividade para escolher a sua carreira ou mesmo confirmar a sua opção, experimentando um pouco o lugar de discussão que em breve ocuparão na faculdade e, mais tarde, numa possível carreira diplomática.

“Eu decidi que prestaria Relações Internacionais no segundo ano do Ensino Médio e fazer as simulações da ONU do CSA durante meu terceiro e último ano só me fizeram ter mais certeza do curso que eu havia escolhido! As discussões sobre temas mundialmente importantes me deixavam mais próxima da minha sonhada graduação, além de me auxiliarem com repertórios e conhecimento de mundo na época dos vestibulares. Hoje, faço parte de um grupo de extensão sobre simulações da ONU na UNESP de Franca e só tenho a agradecer por essa prática que o Colégio Santo André me apresentou”, comenta a ex-aluna do colégio, Isadora Squiaveto, atualmente cursando Relações Internacionais na UNESP de Franca.