Teatro

A casa sonolenta faz parte da coleção Abracadabra que inclui outras obras consagradas da autora americana Audrey Wood e do ilustrador Don Wood, como O rei bigodeira e sua banheira e Os dez porquinhos. O livro apresenta um enredo acumulativo que encanta as crianças, através de repetições que dão um tom sonolento à leitura. A cada página, novos personagens aparecem para dormir na cama, até que uma pulga saltitante pica o rato e começa a acordar todos os outros.  Fonte: A Taba

Entrevista

Série de entrevistas – “Pra sempre Santo André”.

Por quanto tempo você estudou no Colégio Santo André? (a partir de que série ou ano?)
Por quatro anos. Do 9° ano até o 3° do Ensino Médio, pude ter o colégio como uma segunda casa, onde foi possível estudar e construir, juntamente aos professores, funcionários e amigos, uma base que me preparasse para projetos futuros.

Como foi a sua trajetória e quais as suas principais lembranças ou experiências vivenciadas no Colégio Santo André?
Quando penso na minha trajetória, primeiramente lembro que não teria conquistado muitos dos meus sonhos se não fosse pelo amparo das pessoas que conheci lá no colégio. Por vezes, temos a tendência de valorizar mais as grandes conquistas, como o vestibular e as olimpíadas, no meu caso em espacial, ir para Brasília e representar a juventude de São Paulo. Claro, são extremamente importantes e também momentos inesquecíveis. Mas penso que o carinho, a atenção, o companheirismo dos professores são as experiências que, de fato, me marcaram e me fazem sentir saudade.

Fale um pouco sobre a faculdade e sobre o curso que você foi aprovado. (Onde fica, concorrência, características, áreas de atuação do curso, etc.)
Hoje, estudo direito na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. O direito é um curso que muito se encontra com os valores compartilhados pelo colégio. Não é raro estudar princípios como a dignidade da pessoa humana em minhas aulas. Para entrar na UFU, é possível usar a nota do Enem, mas também existe a alternativa do vestibular próprio que acontece no meio do ano. As áreas de atuação do direito são múltiplas, mas, sem dúvida, o colégio me influenciou quando precisei escolher meus objetivos. Por exemplo, atualmente, trabalho com política de prevenção à criminalidade, que muito se relaciona aos ideais que movem os projetos sociais proporcionados pelo colégio. Além disso, realizo pesquisa na área de filosofia jurídica, buscando pensar como a formação de nossa cidadania é afetada hoje.

Durante o Ensino Médio, como você se preparou para os vestibulares? (como foi a sua Rotina de estudos)
Durante o Ensino Médio, busquei, desde o primeiro ano, construir uma rotina de estudos que pudesse ser intensificada no terceiro. Sempre procurei valorizar muito a sala de aula como o principal ambiente de aprendizagem. Assim, seria mais fácil aprender com a ajuda dos professores, que poderiam corrigir os erros e tirar as dúvidas. Além disso, acredito que os simulados e os vestibulares como treineiro contribuem para a experiência. Particularmente, penso que a participação em olimpíadas, como a de História Nacional, e a simples tentativa em projetos extracurriculares formam uma bagagem que ajudará não apenas nas provas, mas também na vida universitária.

Qual foi o papel do Colégio na sua formação geral e, em especial, na sua preparação para os vestibulares? (Papel da estrutura da escola, professores, etc)
A maior herança que o colégio me deixou foi o incentivo dos professores para que eu pudesse, vamos dizer, “pensar fora da caixinha”. Este ensinamento que nos induz a transformarmos a nossa realidade é essencial para a nossa formação cidadã. Não existe mudança sem jovens engajados no pensamento crítico. Aliás, a estrutura do colégio em si já representa uma alternativa, com áreas arborizadas, espaços de convívio que destoam daquilo que vemos fora de lá. É claro que o Santo André, enquanto professores e todo amparo fornecido para nossa trajetória, foi essencial para “passar no vestibular”. Mas o que não podemos esquecer é que, muito além de uma chave para a entrada no mundo acadêmico, os professores, sustentados na filosofia do colégio, nos fornecem uma base para sabermos que somos capazes de lutar para conquistar nossos sonhos. Principalmente, quando nossos objetivos estão ligados aos princípios de valorização do humano.  Por último, prefiro terminar com o trecho final do texto que tive a honra de ler na cerimônia de formatura: Sobretudo, tenho a confiança de que, se um dia enxergarmos mais longe, é porque, na verdade, estivemos com os pés apoiados sobre os ombros de verdadeiros gigantes. Enfim, quem me dera com essas simples palavras poder expressar o muito obrigado, o sincero reconhecimento e a singela homenagem por serem coautores desse magnífico livro chamado vida.

Expô-Profissões

Escolher uma profissão representa esboçar um projeto de vida, questionar valores, habilidades, o que se gosta de fazer, a qualidade de vida que se pretende ter.

A ideia é que os alunos dos 9ºs anos do EFII  e do Ensino Médio, possam conhecer de perto profissões e mercado de trabalho através dos diversos profissionais convidados.

Participe você também da 19ª Expô-Profissões do Colégio Santo André!
Sábado, 23 de março, das 9h às 13h.

Programação:
Para pais
Para alunos

Inscrições Online:
Para alunos do Colégio

Detetive

Os alunos do 7º ano tiveram uma aula onde deviam investigar um crime, divididos em grupos, cada grupo recebeu um número de pistas, para assim desvendarem o mistério. O jogo “Detetive” estimula a cognição, a capacidade dedutiva e a imaginação dos alunos.

 

Uma aventura de experiências

Toda criança precisa estimular os sentidos para garantir um crescimento saudável.
O aprendizado dos pequenos não vem só daquilo que ensinamos, mas também de suas descobertas e experiências. Se sujar é uma aventura de experiências!
Dicas para deixar seu filho se sujar:
– Promova uma sessão de pintura ou escultura em casa, em família. Se suje junto com seus filhos: pintem um painel coletivo ou mexam com argila.
– Permita que seu filho mexa na grama, na areia e caminhe descalço sobre superfícies de texturas e temperaturas diferentes.
– Dê a ele brinquedos de materiais diferentes, com diferentes texturas. Evite que a criança tenha só brinquedos de plástico, que tem sempre a mesma textura.
– Apresente a seu filho sons diferentes, colocando-o em contato com brinquedos que façam barulho – não os eletrônicos, mas a partir da intervenção da criança.
– Estimule seu filho a experimentar cheiros diversos: ofereça uma florzinha ou explore com ele os temperos da cozinha. (Fonte: Internet)
E então, que tal se sujar?

Boliche Ecológico

Despertar a consciência sobre a importância de reutilizar recursos é importantíssimo para garantir um futuro melhor para as crianças, e nas aulas, elas aprendem o quanto reciclar e reutilizar é necessário! E por isso, na aula de Inglês, as turmas do 1º ano  aprenderam a jogar boliche, ou bowling, e fizeram seu próprio boliche, utilizando garrafas plásticas, papéis e muita criatividade! As turmas se divertiram jogando o boliche, confira algumas imagens.

Aula Prática

Os alunos dos 9º ano vivenciaram os conceitos de velocidade média na prática, calculando a velocidade média de seus carrinhos de controle remoto e esboçando gráficos das grandezas aferidas. Aplicar os conteúdos traz significado para que a aprendizagem seja efetiva.

99 anos de história

No dia 12 de Março, o Colégio Santo André completou 99 anos, e para comemorar essa data, os alunos cantaram Parabéns, se deliciaram com sorvetes Dio Madona e curtiram o Pocket Show, feito com muito carinho pelos professores, cheio de poesia, música e muita animação!

Confira mais imagens no Facebook.

Pocket Show

A semana está recheada de surpresas, afinal, nosso colégio comemora 99 anos de história e nada melhor do que se divertir, cantar e brincar! Não é mesmo pessoal?

Brincadeiras Populares

Os jogos e as brincadeiras infantis populares desenvolvem, além da imaginação, o espírito de colaboração e a socialização.