Paz no trânsito

Os alunos do Espaço Primavera realizaram juntamente com os professores e voluntários uma passeata reivindicando a paz no trânsito. As crianças confeccionaram cartazes com mensagens e frases enfatizando a necessidade do respeito e calma ao volante.

A passeata ocorreu em volta de todo o Colégio Santo André, e a cada placa sinalizadora, era realizada uma parada para explicar e tirar dúvidas dos alunos.

 

Festa Junina

Vamos juntos celebrar a solidariedade?

A proposta do Arraiá 2018, do Colégio Santo André, “Juntos pela Paz e pela Solidariedade”, é arrecadar alimentos não perecíveis para doação a entidades carentes. “Doar fortifica a esperança e gera o bem”. (Papa Francisco)

Como forma de incentivo à solidariedade, pedimos aos alunos e/ou responsáveis que, ao retirarem as pulseirinhas de identificação para a Festa Junina 2018, DOEM, POR FAMÍLIA, uma das opções abaixo:

Orientações para a retirada das pulseirinhas (pais e alunos):
Onde? Nos setores.
Quando? A partir do dia 28 de maio.
Atenção! Cada família terá direito a 4 pulseirinhas.
Para cada pulseira excedente, um alimento para doação.

Orientações para a retirada das pulseirinhas (ex-alunos):
– A pulseirinha (individual) poderá ser retirada na recepção principal da escola (acesso pela rua Rubião Júnior), ou no dia do evento.
– Traga seu alimento para doação.

Confira o horário de apresentação das danças.

Projeto de vida

Alunos do 4º ano – A receberam o pai da aluna Ana Julia Sartori, que abordou o tema ‘Educação Financeira’.

Esta atividade faz parte do livro Empreendedorismo e Projeto de Vida, Metologia OPEE.

Sobre a Metodologia de ensino OPEE
A OPEE – Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo foi criada com o intuito de propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento e dos projetos de vida da criança e do adolescente. Há mais de dez anos, está presente nos currículos escolares e em projetos de aperfeiçoamento empresarial. Esta metodologia de ensino tem como meta construir as bases cognitivas, atitudinais, comportamentais e emocionais do aluno, aspectos necessários para o pleno desenvolvimento humano, bem como para a construção da empregabilidade e da atitude empreendedora. Atualmente são 120 mil da Educação Básica em todo o Brasil que utilizam o material.

Canais de Atendimento

Uma das principais funções da palavra comunicação é a capacidade de dialogar. Criar uma conexão entre as pessoas, por isso, quando há falha ou ausência de comunicação, muitas informações, ideias ou ações são perdidas e deixam de ter seu efeito maior, o de informar.

Mediante a nossa preocupação em atender com maior agilidade e facilidade os pais, alunos e responsáveis, apresentamos os canais de atendimento para cada necessidade:

Acesse a opção atendimento e selecione o setor desejado:
– Assistente de Direção: Este canal deve ser utilizado para assuntos relacionados ao funcionamento geral do setor, comportamento/disciplina do aluno, bem como agendamento de possíveis reuniões com a assistente do setor.

– Coordenação Pedagógica: Este canal deve ser utilizado para questões pedagógicas de alunos e professores, bem como agendamento de possíveis reuniões com a coordenadora do setor.

– Orientação Educacional: Este canal deve ser utilizado para assuntos relacionados ao desenvolvimento pessoal do aluno, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos no ambiente escolar, bem como agendamento de reuniões com a orientadora do setor.

Canais gerais da escola:
Secretaria: Este canal deve ser utilizado para questões relacionadas aos documentos da vida escolar do aluno, como: dados cadastrais, declaração escolar, histórico escolar, boletim, entre outros.

– Tesouraria: Este canal deve ser utilizado para resolução de dúvidas relacionadas às questões financeiras.

– Fale conosco: Este canal deve ser utilizado como ouvidoria para toda a comunidade escolar, bem como reclamações e sugestões em busca da melhoria dos serviços que a instituição oferece.

– Pastoral Escolar: Este canal deve ser utilizado para questões relacionadas aos Projetos Sociais, Crisma, Missas, Grupos de Jovens e demais assuntos de formação cristã oferecidos pelo colégio.

Dia da família

O evento aconteceu no último sábado, 19 de maio. A abertura ficou por conta de uma apresentação muito animada na quadra do Poliesportivo.
Em seguida, tivemos o belo espetáculo “O Mágico de Oz”, com participação das professoras da Educação Infantil e EFI.
Os pais puderam relembrar a infância e fortalecer vínculos afetivos com os filhos, atitudes tão importantes para as nossas crianças.
Agradecemos a presença de todos e até a próxima!

Laboratório de Ciências

As turmas dos 3º do EFI realizaram atividade prática sobre o transporte de substância das plantas, os alunos puderam observar a importância desse processo na fotossíntese.

 

Apresentação Musical

Primeira socialização do Projeto Coletivo 2018 ‘Juntos pela Paz’, com os alunos do 5º ano do EFI, período da manhã e da tarde.

As crianças cantaram as músicas Trevo e Palavras Repetidas.

Informe-se!

Durante toda a manhã resgataremos a importância de brincar em família, praticar atividades que favoreçam a saúde física e mental, ouvir histórias, além de participar de muitas outras oficinas de brincadeiras.

O evento terá início às 9h e o término às 12h.
A cantina estará aberta durante o evento onde serão servidos: Cachorro Quente, Coxinha, Pastel, Mini pizza, Pão de Queijo, refrigerante e suco.

E para este ano temos novidades!
Os alunos poderão trazer os amigos para participarem do Dia da Família.

Em uma nova ação solidária, este ano, arrecadaremos brinquedos novos e/ou usados para o Projeto Ioiô.
Contamos com a presença de todos!

Aviso importante: 
Comunicamos que o estacionamento do Poli estará fechado nesta sexta-feira, 18 de maio, devido a utilização do espaço para o evento do Dia da Família.

Vem aí!

O Colégio Santo André traz novamente à Rio Preto psicoterapeuta, escritor e palestrante Leo Fraiman.

Leo é autor da Metodologia OPEE, adotada atualmente por mais de 150 escolas em todo o Brasil, e também do livro “Como Ensinar Bem”, pela Editora OPEE, além de outros títulos publicados nas áreas de Orientação Profissional, Familiar e de Educação.

ATENÇÃO! Inscrições online a partir do dia 28 de maio.
Palestra gratuita para pais e educadores do Colégio Santo André.

Quinta-feira, 21 de junho, às 19h30.
Vagas limitadas à lotação do auditório. Participe!

Entrevista

Tudo o que queremos conquistar começa a partir de sonhos, sonhos como ser um grande jogador de futebol, médico e até artista circense, como é o meu caso.

Este meu sonho começou quando tinha quatro anos. Comecei a ficar obcecado por circo desde essa idade quando minha mãe me mostrou um filme de um espetáculo da empresa Cirque du Soleil. A partir de então, meus olhos não mais mudaram de foco. Essa é a empresa de circo mais conhecida do mundo, com mais de vinte espetáculos criados que estavam ou estão ainda espalhados ao redor do nosso planeta, como em Las Vegas, Riviera Maya e até em parques da Disney. E foi dessa maneira que o meu maior sonho surgiu.

Como em qualquer sonho grande, a persistência deve ser maior. Entre vários espetáculos que assisti em DVDs, descobri a minha maior habilidade atual: o diabolo. É um brinquedo oriental, mais conhecido como “iôiô chinês”. Treinando quase todos os dias e buscando aprender mais nesses oito anos, consegui me apresentar em diversos lugares de diversas cidade junto ao Grupo Lígia Aydar. Tudo para conseguir um dia participar de um desses magníficos espetáculos canadenses.

Neste ano vou me mudar para o Montreal, ao lado da sede do Cirque du Soleil, mas ainda não nela, e sim na École Nationale de Cirque de Montréal. Uma das escolas de circo mais conhecidas do mundo.

Quando minha mãe descobriu essa escola, pensamos que a melhor forma  de conquistar este sonho concorrido seria estudar nela. A ENC (École Nationale de Cirque) fornece aulas acadêmicas como qualquer outra, mas o que a diferencia das outras é que um de seus focos está na formação profissional de artistas, onde muitos acabam trabalhando com suas próprias performances; abrem suas próprias escolas circenses; ou até trabalhando na graciosa Cirque du Soleil.

As audições mundiais começaram no final de 2017, foi quando a jornada para este novo foco começou. Primeiro gravamos um vídeo com os exercícios exigidos; mais tarde tivemos uma entrevista (em inglês e francês); depois provas escritas de cinco horas (duas de matemática, uma redação em inglês e outra em francês, uma de conhecimentos gerais e outra sobre a cultura canadense); novamente outra entrevista (em inglês e francês) e finalmente o resultado, que depois de seis meses, vimos o “aprovado”.

  Agora com essa nova trajetória, estarei mais perto de alcançar meu objetivo. Tudo, pela dedicação, disposição, esperança e muito suor.

  Vitor Martinez Silva, 8º ano – B.