Alunos, professores e toda Comunidade Escolar pode observar o projeto de artes visuais o “Poética da Cidade – Capítulo 1 – Retratos da História”, do fotógrafo Vitão Natureza. A exposição  é formada por diversas fotografias que contam a história de figuras icônicas de São José do Rio Preto.

Você conhece o Jhow da Banca, que veio de São Paulo pra fazer sua vida em Rio Preto? E o Prezado, piauiense de Canto do Buriti que veio pra cá tentar a sorte e hoje é dono de bar? E a Maria Edes, baiana casada com rio-pretense que é craque do acarajé e da tapioca? É justamente com objetivo de dar vez a pessoas comuns que Vitão Natureza criou o “Poéticas da Cidade”, projeto contemplado com o Prêmio Nelson Seixas 2017 na modalidade Fotografia (categoria Artes Visuais).

“O projeto vai circular em espaços públicos da cidade para que população, principalmente a que normalmente não tem acesso, participe das atividades culturais. Este é um dos pontos centrais do meu trabalho, alinhado com o que foi exigido no Nelson Seixas: levar cultura para todos, em todos os lugares”, explica o fotógrafo Vitão Natureza.

Segundo ele, o propósito com a iniciativa é valorizar a história da cidade valorizando a história das pessoas que nela vivem. “Um lugar só é da maneira como o conhecemos graças a quem se dedica a ele, tem a sua vida e os seus sonhos. Ao mesmo tempo, procuro desmistificar a ideia de que apenas as autoridades merecem ser representadas, quando na verdade esta é uma história feita por todos, sem distinção”, afirma.

Por essa razão é que Vitão foi às ruas abordar pessoas comuns. E entre cliques e papos, muitas e surpreendentes histórias vieram à tona. Desde quem veio aqui pelo acaso, atraído pela boa fama de Rio Preto, veio para estudar ou mesmo estava apenas a passeio e acabou fincando raízes.

“Serão 140 fotos expostas e cada local da exposição terá 20 fotos. Vou espalhar fotografia e a história da nossa cidade. Resumidamente, o projeto significa isso: retratos de pessoas que eu abordei na rua e que ainda abordarei mais para contar um pouco das suas histórias, e as histórias delas com a cidade. Dessa forma, vou estar contando a história da cidade através da história dessas pessoas”, diz Vitão.

Quem é

Victor Augusto Ferreira da Silva, o Victor Natureza, tem 31 anos. Formado em Ciências Sociais com pós-graduação em Sociologia Política, teve como primeiro mestre Jorge Etecheber. Do ajuste entre os debates ideológicos na universidade e o encanto pela imagem enquanto arte, brotou a matéria-prima de Vitão.

Premiado no 1º Prêmio de Fotografia Edson Baffi (2º Lugar na Categoria Livre), também atua profissionalmente fazendo a cobertura de diversos eventos como o Janeiro Brasileiro da Comédia, FIT, Sarau Urbano, Planeta Rock, Boomdesigne, Encontro das Tribos, Mostra Cênica, entre outros, além de realizar documentários.