CSA e os Direitos das Crianças

Crescer em um ambiente adequado, harmonioso e acolhedor; ter acesso à educação, alimentação, saúde e afetividade é direito de toda criança! Por isso, proporcionar uma infância saudável e um crescimento adequado aos pequenos é dever de toda sociedade! Além da importância do desenvolvimento físico, mental, afetivo, social, moral e espiritual.

Por isso é sempre muito importante reforçar a necessidade de se assegurar o cumprimento desses princípios que estão definidos na Declaração Universal dos Direitos das Crianças, aprovada pelas Nações Unidas, no ano de 1959, que são eles:

1 – Todas as crianças, independentemente de cor, sexo, língua, religião ou opinião, têm os direitos a seguir garantidos.
2 – A criança será protegida e terá desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social adequados.
3 – Crianças têm direito a nome e nacionalidade.
4 – A criança terá direito a alimentação, recreação e assistência médica.
5 – Crianças deficientes terão tratamento, educação e cuidados especiais.
6 – A criança precisa de amor e compreensão.
7 – A criança terá direito a receber educação, que será gratuita pelo menos no grau primário.
8 – As crianças estarão, em quaisquer circunstâncias, entre os primeiros a receber proteção e socorro.
9 – A criança será protegida contra qualquer crueldade e exploração. Não será permitido que ela trabalhe ou tenha ocupação que prejudique os estudos ou a saúde.
10 – Toda criança terá proteção contra atos de discriminação.
Fonte: Folha de São Paulo

No Brasil, os direitos das crianças estão amparados pela lei n.º 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A lei prevê medidas para garantir condições de vida saudáveis e dignas para crianças (até 12 anos) e para adolescentes (até 18 anos).

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Reunião de Pais

Por iniciativa das Irmãs de Santo André o Espaço Primavera volta a atender as crianças de forma emergencial, das 8h às 16h, envolvendo atividades escolares, alfabetização e tarefas.

Luz e Sombra

A infância é construída a partir de experiências significativas!

Nas brincadeiras envolvendo luz e sombra é possível experimentar sensações por meio de cor, luz e transparência, além de desenvolver múltiplas linguagens; um processo de reconhecimento da aprendizagem e do desenvolvimento integral da criança, no qual cria e recria, usa sua imaginação e organiza o espaço a qual está inserida.

Interdisciplinary Studies: Model

Interdisciplinary Studies about a planned city: Geography, History, and English.

As maquetes são excelentes ferramentas de incentivo ao aprendizado!

Elas foram utilizadas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental para representação do conteúdo visto nas aulas das disciplinas de Geografia, História e Inglês.

Com a ajuda das famílias, em uma atividade extraclasse, construíram maquetes confeccionadas através da utilização de material reciclável para demonstrar alguns elementos da cidade.

Todas tiveram um resultado excelente e representaram com clareza o conteúdo adquirido, além de aprimorar, através de uma atividade lúdica e criativa, o vocabulário que está sendo estudado nas aulas de Língua Inglesa.

Circuito Movimento

O movimento é parte integrante da construção da autonomia e da identidade, uma vez que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância.

Confira a atividade realizada com as turmas do Maternal!

Representação Geométrica

Alunos do 5º ano – E durante aula de Matemática envolvendo o uso do compasso através da associação dos movimentos de giro com uma representação geométrica.

Modelo Atômico

“Flecha Alfa”, com o professor de Química, Bruno Corte.

O experimento realizado com alunos do 9º ano, sobre a emissão de partículas Alfa, demonstrou, através da prática do tiro com arco, como essas partículas eram lançadas.

*Arco e flecha foram devidamente higienizados antes do manuseio de cada aluno.

Jogar Peteca

O nome “peteca”, de origem Tupi, significa “tapear”, “golpear com as mãos”.

Por meio do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr e pular, além de habilidades como a coordenação, o equilíbrio e a coletividade.

Os pequenos se divertiram muito com a brincadeira. Foi incrível!

Acesse os boletos online

Acesso ao Novo Portal Educacional/Boletos

Para acessar o novo Portal Educacional da TOTVS acesse o Link do Portal Educacional
Usuário: CPF Somente números
Senha: Data de nascimento (somente números)
Ex. Usuário: 01234567809
Ex. Senha: 10121980

– Você também pode optar por receber os seus boletos de maneira eletrônica DDA (Débito Direto Autorizado) e pagar em poucos cliques, para isto, bastar procurar a instituição bancária de sua preferência e saber como se cadastrar para utilizar.

Atenção! Antes de pagar seu boleto, certifique-se de alguns dados:
– O boleto é gerado somente através do SANTANDER.
– O beneficiário é Associação Literária e Educativa Santo André.

Em caso de divergência/dúvida entre em contato com a Tesouraria do Colégio pelo 3214-7121.