Soltando a imaginação

Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.
Os contos de fadas conseguem deixar fluir o imaginário e levar a criança a ter curiosidade, que prontamente é respondida no transcorrer da leitura dos contos.

É uma possibilidade de descobrir o mundo colossal dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam, de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo encarados ou não, resolvidos ou não, pelas personagens de cada história.

Dessa forma, a leitura dos contos de fadas na Educação Infantil se faz importante, pois através deles as crianças poderão formar-se e informar-se sobre a vida e os ambientes que as cercam.

As turmas do Jardim I confeccionaram seus castelos com material reciclável. É hora de brincar, imaginar e se divertir!

Acompanhe nossas atividades diárias pelo Instagram @csa_rp
#CSAemcasa #LogoEstaremosJuntos

Fábulas e a caixa de histórias

Projeto “Fábulas e a caixa de histórias”.
Desde os tempos antigos, as pessoas costumam contar histórias. Ainda que os modos de contá-las possam variar em diferentes épocas, o que é mais importante permanece: cada um tem o seu jeito de contar…

Nesse projeto, os alunos do 3º ano da manhã trabalharam o gênero textual de uma forma lúdica e muito criativa. Contar uma fábula em uma caixa de histórias confeccionada por eles.
Olha só no que deu!

Acompanhe todas as fábulas e também nossas atividades diárias pelo Instagram @csa_rp
#CSAemcasa #LogoEstaremosJuntos

Arte em casa

“Arte em casa!” foi o projeto desenvolvido nas aulas de Arte da Prof.ª Doroteia Marra com os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santo André no mês de maio. A proposta foi a recriação de obras de arte, escolhidas pelos alunos, em casa, com objetos caseiros e colocando-se como parte da obra. A atividade prática visou mobilizar os estudantes a aprofundar seu contato e seus conhecimentos sobre obras de arte que são analisadas e contextualizadas durante as aulas pela docente.

Tal trabalho insere-se no âmbito das expectativas da Base Nacional Comum Curricular, documento norteador da educação básica no Brasil, à medida que contempla uma das competências gerais, ligada ao uso de diferentes linguagens, entre elas a artística, para expressar-se e partilhar experiências. Também dialoga com o que o documento prevê para o Ensino Médio: diversificação do repertório cultural dos alunos bem como o desenvolvimento do senso estético com o uso das tecnologias digitais, com autonomia, protagonismo e autoria. Vale a pena conferir!

Acompanhe todas as obras no Instagram do CSA @csa_rp
#CSAemcasa #LogoEstaremosJuntos

Aulas online

Alunos e professores retornaram às aulas no último dia 4 de maio. A retomada dos conteúdos aconteceu de forma online, onde alunos e professores puderam interagir em tempo real, participando de momentos importantes como acolhida, reunião com os pais e também de reencontros.

Durante o período de ensino remoto, continuaremos a utilizar as plataformas FTD Iônica (EFII e EM) e Moderna (EFI) e além das atividades online por meio das plataformas Microsoft Teams (Infantil, EFII e EM) e Google Meet (EFI). Inaugurando assim, uma nova fase de ensino e aprendizado, oferecendo todo apoio necessário às famílias e aos alunos.

Seguimos juntos!
Bem-vindos de volta!

Acompanhe nossas atividades diárias pelo Instagram @csa_rp
#CSAemcasa #EuCuidoDaVida #SerProfessor #LogoEstaremosJuntos

Confira também algumas dicas importantes para as salas de aula online, assista ao vídeo.

 

Volta às aulas

Estaremos mais perto a partir de 4 de maio!
A retomada dos conteúdos será online, onde alunos e professores poderão interagir em tempo real.

Continuaremos a usar as plataformas FTD Iônica (EFII e EM) e Moderna (EFI) e além disso os estudantes participarão de atividades online por meio das plataformas Microsoft Teams (Infantil, EFII e EM) e Google Meet (EFI). Inauguraremos uma nova fase de ensino e aprendizado, oferecendo todo apoio necessário às famílias e aos alunos.

Seguimos juntos!
Bem-vindos de volta!

Plataformas educacionais

Desde o dia 23 de março, após o afastamento dos alunos, embasado em determinações dos órgãos competentes das Secretarias Estaduais da Educação e da Saúde, devido à expansão da pandemia de COVID-19, provocada pelo novo Corona Vírus, os estudantes vêm dando prosseguimento ao conteúdo programático a distância, através das atividades enviadas pelo aplicativo escolar.

Com o intuito de dar continuidade ao desenvolvimento do trabalho pedagógico com foco em conteúdos e habilidades específicas e manter o acompanhamento das atividades feitas neste período, a partir de amanhã, 1º de abril, todos os nossos alunos passam a ter aulas através de plataformas LMS.

Mas afinal, o que é LMS?
LMS (Moderna.Compartilha e Iônica FTD) é a abreviação para Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, no Brasil também conhecido por alguns como AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem ou plataforma. Todos esses termos significam o mesmo tipo de sistema.

Estas plataformas contam com recursos para o acompanhamento do progresso dos usuários, assim como a distribuição de conteúdo.

Estes conteúdos podem ser vídeos, áudios, PDFs, arquivos em geral, links externos, etc. Além dos fóruns, uma ferramenta importante, para que, de forma organizada, os alunos possam tirar dúvidas diretamente com seus professores.

E por quanto tempo essa medida vai persistir? Ainda não sabemos, mas continuamos diariamente atentos às determinações dos órgãos competentes, baseadas em análises técnicas, científicas e jurídicas, as quais seguiremos sempre, com o objetivo de garantir o melhor para os alunos e para as famílias.

A experiência de ensino a distância, na forma como está sendo imposta ao cenário brasileiro devido à crise do coronavírus exigirá um pouco de paciência dos pais e dos alunos diante dos imprevistos envolvendo a tecnologia, que muitas vezes nos deixa na mão. É necessário sermos resilientes.

Contem conosco! Juntos superaremos este momento tão inusitado em nossas vidas.

Informe de rendimentos

Comunicamos aos responsáveis financeiros que o informe para a Declaração do Imposto de Renda já está disponível no site do colégio, através da aba Família – Acadêmico Financeiro (SAF).

Pais/Responsáveis devem acessar utilizando (CPF com ponto e traço).
Em caso de primeiro acesso a senha será os seis primeiros dígitos do CPF (sem ponto).

Siga os seguintes passos para obter o seu Informe de Rendimentos para o Imposto de Renda:
1. Entre no SAF com o CPF com pontos e traço e a senha;
2. Clique em “Boleto” no menu lateral esquerdo;
3. Clique em “Informe para Imposto de Renda – 2019” para fazer o download do pdf.

Ensino a distância

Senhores Pais ou responsáveis,

Dando continuidade ao nosso calendário escolar, informamos que as atividades diárias serão encaminhadas via aplicativo e também pelas plataformas correspondentes ao material escolar (Moderna Compartilha e FTD) a partir de 6 de abril.

Este outro recurso visa um maior aproveitamento do ensino à distância com possibilidade de vídeo- aulas, fóruns de atendimento, acesso à diversos links, oportunizando um maior protagonismo dos estudantes.

A equipe pedagógica de cada setor dará todo apoio e informação sobre o uso de mais este recurso.

Contem conosco! Juntos superaremos este momento tão inusitado em nossas vidas.