Nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, os alunos do 9º Ano I e II do Ensino Fundamental II apresentaram uma SIMULAÇÃO de uma Assembleia da ONU, parte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Os alunos foram preparados desde o 1º Trimestre, através de atividades desenvolvidas juntamente com as disciplinas de Língua Portuguesa e Artes, tendo a disciplina de Geografia como norteadora do evento. O tema da simulação foi Igualdade de Gênero – 5ª ODS Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável para o Milênio, com o objetivo de que este sirva como um referencial na construção de uma sociedade que tenha como princípio o respeito aos Direitos Humanos, independente ,‘’todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança’’ (BRASIL, 1988).
A dinâmica consistiu em defender os países membros da ONU, segundo as formalidades e práticas correntes de um evento real. O projeto funciona como um jogo argumentativo e estratégico, em que se misturam o conhecimento, o raciocínio lógico, a capacidade retórica e de obtenção de alianças para a votação. Houve discussões a respeito da educação, das condições salariais e de igualdade das famílias dos diferentes países representados.

Nosso colégio agradece a presença da ex-aluna Ana Carolina D’aquila Garcia, graduanda em Educação Física pela UNESP Rio Claro e também da ex-aluna Maria Eduarda Cazulla, graduanda em Relações Internacionais pela FACAMP.
Parabéns, professor Baltasar! Parabéns, 9º Ano. Vocês brilharam!