Nesta quinta-feira, dia 27 de setembro, o 9º Ano do Ensino Fundamental  apresentou uma SIMULAÇÃO de uma Assembleia da ONU, parte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Os alunos foram preparados desde o 1º trimestre, através de atividades desenvolvidas em inúmeras disciplinas, tendo a aula de   Geografia como norteadora da organização. O tema da simulação foi Percepção Ambiental dos Catadores de Recicláveis como parte da discussão dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Milênio (ODS), com o objetivo de que este sirva como um referencial na construção de um ambiente mais saudável e vida digna para todos.

A dinâmica consistiu em defender os projetos, segundo as formalidades e práticas correntes de um evento real da ONU. O projeto funciona como um jogo argumentativo e estratégico, em que se misturam o conhecimento, o raciocínio lógico, a capacidade retórica e de obtenção de alianças para a votação.

Nosso colégio agradece a presença do professor Marcelo Armoa, da FATEC, da senhora Yara Frizzas Polachini, supervisora da Rede Municipal de Ensino, do senhor Adilson Martins, nosso sempre aluno e atual Secretário da Educação, Pedro Messana Rocha, nosso também sempre aluno, formado em Relações Internacionais.

Parabéns, professor Baltasar! Parabéns, 9º Ano. Vocês brilharam!