“Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole” (Mc 7,31).

A 11 de fevereiro de 1914 chegaram ao porto de Santo-SP as primeiras Irmãs de Santo André enviadas em missão para o Brasil, mais especificamente, Jaboticabal. Eram elas Madre Lúcia Maria Doyle, as Irmãs Francisca Peeters, Lúcia Chopinet, Ana Schockaert e Alice Coradini. Partiram de Tournai, Bélgica, em janeiro de 1914 e do porto de Southampton no dia seguinte pelo navio “Araguaya”.

Chegaram ao porto de Santos a 11 de fevereiro. Pelo trem rumaram para São Paulo, depois, continuaram a viagem para São Carlos, visitam Dom José Marcondes que as acolheu com alegria e esperança.

Na manhã do dia 16 de fevereiro tomam o trem para Jaboticabal – SP… O tempo chuvoso não impediu a acolhida numerosa e calorosa dos jaboticabalenses: “um grande número de crianças, todas de branco e acompanhadas por suas famílias” as esperavam.

Hoje, 14 de fevereiro de 2020, 106 anos depois, o Santo André se reuniu para celebrar a memória destes dias e dos que os sucederam, até agora, com uma bela missa.

Seguindo o exemplo do Mestre Jesus que “saiu de novo da região” e buscou outras margens, as Irmãs de Santo André, juntamente com toda a comunidade escolar continua neste processo de ‘saída’, pois é missão recebida e acolhida com amor e esperança.