Um novo projeto será iniciado na Estação Meteorológica Didática do Colégio Santo André, localizada no Bosque Santo André. Os alunos durante o mês de abril, na disciplina de Geografia, coletarão dados e preencherão duas tabelas referentes ao tempo atmosférico. A primeira informará as seguintes percepções de tempo: sensação térmica, direção dos ventos e fenômenos meteorológicos como neblina, nevoeiro, halo lunar ou solar, nebulosidade e visibilidade horizontal. E a segunda conterá anotações referentes aos dados dos aparelhos disponíveis: barômetro digital, anemômetro, termômetro de máxima e mínima, bússola, higrômetro, biruta, pH (precipitação atmosférica) e tipos de nuvens.

Após as experiências com a coleta de dados na Estação Meteorológica Didática do Colégio Santo André, propõe-se ao grupo a solução para o seguinte problema: houve em Jaboticabal – SP alguma alteração no clima? Os alunos deverão construir os seguintes objetivos com o intuito de resolver essa questão: compreender os conceitos de tempo e clima; analisar dados atmosféricos disponíveis sobre o município; produzir relatos das pessoas; visitar uma estação meteorológica automática. Dessa forma, valoriza-se a ideia de aprender a fazer experiências, pesquisas com enfoque na descoberta, entre outras atividades que elevam o aluno como protagonista do seu próprio conhecimento.

A educação por projeto tem como objetivo principal ampliar as competências dos alunos na solução dos problemas propostos em sala de aula. Os trabalhos em grupos, além da importância técnica e estratégica nas atividades em sala de aula, são condições básicas para o desenvolvimento intelectual e da consciência dos alunos. Prioriza-se uma aprendizagem que tenha significado para o aluno com conteúdos escolares conectados a sua realidade. Também, em grupos os alunos sentem-se solidários aos colegas e participam de forma harmoniosa respeitando as regras de convivência, que asseguram um clima de entendimento dentro da sala de aula e projetos transdisciplinares.

O projeto também estabelece relações com outras disciplinas. Os dados coletados serão trabalhados com o auxilio do professor de Matemática gerando tabelas e gráficos. Por meio de software que dispõem de planilhas eletrônicas, as informações serão organizadas para posterior leitura e interpretação. Em parceria com a professora de Língua Portuguesa, um relatório será produzido pelos alunos a respeito de suas experiências no projeto, como por exemplo, sensações e variações do tempo e mudanças na pressão atmosférica local.

A avaliação se fará presente em todas as fases do projeto. Valorizando-se os saberes escolares e o conhecimento de mundo dos alunos.  A educação por projeto avalia as compreensões de novas formas de aprendizagem, elaboradas pelos estudantes, pois, são eles quem devem definir quais caminhos são viáveis para a aprendizagem significativa.

Professor Baltasar F. Garcia Filho

REFERÊNCIAS:

CEFET/RJ Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Ministério da Educação. Disponível em: meteoro.cefet-rj.br/almir/observacional/observacional_visibilidade_1_12.pdf.

MADALENA, I. R.; MADALENA, A. B. L. R.; SOUSA, R. R. ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DIDÁTICA UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA. In: Congresso de Educação-Câmpus de Iporá. 2015. p. 446-456.

MAIA, D. C; SILVA, S. L. F.; CHRISTOFOLETTI, A. L. H. “COMO ESTÁ O TEMPO HOJE?”. UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. Revista Geonorte, Manaus, v. 1, p. 1-8, 2012.