Projeto Coletivo 2025

 “Estamos no decênio decisivo para o planeta! Ou mudamos, convertemo-nos, ou provocaremos com nossas atitudes individuais e coletivas um colapso planetário. Já estamos experimentando seu prenúncio nas grandes catástrofes que assolam o nosso país. E não existe planeta reserva! Só temos este! E, embora ele viva sem nós, nós não vivemos sem ele. Ainda há tempo, mas o tempo é agora! É preciso urgente conversão ecológica: passar da lógica extrativista, que contempla a Terra como um reservatório sem fim de recursos, donde podemos retirar tudo aquilo que quisermos, como quisermos e quanto quisermos, para uma lógica do cuidado” (Campanha da Fraternidade, 2025).

Neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda outra vez a temática ambiental, com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025). O tema de 2025 é Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

O tema anual do nosso Projeto Coletivo é baseado na Campanha da Fraternidade e é desenvolvido pelas Irmãs de Santo André em parceira com as unidades de Jaboticabal e Rio Preto. Pensado especialmente para a faixa etária dos alunos, a realidade social em que estão inseridos e as possibilidades de ações concretas que estão ao seu alcance.

Em 2025, nosso tema é Casa comum, coração comum: o compromisso de cuidar.

Os educadores são incentivados a estabelecerem vínculos entre o tema do projeto e o conteúdo de sua série.  A cada ano buscamos ampliar as possibilidades e os meios do projeto coletivo envolver e ser compreendido por toda comunidade escolar.

“Novamente, Deus nos chama a vivenciar a Quaresma. Desta vez, porém, com o apelo especial a louvá-lo pela beleza da Criação, a fazer um caminho decidido de conversão ecológica e a vivenciar a Ecologia Integral”. (Campanha da Fraternidade, 2025).

Shares
Share This