Jardim I e II visitam Laboratório de Ciências

Nossa semana começou com muita ciência na Educação Infantil! Os alunos do Jardim I e II participaram de uma incrível aula preparada especialmente pelo Prof. Felipe, docente responsável pela disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II.

Além de conheceram as instalações do Laboratório de Ciências do CSA, nossos pequenos cientistas visualizaram células vegetais e artrópodes, através de microscópios. Em seguida, vivenciaram uma experiência envolvendo misturas heterogêneas bifásicas, envolvendo água colorida e óleo. “Essa iniciação científica busca desenvolver o espírito investigativo da criança, sempre valorizando seus conhecimentos prévios”, afirma Lucilene Ribeiro, auxiliar de coordenação da Ed. Infantil. A coordenadora pedagógica Symone Augusto complementa que “o CSA fomenta momentos de aprendizagens significativas em nossos laboratórios buscando criar diferentes espaços que proporcionem experiências de participação dos nossos alunos, tendo a experimentação como estratégia de desenvolvimento e apropriação de novos conceitos.”

Confira!

O monstro das cores

Queridas famílias, quando as crianças entendem as emoções e as comunicam de maneira assertiva e eficiente, elas podem e conseguem, ao reconhecê-las, escolher melhores estratégias para resolver problemas e lidar com eventos negativos ou positivos. Com isso, passam a desenvolver gradualmente, a perspectiva do outro.

Como apoio, usamos o livro “O MONSTRO DAS CORES” de Anna llenas. confira as atividades desenvolvidas em sala de aula.

A diversidade vai à escola: elementos da cultura africana

Valorizar um símbolo muito marcante dos povos do continente africano.

Durante o estudo dos alunos do 6º Ano I e 6º Ano II, durante as aulas de Artes com o professor Kauan,  também foi abordada a importância das culturas que formaram o povo brasileiro, entre elas a africana.

Confira!

Jardim II entra no mundo da fantasia

Contar histórias faz com que habilidades cognitivas, comunicativas e interculturais ocorram em sala de aula!

Nas últimas semanas, as turmas do Jardim II e a teacher Jéssica entraram no mundo das fantasias por meio das aulas do Programa Bilíngue. Eles participaram de uma sessão de cinema ao conhecer um dos maiores clássicos da literatura infantil, Madeline, criada pelo escritor austríaco Ludwig Bemelmans.

As crianças também puderam desenvolver suas habilidades linguísticas e cognitivas ao produzir diversos acessórios para compor fantasias a fim de estimular a imaginação. Ser generoso com os amigos e cuidar de seus pertences também foram uns dos valores aprendidos.

7º Ano, prof. Kauan e a moda de viola

A moda de viola, segundo especialistas, deu origem à música sertaneja, que possui canções de ritmo recitativo em que se conta uma história, geralmente, relacionada a aspectos do dia a dia dos trabalhadores rurais e histórias de amor.

Normalmente, são cantadas em duas vozes, acompanhadas pelos solos da viola caipira, um dos símbolos da música brasileira e, principalmente da música sertaneja raiz.

Confira o belo e expressivo mural com desenhos dos alunos:

 

7º Ano I:

 

7º Ano I:

Cooking Class

No dia 03/05, os alunos do Integra Mais tiveram uma cooking class!

Nesse momento, os alunos estão aprendendo sobre categorias de alimentos (grãos, frutas, vegetais, etc) e para tornar esse aprendizado ainda mais divertido os alunos fizeram crepes doces.

Delicious!

Semana do Índio

O QUE É CULTURA?

Cultura é o conjunto de manifestações de um povo, nos âmbitos artístico, social e linguístico. Conhecer outras culturas é ampliar horizontes e descobrir que outros povos se comportam de forma diversa, sob o efeito de outras perspectivas.

E pensando em uma experiência significativa para as crianças, nos aventuramos na leitura da história KABÁ DAREBU de Daniel Munduruku, o indiozinho Kabá Darebu, da tribo Munduruku, tem 7 anos e nos ensina um pouco sobre sua cultura. O pequeno relata seu dia-a-dia, os costumes herdados de seus ancestrais, o amor de seus pais, e de como os índios lidam com as interferências do “homem branco”, como as roupas e as doenças. Ele explica, também, como as crianças vivem na aldeia, aprendendo sempre e se divertindo pra valer.

Aproveitamos a leitura do livro para reproduzir algumas vivências da cultura do povo munduruku confira!

Semana do Livro

LIVRO: esse tesouro para ser guardado na memória é fonte inesgotável de conhecimento e não fica parado. Parece imune à passagem do tempo. Com a capacidade mágica de adaptação, é tão flexível que, atualmente, alia-se às novas tecnologias que também promovem o incentivo à leitura.

De mãos dadas, o livro e as novidades deste tempo presente, nortearam expressiva atividade dos 7ºs, 8ºs e 9º anos. Com a ferramenta tecnológica, nossos alunos organizaram belíssimo mural, sob a orientação das professoras Joyce, Lígia e Rosane.

Parabéns pelo maravilhoso trabalho com os livros que, certamente, trouxeram paisagens com sonhos e aprendizagem.

 

7º Ano (clique aqui)

8º Ano I (clique aqui)

8º Ano II (clique aqui)

9º Ano (clique aqui)

Dia Nacional do Livro Infantil

Dia 18 de abril é a data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Portanto, é uma data que celebra esse tipo de literatura e homenageia esse escritor, autor não só de textos para crianças, apesar de ser mais conhecido por eles.

Nossos alunos do Jardim I estão em constante contato com este mundo mágico da leitura.

“Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele.”
(Monteiro Lobato)