Projeto Aventuras no Sítio do pica-Pau Amarelo

 

A proposta para o desenvolvimento de um projeto que envolvesse os alunos da Educação Infantil em momentos de encantamento, criatividade, novas experiências e aventura nasceu da ideia da apresentação do grande escritor brasileiro Monteiro Lobato, suas obras infantis e o nosso rico folclore. Convidamos as crianças para uma viagem até o SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO e, assim, nos certificarmos destas fantásticas histórias e seus personagens imaginários. Certamente, a experiência será motivo de muito aprendizado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outubro Rosa

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

É assim nossos alunos da Educação Infantil participaram deste importante evento em suas aulas remotas. Parabéns!

Atividades Maternal

Os alunos do Maternal do CSA realizaram muitas atividades de pesquisas científicas em suas aulas pelo Google Meet com o objetivo incentivar o olhar investigativo sobre os fenômenos naturais, bem como trabalhar conteúdos científicos pautados na pesquisa e elaboração de conceitos.

Segundo dia do retorno presencial

De forma gradativa, os alunos estão retornando para as salas de aula respeitando as diretrizes governamentais e o protocolo ComVida, elaborado pelas Irmãs de Santo André.

A primeira turma a retornar é o 9º Ano do Ensino Fundamental II, que foi dividida em três grupos de alunos, os quais poderão frequentar o colégio de forma alternada. “Para isso, organizamos um calendário de frequência para que o aluno saiba em quais dias ele poderá assistir as aulas do CSA e em quais dias ele participará de forma remota”, explica o Prof. Eduardo Chioda, coordenador pedagógico do 9º Ano e Ensino Médio.

Os procedimentos de gestos-barreira foram realizados por cada aluno logo na entrada do colégio. Em seguida, a orientadora educacional Simone Bedim realizou um bate-papo com os alunos presentes, onde puderam refletir sobre o retorno e a nova dinâmica escolar.

Início do ensino híbrido

O Colégio Santo André deu início nesta segunda-feira (19/out) ao ensino híbrido. De forma gradativa, os alunos estão retornando para as salas de aula respeitando as diretrizes governamentais e o protocolo ComVida, elaborado pelas Irmãs de Santo André.

A primeira turma a retornar é o 9º Ano do Ensino Fundamental II, que foi dividida em três grupos de alunos, os quais poderão frequentar o colégio de forma alternada. “Para isso, organizamos um calendário de frequência para que o aluno saiba em quais dias ele poderá assistir as aulas do CSA e em quais dias ele participará de forma remota”, explica o Prof. Eduardo Chioda, coordenador pedagógico do 9º Ano e Ensino Médio.

Os procedimentos de gestos-barreira foram realizados por cada aluno logo na entrada do colégio. Em seguida, a orientadora educacional Simone Bedim realizou um bate-papo com os alunos presentes, onde puderam refletir sobre o retorno e a nova dinâmica escolar.

Procedimentos para o retorno

Nossa equipe está trabalhando há meses pensando na retomada às aulas presenciais. A partir do Protocolo CoMvidA, organizado pelas Irmãs de Santo André, formamos diferentes equipes, com representação de todos os setores do Colégio. Estas equipes construíram Guias que são norteadores das nossas ações de planejamento da retomada, num lindo trabalho democrático e participativo, favorecendo o engajamento de todos para um retorno responsável e seguro!

Na semana passada, aconteceram duas reuniões com o objetivo de compartilhar com os demais colegas de trabalho as ações realizadas e os novos procedimentos para o retorno no formato híbrido.

As reuniões também aconteceram em formato híbrido, visto que alguns colegas participaram de suas casas.