Bispo Dom Eduardo visita o CSA

Com muita alegria e gratidão recebemos a visita do Bispo Dom Eduardo em nosso Colégio no dia 15/03/2019. Ele participou de um momento de oração na Capela do Colégio com todos os alunos e conheceu algumas dependências e o projeto social das irmãs em Jaboticabal: o Lar Santo André!

Pesquisa na biblioteca

Reforçando os conteúdos dados em sala de aula sobre a formação do solo e fragmentação das rochas, os alunos do 3° Ano II pesquisaram na biblioteca do Colégio um pouco mais sobre o assunto. Depois de vários questionamentos, eles quiseram saber qual é o tipo de solo e rochas que existem ao redor dos vulcões. Registram a pesquisa através do desenho.

Lancheira inteligente

Um assunto que sempre gera dúvida no dia a dia de quem tem criança é o que colocar na lancheira. Quando observamos o que é mais comum nos lanches por ai os campeões são: o pão bisnaguinha, biscoitos recheados, snacks salgados e bebidas lácteas a base de chocolate e sucos de caixinha, essas podem ser as opções mais fáceis para os pais, mas nem de longe são as mais saudáveis.

 

Veja então algumas opções que devem ser observadas na hora de escolher os itens que vão compor o lanche.

  1. Deixe que a criança participar no preparo e na escolha de seu lanche, a aceitação melhora muito.
  2. Varie as frutas da criança, peça para criança escolher a fruta de sua preferência, É importante que a criança escolha as suas frutas preferidas e como ela quer levar se in natura, no suco ou como salada de fruta. O ideal é levar frutas que não escurecem quando cortadas, e os potinhos herméticos também ajudam na conservação. Algumas sugestões bem aceitas nos lanches são manga, melão, melancia, mamão, uva, morango, mexerica/tangerina. Além de saborosas, essas continuam muito bonitas quando cortadas, o que ajuda a abrir o apetite das crianças. Criança também come com os olhos
  3. É interessante variar de vez em quando as frutas pelos vegetais, rodelinhas de batata-doce, tomatinho cereja, palitinhos de cenoura e milho são muito bem aceitos.
  4. Agua é suficiente para manter as crianças hidratadas, o ideal é preferir a água geladinha e uma fruta em substituição ao suco, mas as bebidas são opções permitidas e interessante na hora de variar o cardápio. Com uma garrafa térmica, é possível mandar água geladinha, água de coco natural, suco natural, leite com cacau – evite a opção industrializada, que geralmente contém mais açúcar do que leite – e chá gelado. Os sucos de maracujá, acerola, goiaba e abacaxi são muito bem aceitos e como são frutas mais resistentes continuam saborosos e nutritivos por mais tempo. Suco de uva integral ou água de coco de caixinha, vendidos em supermercado, também são ótimas opções desde que não haja adição de açúcar. Basta ler atentamente o rótulo.
  5. A estrela do lanche é o carboidrato. É o carboidrato que oferece energia para as crianças e é onde comumente os pais erram. Entre as dicas está a substituição das bisnaguinhas industrializadas por pãezinhos de cenoura ou mandioquinha, pães mais nutritivos como, com textura macia, que podem ser caseiros ou vendidos nos supermercados e padarias. São uma delícia e contém menos aditivos alimentares. Outras opções que devem aparecer no cardápio são os pães de forma integral, pão sírio e bolo caseiro simples. Como recheio para os lanchinhos evitar os embutidos e os queijos gordurosos, podendo optar por patês saudáveis em substituição – base de queijo cottage ou creme de ricota com cenoura, atum, salsinha, etc. – e queijo branco.
  6. Uma dica legal é que em todas as receitas metade da farinha branca pode ser substituída por farinha integral que garante mais fibras, minerais como o zinco e vitaminas do complexo B, importantíssimos na infância.
  7. As proteínas podem vir em uma porção de lácteos, seja no iogurte natural batido com fruta ou no queijo base dos patês para o pãozinho. O iogurte pode ir à lancheira resfriado. Ao acordar, tire do congelador e coloque-o na geladeira. Até a hora do recreio o iogurte já terá descongelado e estará fresquinho pra ser consumido.
  8. Não podemos esquecer que as crianças estão em um período de novas experiências e com a alimentação não é diferente.Permita que ao menos um lanche a cada quinze dias seja livre, escolhido por eles. Isso garante uma relação de equilíbrio entre as escolhas alimentares desde cedo.

Opções de Lancheira:

Opção 1:
1 fatia de bolo simples
1 laranja descascada
1 garrafinha de água de coco

Opção 2:
1 pãozinho de cenoura recheado com patê ou creme de ricota
1 fatia de mamão picado
1 garrafinha de suco de uva integral

Opção 3:
1 iogurte natural batido com fruta
3 cookie integral (com ou sem sabor)
1 garrafinha de água

Xadrez

Considerado por especialistas na Área da Educação como excelente ferramenta pedagógica, o Jogo de Xadrez favorece o desenvolvimento de habilidades como: o raciocínio lógico-matemático, a memória, a criatividade, a antevisão, a tomada de decisão e o autocontrole. Além disso, por ser uma atividade com regras bem definidas, também favorece o exercício da ética ao promover o respeito ao oponente e às leis do jogo.

Considerando a teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, duas das sete inteligências mencionadas pelo estudioso são desenvolvidas com a prática do Xadrez: a lógica e a espacial. Por sua vez, os estudos de neurologia e neuropsicologia falam sobre os benefícios de se treinar o cérebro, nossa fantástica máquina que pode ser sempre aperfeiçoada.

Um grande especialista na área, o neurocirurgião Ítalo Venturelli, defende o Xadrez como excelente meio para se estimular os diferentes elos cerebrais e também ativar as comunicações químicas e nervosas de transmissão e processamento de informação.

Ao jogar uma partida, realizamos muitos cálculos, abstraímos posições não concretizadas no tabuleiro, imaginamos lances em sequência, deduzimos possibilidades, comparamos e tomamos decisões – muitas vezes acompanhadas de emoção. Lidamos, ainda, com sucesso e frustração.

Em suma, assim se coloca esse milenar jogo: ele não ensina o que pensar, mas sim ensina a pensar!

Representantes de turma

Representantes de turma eleitos recebem certificado de posse

Os alunos do Ensino Médio eleitos representantes de turma tomaram posse nesta quarta-feira, após a realização de uma eleição que contou com a participação de todos os alunos do segmento. O processo eleitoral foi organizado pelo docente de Filosofia e Sociologia, Prof. Edson Maia. De acordo com o professor, “cabe à Educação despertar os frutos da cidadania, entendo esta como alteridade, alteridade como amor, e o amor como compartilhamento de responsabilidades em prol do bem comum”. Cada eleito fará a ponte entre coordenação e direção, além de auxiliar os professores durante as aulas. “É um papel que exige liderança, responsabilidade, comunicação e diplomacia, uma vez que o representante fala em nome de uma turma inteira, onde são múltiplos os interesses”, afirma o coordenador pedagógico Prof. Eduardo Chioda. Em abril, os alunos do CSA escolherão a nova presidência do grêmio estudantil, reforçando a importância da processo democrático.

Aulas de Ballet

Os benefícios para a saúde promovidos pela prática da dança foram objetos de diversos estudos científicos. Fazer atividade física é bom, mas fazer dança ou ballet, é melhor ainda. Confira algumas fotos do nosso curso de ballet:

Aprendizado

O estímulo precoce, como o próprio nome já diz, tem como objetivo desenvolver e potencializar, através de jogos, exercícios, técnicas, atividades, e de outros recursos, as funções do cérebro do bebê, beneficiando seu lado intelectual, seu físico e sua afetividade.

Um bebê bem estimulado aproveitará sua capacidade de aprendizagem e de adaptação ao seu meio, de uma forma mais simples, rápida e intensa. Nossa Equipe de pedagogas do Berçário discutem e estudam a importância da estimulação com nossos alunos.

Sinalização

Os alunos dos 2ºs anos realizaram uma aula passeio com o objetivo de apropriarem-se dos conceitos cartográficos,  permitindo  aos alunos observarem e identificarem os principais elementos da paisagem na rua do Colégio Santo André: as placas de sinalização, a rua, as moradias, se há algum ponto de referência, etc. Diante dos Campos de Atuação relacionados com a BNCC, nossos alunos puderam aprimorar conceitos das Formas de Representação e Pensamento Espacial.

Pinturas rupestres

Os 6°anos em seus estudos sobre arte na pré-história fizeram suas próprias  tintas utilizando  pigmentos naturais e criando releituras das pinturas rupestres. Um momento de criatividade e imaginação na aula de Arte com o professor Kauan!

Dia da Mulher

Mulheres que fazem a diferença no Colégio Santo André de Jaboticabal!