Primeiro dia do Planejamento 2019

Acreditamos nas palavras de Rubem Alves:
“O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujos sonhos estão cheios de jardins.
O que faz um jardim são os sonhos do jardineiro. ”
A todos vocês JARDINEIROS da grande missão de educar, desejamos um ano letivo cheio de realizações.

Material Didático Moderna

Para garantir agilidade no processo e evitarmos eventuais contratempos, informamos que o material da MODERNA COMPARTILHA referente ao ano letivo de 2019 encontra-se liberado para compra através do link Moderna.Compartilha

O responsável poderá retirar o material das 7h às 18h na recepção do Colégio, mediante apresentação  do voucher de compra.

Material Didático FTD

Lembramos que o material didático da  FTD  e OPEE ( Empreendedorismo e Projeto de Vida) estará disponível para compra nos dias 28, 29 e 30/01.

O responsável poderá adquirir o material das 8h às 17h, na recepção do Colégio.

Educação Infantil: a natureza também é ferramenta pedagógica

Conectada à natureza? Investir em uma criação mais sensível às questões atreladas à sustentabilidade é uma forma de educar crianças e ensiná-las sobre a importância da preservação do meio ambiente e de uma rotina mais verde.

A Faber-Castell encontrou resposta para esse desafio unindo tecnologia, informação, brincadeira e conscientização por meio de um aplicativo, o Floresta sem Fim, que, usando a realidade aumentada e recursos interativos, ensina aos pequenos sobre a importância da preservação das florestas e espécies nativas.

Atentas à importância do contato com a natureza, muitas escolas apostam na sustentabilidade como ferramenta pedagógica e em um ensino orientado por vivências mais sistêmicas, e menos fragmentadas.

“O déficit de natureza na vida das crianças é muito grande. Quando a criança está em um espaço prazeroso, onde há um contato mais direto com a natureza, todo o seu potencial se abre para a construção do conhecimento. Esse é um dos fatores que facilita muito o aprendizado dos nossos alunos”, comenta a educadora Fátima Limaverde, fundadora da Escola Vila, em Fortaleza.

As escolas da floresta, iniciativas que se multiplicam por países como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, são um exemplo. Nessas escolas, bosques e florestas são as salas de aula, onde os pequenos experimentam vivências diferentes, totalmente integradas e conectadas com o meio ambiente.

Mas não é preciso sair do país para encontrar exemplos de escolas públicas e particulares nas quais a natureza seja parte da rotina de aprendizado das crianças.

A rede de ensino de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, por exemplo, é uma experiência inspiradora de política pública na educação cuja metodologia aplicada nas escolas proporciona às crianças a conexão com a natureza dentro do espaço escolar.

“Entre as escolas da nossa rede, justamente, uma das escolas com menor tamanho de pátio, é uma das que têm maior diversidade de possibilidades para as crianças, com variedade de árvores frutíferas, horta, composteira, cisterna e diferentes recantos para a brincadeira. “Materializar uma proposta de pátio está muito mais para a concepção do que para o tamanho do pátio ou para os recursos financeiros”, disse Rita Jaqueline Morais, assessora pedagógica de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo, em entrevista ao Lunetas.

Ali, as crianças têm suas experiências de aprendizado norteadas pela “Pedagogia Ecossistêmica”, método desenvolvido por Fátima Limaverde, que é educadora e fundadora da escola, que enfatiza o cuidado com o meio ambiente, a expressão artística e apresenta às crianças os conteúdos tradicionais com foco em suas aplicações práticas.

Conceitos como pesos e medidas, por exemplo, são colocados em prática durante coletas de alimentos e roupas para doações. “O conteúdo contextualizado ganha significado e as crianças aprendem mais felizes”, comenta Fátima.

Na escola, as crianças participam de uma farmácia viva horta e pomar, espaços com os quais cuidam das plantas e aprendem sobre o seu ciclo de vida, tipos de raízes, e princípios ativos de ervas medicinais.

A valorização do meio ambiente e da natureza também acontece por meio da rotina das crianças na escola, que é repleta de horários destinados à brincadeira livre e atividades fora de sala de aula.

Coleta seletiva: “Os educadores podem ver a sucata como um material muito rico para trabalhar, principalmente na educação infantil. Ter uma caixa de materiais variados na sala de aula pode ser uma forma de ensinar as crianças a classificar, trabalhar formatos, etc. Sem contar as possibilidades de transformar esse material em coisas que vão aproveitar como brinquedos, fantoches e jogos pedagógicos”

Uma planta dentro da sala de aula: “Se não há espaço, quintal ou jardim, é possível ter dentro da sala uma babosa, um cheiro verde, plantas aromáticas. Dá para fazer muito nos espaços, mesmo que pequenos. É diferente para uma criança conhecer uma raiz na figura do livro ou ao vivo”

Atividades ao ar livre: “Você pode levar a criança para contar uma história em outro ambiente, que a criança não se sinta presa a um determinado espaço, que ela possa circular”

Consumo consciente: “Essa busca pelas coisas mais naturais, trabalhar com a questão do consumo da água, da energia. São cuidados que vemos que as crianças aprendem na escola e levam para casa”

 

Link: https://lunetas.com.br/educacao-infantil-a-natureza-tambem-e-ferramenta-pedagogica/

Em 2019 eu desejo ‘Tempo’

Chegamos em 2019. Virada de ano é época de renovação de energias e esperanças. Época de rever o que temos feito, recalcular a rota e implementar as mudanças que a gente acredita que serão melhores para as nossas vidas. “Esse ano eu vou ser mais paciente!”. É época também de emanar os melhores desejos para os outros, um momento em que sentimentos positivos e otimistas tomam conta da sociedade e tendemos a estar mais abertos e receptivos. Por isso, hoje eu venho aqui trazer meus desejos de ano novo.

Em 2019 eu desejo tempo. Não estou falando de quantidade nem de qualidade. Desejo tempo sem rótulos, sem cronometragem, sem exigências. Tempo de olhar pras crianças e perceber como elas cresceram e se transformaram. De um dia pro outro ou com a distância de anos, as mudanças estão sempre lá. Basta dedicar um pouco de tempo para percebê-las.

Desejo tempo sem rótulos, sem cronometragem, sem exigências.

Desejo tempo para olhar os irmãos brincando em harmonia, naquela parceria e companheirismo que a gente sonha quando descobre que ao invés de apenas um filho, agora serão dois, mas que no dia a dia o festival de “mãe, olha o que ela fez!”, “pai, ele tá me irritando!” faz passar despercebido todo esse amor.

Desejo tempo para conseguir dar conta das milhares de coisas que temos que fazer, tentando equilibrar tudo.

Mas também tempo pra aceitar que, às vezes, simplesmente não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo, e tudo bem também.

Tempo para olhar pra si, avaliar suas escolhas, se regozijar pelas coisas boas e se perdoar por aquelas que não lhe fizeram tão bem. E principalmente, para retomar o protagonismo da sua vida, escolhendo fazer diferente o que já não lhe traz felicidade.

Esse tempo que eu desejo pode ser bem lento, esticando os momentos gostosos, ajudando a criar memórias e vivenciar com intensidade cada minutinho de felicidade. Ou pode passar bem rápido, fazendo os dias difíceis serem vividos com a esperança da superação.

Desejo um tempo que não aprisione. Que não guie como uma marcha militar, passo certo, ritmo constante.

Pelo contrário, que o tempo tenha cadências variadas, tenha a malemolência de uma dança e faça cada gingado fazer sentido, mesmo que um pouco fora do ritmo ideal.

Um tempo que possa ser contado com o relógio, mas também em risadas e abraços, em dentes que caem e que nascem, em semanas gestacionais, em livros lidos, em segundos sem piscar ou em fios de cabelos brancos, por que não?

Desejo que o tempo seja sempre um aliado. Que ele não se transforme em um opressor que apavora com a sua passagem. Desejo tempo para apreciar e viver a vida, que vai muito além de sobreviver por mais um ano.

Em 2019 eu desejo tempo. Feliz ano novo!

 

por Luciana Bento

Celebração Eucarística e Entrega do certificado

Um momento para agradecer pela conclusão de uma etapa da vida escolar: O Ensino Fundamental.

Nessa noite, juntamente com seus pais, demais familiares e educadores, os alunos do 9º Ano se reuniram na capela do colégio para a celebração eucarística, presidida pelo Padre Edson, e para o recebimento do certificado.

Entre orações, sorrisos, lágrimas, gestos de ternura e agradecimento, nossos alunos já caminham para o Ensino Médio, alimentados pela amizade e pelos conhecimentos até aqui adquiridos!

 

Confraternização CSA 2018

As equipes do Lar e do Colégio Santo André reuniram-se para celebrar e agradecer o ano de 2018, com um delicioso almoço nas dependências do Lar Santo André, no dia 14 de dezembro e 2018.

”O Projeto Coletivo 2018 voa realizado e feliz para além dos muros do nosso colégio. Em suas asas carrega a certeza de que conseguimos viver a paz, transpirar a paz, construir a paz! Assim, por onde andarem nossos exemplos e atitudes, estaremos falando de Deus.
2019 bate às nossas portas! E o nosso desejo é de continuar fazendo florescer as maravilhas do encontro, a boniteza das amizades, aqueles sentimentos mais doces e perfumados em nosso íntimo.
Vamos debulhar o trigo, recolher a garapa da cana, afagar a terra…
Vamos continuar no exercício de deixar germinar em nós o desejo de ser cidadão de transformação e de cuidado com a nossa Casa Comum.
Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e a edificação mútua!”
(Professora Tutti)

 

Missas das turmas do Jardim II e 5ºs anos/2018

Nós nos reunimos para agradecer, para celebrar!
Agradecer a Deus pelo ano que passou, cheio de conquistas, desafios vencidos, laços construídos. Aprendemos muitas coisas importantes que levaremos para toda a nossa vida!
Agradecer aos pais e professores porque eles foram nossos guias e protetores para aprendermos tudo com alegria e entusiasmo.

Missas das turmas do Jardim II e 5ºs anos/2018:

Cuidando do Meio Ambiente

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e conscientizar os alunos sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente, foi realizada desde o início do ano,com os alunos do 1° ano II, a coleta de embalagens de produtos de higiene e beleza. Assim, os alunos aprenderam de forma responsável, a importância de seguir a regra dos quatro “erres”: REDUZIR a quantidade de lixo, REUTILIZAR embalagens e sacos, RECICLAR materiais como o plástico e RECUPERAR materiais para voltar a utilizá-los.

Trabalho de Arte

” Por meio de diversas linguagens artísticas os estudantes  do Ensino Médio desenvolveram trabalhos práticos na disciplina de Arte onde conseguiram explorar os conteúdos estudados de forma concreta. Assim surgiram trabalhos sobre arte gótica, impressionismo, abstracionismo, entre outros. Parabéns  aos alunos pela dedicação, sensibilidade  e empenho! ”