jan 30, 2019 | Fotos
O início das aulas foi regado de abraços e saudades. É muito bom rever todos, conhecer as novidades do colégio, receber a agenda nova e o carinho de um gostoso sorvete!
Ao longo da semana os alunos novos e veteranos participarão de diversas atividades de integração para que conheçam os colegas, professores e os desafios do ano.
Vejam também fotos de algumas das reuniões de pais.
jan 29, 2019 | Notícia
A organização dos nossos espaços físicos foi pensada para oferecer lugares acolhedores e prazerosos para os alunos, isto é, espaços onde eles possam brincar, conviver, criar e recriar suas brincadeiras, sentindo-se assim estimulados e independentes.
“Diferentes ambientes se constituem dentro de um espaço”. Horn (2004. P.28).
jan 28, 2019 | Notícia
A nossa equipe está em constante reflexão e estudo sobre a educação. A nossa missão educadora deve encantar, abrir horizontes das crianças e jovens, incentivar e discutir práticas empreendedoras e sustentáveis, desenvolver a autonomia e habilidades para enxergar as necessidades do outro.
Durante a semana pedagógica (21 a 25/01) várias temáticas foram abordadas: Campanha da Fraternidade, Pastoral escolar, Educação e Espiritualidade, Afetividade e Desenvolvimento Infantil. Júlio Cesar de Macedo Souza, Marcia Bartels, Gabriela Moraes e Marcos Epifânio ministraram palestras para a equipe de professores do colégio.
Confira as fotos dos momentos de estudos da equipe:
jan 21, 2019 | Notícia
Acreditamos nas palavras de Rubem Alves:
“O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujos sonhos estão cheios de jardins.
O que faz um jardim são os sonhos do jardineiro. ”
A todos vocês JARDINEIROS da grande missão de educar, desejamos um ano letivo cheio de realizações.
jan 11, 2019 | Notícia
Conectada à natureza? Investir em uma criação mais sensível às questões atreladas à sustentabilidade é uma forma de educar crianças e ensiná-las sobre a importância da preservação do meio ambiente e de uma rotina mais verde.
A Faber-Castell encontrou resposta para esse desafio unindo tecnologia, informação, brincadeira e conscientização por meio de um aplicativo, o Floresta sem Fim, que, usando a realidade aumentada e recursos interativos, ensina aos pequenos sobre a importância da preservação das florestas e espécies nativas.
Atentas à importância do contato com a natureza, muitas escolas apostam na sustentabilidade como ferramenta pedagógica e em um ensino orientado por vivências mais sistêmicas, e menos fragmentadas.
“O déficit de natureza na vida das crianças é muito grande. Quando a criança está em um espaço prazeroso, onde há um contato mais direto com a natureza, todo o seu potencial se abre para a construção do conhecimento. Esse é um dos fatores que facilita muito o aprendizado dos nossos alunos”, comenta a educadora Fátima Limaverde, fundadora da Escola Vila, em Fortaleza.
As escolas da floresta, iniciativas que se multiplicam por países como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, são um exemplo. Nessas escolas, bosques e florestas são as salas de aula, onde os pequenos experimentam vivências diferentes, totalmente integradas e conectadas com o meio ambiente.
Mas não é preciso sair do país para encontrar exemplos de escolas públicas e particulares nas quais a natureza seja parte da rotina de aprendizado das crianças.
A rede de ensino de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, por exemplo, é uma experiência inspiradora de política pública na educação cuja metodologia aplicada nas escolas proporciona às crianças a conexão com a natureza dentro do espaço escolar.
“Entre as escolas da nossa rede, justamente, uma das escolas com menor tamanho de pátio, é uma das que têm maior diversidade de possibilidades para as crianças, com variedade de árvores frutíferas, horta, composteira, cisterna e diferentes recantos para a brincadeira. “Materializar uma proposta de pátio está muito mais para a concepção do que para o tamanho do pátio ou para os recursos financeiros”, disse Rita Jaqueline Morais, assessora pedagógica de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo, em entrevista ao Lunetas.
Ali, as crianças têm suas experiências de aprendizado norteadas pela “Pedagogia Ecossistêmica”, método desenvolvido por Fátima Limaverde, que é educadora e fundadora da escola, que enfatiza o cuidado com o meio ambiente, a expressão artística e apresenta às crianças os conteúdos tradicionais com foco em suas aplicações práticas.
Conceitos como pesos e medidas, por exemplo, são colocados em prática durante coletas de alimentos e roupas para doações. “O conteúdo contextualizado ganha significado e as crianças aprendem mais felizes”, comenta Fátima.
Na escola, as crianças participam de uma farmácia viva horta e pomar, espaços com os quais cuidam das plantas e aprendem sobre o seu ciclo de vida, tipos de raízes, e princípios ativos de ervas medicinais.
A valorização do meio ambiente e da natureza também acontece por meio da rotina das crianças na escola, que é repleta de horários destinados à brincadeira livre e atividades fora de sala de aula.
Coleta seletiva: “Os educadores podem ver a sucata como um material muito rico para trabalhar, principalmente na educação infantil. Ter uma caixa de materiais variados na sala de aula pode ser uma forma de ensinar as crianças a classificar, trabalhar formatos, etc. Sem contar as possibilidades de transformar esse material em coisas que vão aproveitar como brinquedos, fantoches e jogos pedagógicos”
Uma planta dentro da sala de aula: “Se não há espaço, quintal ou jardim, é possível ter dentro da sala uma babosa, um cheiro verde, plantas aromáticas. Dá para fazer muito nos espaços, mesmo que pequenos. É diferente para uma criança conhecer uma raiz na figura do livro ou ao vivo”
Atividades ao ar livre: “Você pode levar a criança para contar uma história em outro ambiente, que a criança não se sinta presa a um determinado espaço, que ela possa circular”
Consumo consciente: “Essa busca pelas coisas mais naturais, trabalhar com a questão do consumo da água, da energia. São cuidados que vemos que as crianças aprendem na escola e levam para casa”
Link: https://lunetas.com.br/educacao-infantil-a-natureza-tambem-e-ferramenta-pedagogica/
jan 10, 2019 | Notícia
Chegamos em 2019. Virada de ano é época de renovação de energias e esperanças. Época de rever o que temos feito, recalcular a rota e implementar as mudanças que a gente acredita que serão melhores para as nossas vidas. “Esse ano eu vou ser mais paciente!”. É época também de emanar os melhores desejos para os outros, um momento em que sentimentos positivos e otimistas tomam conta da sociedade e tendemos a estar mais abertos e receptivos. Por isso, hoje eu venho aqui trazer meus desejos de ano novo.
Em 2019 eu desejo tempo. Não estou falando de quantidade nem de qualidade. Desejo tempo sem rótulos, sem cronometragem, sem exigências. Tempo de olhar pras crianças e perceber como elas cresceram e se transformaram. De um dia pro outro ou com a distância de anos, as mudanças estão sempre lá. Basta dedicar um pouco de tempo para percebê-las.
Desejo tempo sem rótulos, sem cronometragem, sem exigências.
Desejo tempo para olhar os irmãos brincando em harmonia, naquela parceria e companheirismo que a gente sonha quando descobre que ao invés de apenas um filho, agora serão dois, mas que no dia a dia o festival de “mãe, olha o que ela fez!”, “pai, ele tá me irritando!” faz passar despercebido todo esse amor.
Desejo tempo para conseguir dar conta das milhares de coisas que temos que fazer, tentando equilibrar tudo.
Mas também tempo pra aceitar que, às vezes, simplesmente não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo, e tudo bem também.
Tempo para olhar pra si, avaliar suas escolhas, se regozijar pelas coisas boas e se perdoar por aquelas que não lhe fizeram tão bem. E principalmente, para retomar o protagonismo da sua vida, escolhendo fazer diferente o que já não lhe traz felicidade.
Esse tempo que eu desejo pode ser bem lento, esticando os momentos gostosos, ajudando a criar memórias e vivenciar com intensidade cada minutinho de felicidade. Ou pode passar bem rápido, fazendo os dias difíceis serem vividos com a esperança da superação.
Desejo um tempo que não aprisione. Que não guie como uma marcha militar, passo certo, ritmo constante.
Pelo contrário, que o tempo tenha cadências variadas, tenha a malemolência de uma dança e faça cada gingado fazer sentido, mesmo que um pouco fora do ritmo ideal.
Um tempo que possa ser contado com o relógio, mas também em risadas e abraços, em dentes que caem e que nascem, em semanas gestacionais, em livros lidos, em segundos sem piscar ou em fios de cabelos brancos, por que não?
Desejo que o tempo seja sempre um aliado. Que ele não se transforme em um opressor que apavora com a sua passagem. Desejo tempo para apreciar e viver a vida, que vai muito além de sobreviver por mais um ano.
Em 2019 eu desejo tempo. Feliz ano novo!
por Luciana Bento
dez 18, 2018 | Notícia
Um momento para agradecer pela conclusão de uma etapa da vida escolar: O Ensino Fundamental.
Nessa noite, juntamente com seus pais, demais familiares e educadores, os alunos do 9º Ano se reuniram na capela do colégio para a celebração eucarística, presidida pelo Padre Edson, e para o recebimento do certificado.
Entre orações, sorrisos, lágrimas, gestos de ternura e agradecimento, nossos alunos já caminham para o Ensino Médio, alimentados pela amizade e pelos conhecimentos até aqui adquiridos!