Da forma mais prazerosa possível, as crianças da professora Rita comeram as frutas com garfinho! Ufa! Trabalhando coordenação motora, equilíbrio, socialização, partilha, gosto, cores, formas e texturas. Eles garfaram suas frutinhas!
As Diretoras do Colégio Santo André, unidades de São José do Rio Preto e Jaboticabal, participam do “Hub 2018 – Conexões para a Educação do Futuro”, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Os alunos do Ensino Médio do CSA participaram do 3º Simulado ENEM de 2018, elaborado pela Editora FTD apenas com questões inéditas.
O simulado foi aplicado em dois dias, contemplando no 1º dia as provas de Ciências Humanas e Linguagens, além de uma proposta de Redação. Já no 2º dia foi a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Segundo o coordenador do Ensino Médio, Prof. Eduardo Chioda, “é fundamental que o aluno avalie seus conhecimentos, mas também que treine seu tempo, evitando correria e insegurança emocional em um momento tão importante.”
Em um mundo tão conectado e tecnológico, é praticamente impossível que as crianças não tenham acesso, em algum momento, à “telinha”, mas até que ponto esse contato é saudável para a saúde e desenvolvimento infantil? Veja as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria:
Na comemoração do Dia do Folclore, dia 22 de agosto, os alunos do 4° Ano confeccionaram uma peteca, brinquedo típico, para usar na aula de ciências e investigar como os batimentos cardíacos aumentam diante uma atividade física.
As brincadeiras folclóricas reúnem diversos jogos tradicionais e populares. Elas são passadas de geração em geração e normalmente não possuem um autor definido. Algumas delas podem sofrer modificações dependendo com a região do país.
Alguns brinquedos e algumas brincadeiras folclóricas: bolinhas de gude, pipas, pião, estilingue, amarelinha, pular corda, passa anel, bilboquê, forca, barangandam.
E no Dia do Folclore, comemorado no dia 22 de agosto, os alunos do Integra Mais aprenderam a confeccionar e a brincar com o barangandam.
Trabalho de maquetes da sala de aula feito pelas famílias e pelos alunos do 2° Ano I.
O uso de maquetes favorece a passagem da representação tridimensional e possibilita o domínio visual do espaço, a partir de um modelo reduzido. Apesar de não conservar as mesmas relações de comprimento, área e volume real, permite ao aluno ver o todo e, refletir sobre ele.
Além disso os alunos puderam realizar a atividade com seus familiares e disseram ter adorado este momento. Obrigada as famílias que se dedicaram e tornaram este momento tão significativo.
Na sexta-feira, dia 17/08, tivemos a honra de receber o professor Pasquale Cipriano Neto para abrir o “Prepara + Enem”, período dedicado à revisão dos principais conteúdos cobrados pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Esse evento foi aberto aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio bem como para a nossa equipe pedagógica.
Dando sequência na programação o Ensino Médio do CSA participou do “Encontro ENEM e Atualização Docente 2018“, dia 18/08, evento organizado pela editora FTD, em Ribeirão Preto. Os alunos da 3ª Série assistiram palestras sobre leitura de imagens e interpretação de textos no ENEM, habilidades fundamentais exigidas nas quatro áreas do conhecimento. Enquanto isso, os professores conferiram a chamada “Reforma do Ensino Médio” na palestra com Cesar Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação. De acordo com o coordenador do Ensino Médio, Prof. Eduardo Chioda, esses momentos são essenciais para a formação dos alunos e corpo docente.