Celebração da Páscoa

Através da história de um passarinho presente no Calvário, nossos pequenos da Educação Infantil puderam vivenciar a Ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador!

A Ressurreição de Jesus na visão de um passarinho

Pousado no madeiro da cruz onde estava Jesus, um passarinho presenciou todo seu calvário. Inconformado com tamanha dor, tentava amenizar o sofrimento do nosso Salvador.

— Meu bom Jesus, desejo matar sua sede trazendo-lhe água fresca em meu biquinho…

Mas o pequeno pássaro, por mais esforço que fizesse, não conseguiu…

— Querido Jesus, quero tirar sua dor abanando minhas asinhas com bastante força…

A intenção era boa, mas os machucados eram muitos e ele não conseguiu…

— Jesus, meu amigo, quero enxugar suas lágrimas com meu carinho de passarinho…

A tristeza era grande demais…  Novamente a tentativa falhou e ele não conseguiu…

— Amado Jesus, quero levá-lo para bem longe dessa gente má…

Mas o pássaro era tão pequenino… Impossível tirá-lo dali …

Em meio a tanto sofrimento, Jesus olhou para o passarinho e sorriu porque percebeu a grandeza e a bondade de seu coração. Então sussurrou:

— Vai passar…

Quando Jesus deu o último suspiro, houve um grande tremor de terra e a luz do sol se apagou. Quem estava por perto de Jesus saiu correndo de medo. Os que não acreditavam que Ele era o Filho de Deus, passaram a acreditar. E o passarinho, triste e frustrado, voou para longe.

No domingo de Páscoa, sabendo que Jesus havia ressuscitado, o passarinho decidiu voltar ao Calvário e lá encontrou um presente maravilhoso! Na cruz vazia havia um canteiro de margaridas brancas. Um grande coração, igualmente branco, sustentava pequenos girassóis amarelos em seu contorno. Maravilhoso!!!

Jesus deixou o presente para o passarinho como se fosse um recadinho:

— Deixo para você, bondoso passarinho, um canteiro de belas flores. Aqui poderá fazer seu ninho e se alimentar de suas sementes e doce mel. O coração branco representa a paz que desejo a você. Shalom!

Texto: Professora Tutti Góes de Lima

Celebração Eucarística da Páscoa

Acreditando no mundo novo que nasce com a Ressurreição de Jesus, os alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Direção e Professores participaram da Celebração Eucarística da Páscoa, na manhã de 5 de abril, na Capela do nosso colégio.

 

Projeto Estação Meteorológica Didática

Um novo projeto será iniciado na Estação Meteorológica Didática do Colégio Santo André, localizada no Bosque Santo André. Os alunos durante o mês de abril, na disciplina de Geografia, coletarão dados e preencherão duas tabelas referentes ao tempo atmosférico. A primeira informará as seguintes percepções de tempo: sensação térmica, direção dos ventos e fenômenos meteorológicos como neblina, nevoeiro, halo lunar ou solar, nebulosidade e visibilidade horizontal. E a segunda conterá anotações referentes aos dados dos aparelhos disponíveis: barômetro digital, anemômetro, termômetro de máxima e mínima, bússola, higrômetro, biruta, pH (precipitação atmosférica) e tipos de nuvens.

Após as experiências com a coleta de dados na Estação Meteorológica Didática do Colégio Santo André, propõe-se ao grupo a solução para o seguinte problema: houve em Jaboticabal – SP alguma alteração no clima? Os alunos deverão construir os seguintes objetivos com o intuito de resolver essa questão: compreender os conceitos de tempo e clima; analisar dados atmosféricos disponíveis sobre o município; produzir relatos das pessoas; visitar uma estação meteorológica automática. Dessa forma, valoriza-se a ideia de aprender a fazer experiências, pesquisas com enfoque na descoberta, entre outras atividades que elevam o aluno como protagonista do seu próprio conhecimento.

A educação por projeto tem como objetivo principal ampliar as competências dos alunos na solução dos problemas propostos em sala de aula. Os trabalhos em grupos, além da importância técnica e estratégica nas atividades em sala de aula, são condições básicas para o desenvolvimento intelectual e da consciência dos alunos. Prioriza-se uma aprendizagem que tenha significado para o aluno com conteúdos escolares conectados a sua realidade. Também, em grupos os alunos sentem-se solidários aos colegas e participam de forma harmoniosa respeitando as regras de convivência, que asseguram um clima de entendimento dentro da sala de aula e projetos transdisciplinares.

O projeto também estabelece relações com outras disciplinas. Os dados coletados serão trabalhados com o auxilio do professor de Matemática gerando tabelas e gráficos. Por meio de software que dispõem de planilhas eletrônicas, as informações serão organizadas para posterior leitura e interpretação. Em parceria com a professora de Língua Portuguesa, um relatório será produzido pelos alunos a respeito de suas experiências no projeto, como por exemplo, sensações e variações do tempo e mudanças na pressão atmosférica local.

A avaliação se fará presente em todas as fases do projeto. Valorizando-se os saberes escolares e o conhecimento de mundo dos alunos.  A educação por projeto avalia as compreensões de novas formas de aprendizagem, elaboradas pelos estudantes, pois, são eles quem devem definir quais caminhos são viáveis para a aprendizagem significativa.

Professor Baltasar F. Garcia Filho

REFERÊNCIAS:

CEFET/RJ Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Ministério da Educação. Disponível em: meteoro.cefet-rj.br/almir/observacional/observacional_visibilidade_1_12.pdf.

MADALENA, I. R.; MADALENA, A. B. L. R.; SOUSA, R. R. ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DIDÁTICA UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA. In: Congresso de Educação-Câmpus de Iporá. 2015. p. 446-456.

MAIA, D. C; SILVA, S. L. F.; CHRISTOFOLETTI, A. L. H. “COMO ESTÁ O TEMPO HOJE?”. UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. Revista Geonorte, Manaus, v. 1, p. 1-8, 2012.

Elementos naturais

“Se a criança busca brincar com força, é seu imaginário pedindo mais energia. Se brinca de flutuações e giros, é a alma pedindo para nutrir-se de leveza. Lidar com matérias-primas permite que ela sinta a vida por meio da leveza, dureza, do peso, do calor, da força” (PIORSKI).

Nesta perspectiva, brincar com elementos naturais é uma forma de conhecimento e os alunos do 2º Ano, depois de entrarem em contato com a literatura sobre a cultura das crianças indígenas e quilombolas, puderam comparar suas práticas de brincadeiras, em seu contexto social, investigando no bosque do Colégio Santo André elementos naturais que pudessem proporcionar muitas brincadeiras.

Agenda Escolar

Construir a paz supõe nos armar de afeto, disponibilidade, empatia e gentileza no relacionamento com os outros. Abandonar o grito, as palavras rudes, o dedo apontado, o julgamento, o preconceito. Acolher, ouvir, valorizar, compreender. Supõe deixar de lado a indiferença e ser solidário, generoso, cuidadoso nas escolhas, palavras e atitudes por considerar que as nossas ações afetam os outros.

Que tal somar forças com a gente? Vamos juntos construir um mundo de paz?
A Fraternidade e a superação da violência é o tema proposto pela Campanha da Fraternidade 2018 e também das nossas reflexões como escola para este ano.

Mensagem de Páscoa

“… acolhamos a graça da Ressurreição de Cristo! Deixemo-nos renovar pela misericórdia de Deus, deixemo-nos amar por Jesus, deixemos que a força do seu amor transforme também a nossa vida, tornando-nos instrumentos desta misericórdia, canais através dos quais Deus possa irrigar a terra, guardar a criação inteira e fazer florir a justiça e a paz”. Papa Francisco

 

Teatro no CSA

No dia 26 de março, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I assistiram ao espetáculo “Em busca do sonho”. Na peça, 4 atores interpretam 11 personagens em um tema que aborda a PAZ.

Reforçando a Matemática com boliche

Ampliando os conhecimentos já adquiridos em sala de aula, foi realizado com os alunos do 1° Ano I e II, como recurso pedagógico no ensino de conceitos matemáticos, um jogo de boliche. Segundo KISHIMOTO (2002), durante seu desenvolvimento, pode ocorrer um primeiro nível de construção do conhecimento.

Cabo de guerra

Explorando o espaço do colégio, a Turma do Maternal da Professora Rita, em uma brincadeira, aprendeu a respeitar regras, identificar situações de contagem, força, saber perder e ganhar, conceitos ,interação e socialização!

Foi muito divertido!

Dia Mundial da Água

A água é o maior patrimônio natural que temos. Dela depende a nossa sobrevivência. Sejamos responsáveis com cada gota desse precioso líquido.
Nossas crianças já começaram nesta missão!

22 de março – Dia Mundial da Água