Festa Junina 2017

“Nosso arraiá foi baum por dimais, sô”!

Confiram as fotos!

Dia 09/06 (Ensino Fundamental II e Ensino Médio):

Dia 10/06 (Educação Infantil e Ensino Fundamental I):

Limite na medida certa!

O que aconteceria se as estradas não tivessem limites de velocidade? Ou se países não tivessem fronteiras? Se as ruas não tivessem sinalizações? Se  as casas não tivessem portas? Limites, como o próprio nome diz, são os extremos, são as marcas que indicam começos e finais.

Eles estão relacionados diretamente ao conjunto de regras e normas sociais que possibilitam um convívio harmônico entre as pessoas. Leis, por exemplo, formam o conjunto máximo dos limites da maioria das sociedades contemporâneas.

Apesar de organizarem nossa vida, os limites não são à prova de erros e podem ser mudados e revistos quando forem entendidos como injustos, arbitrários ou mesmo desatualizados.

Na maioria das vezes, limites nascem de costumes já absorvidos e incorporados por determinado grupo social, como o uso das roupas, por exemplo. É um costume social já incorporado nas sociedades seculares ocidentais e não é algo que costuma ser questionado. Por outro lado, por exemplo, as mulheres não podiam votar nas eleições democráticas brasileiras até o ano de 1932. Esse era um limite imposto a elas que foi revisto, analisado, entendido como injusto e, por fim, modificado.

Observe a trajetória de profissionais bem sucedidos, analise o contexto de vida das pessoas que você percebe como satisfeitas com as suas vidas e ficará fácil ver que ali há uma aceitação consciente de limites que se configuram como cuidados. O atleta não come só o que quer, o bom músico não ensaia apenas quando tem vontade. Nestes, e em muitos outros casos, o limite organiza o dia-a-dia e enriquece o desenvolvimento.

O mesmo raciocínio vale na educação dos filhos. Quando puder, explique claramente o motivo das normas, leis ou combinados. Comente dos benefícios de cada um poder sacrificar um pouco dos seus desejos imediatos para que se obtenha o bem comum, mas não espere que seus filhos entendam ou mesmo que se sintam felizes por terem que cumprir certos limites ou combinados. Mantenha a tranquilidade e assertividade em relação a isso.

Não é tarefa dos pais fazer os filhos felizes. Seu papel é oferecer amor, segurança e uma boa educação. A verdadeira felicidade vem de dentro para fora e está relacionada ao nosso caráter e às virtudes que praticamos. Martin Seligman, em seu livro “Felicidade Autêntica”1, aponta que o caminho para uma vida boa passa pelo desenvolvimento de forças morais tais como o saber e o conhecimento, a moderação, a transcendência, a coragem e a humanidade. Para exercitar nossa “musculatura” mental, precisamos ser capazes de abrir mão de parte de nosso egoísmo e de nosso imediatismo. Isso se treina em casa, desde cedo.

Com clareza sobre o seu papel e tendo em mente que o aprendizado sobre limites pode edificar nossa vida, antes do “sim” e do “não”, procure investigar sua intenção. Se o que lhe move é ensinar seus filhos sobre como obter uma vida boa, já está no caminho certo.

Leo Fraiman

SELIGMAN, Martin. Felicidade autêntica. São Paulo: Objetiva, 2004.

Piquenique Temático Árabe

Os alunos do 7º Ano I e II, sob orientação da Professora Rosane Figueiredo, finalizaram o conteúdo da disciplina de História, ” O Islamismo”, por meio de um piquenique árabe! Salgados, doces, bebidas e vestimentas do mundo árabe estimularam o aprendizado. É preciso conhecer a cultura do “outro” para respeitá-la! Somos todos diferentes! Nascemos em diferentes países e somos educados em diferentes culturas. Isso é muito normal e enriquecedor. Viva a diversidade, pois nela todos podem se completar!

Inauguração – Bosque Santo André

A partir de um sonho, o Projeto Coletivo do Bosque Santo André torna-se realidade. As mãos estampadas nos muros marcam a presença e a contribuição da grande família andrelina. A festa continua com a inauguração do tão esperado BOSQUE SANTO ANDRÉ!

 

Formandos da 80ª turma plantam árvore no CSA

Os alunos da 80ª turma do Colégio Santo André, formados em 2016, estiveram no CSA para deixar mais uma marca. Realizaram o plantio de uma jabuticabeira no bosque do colégio como símbolo da história que construíram ao longo dos anos dentro da nossa instituição. “E a árvore representa crescimento, futuro, continuidade. E é exatamente isso que esses jovens representam”, afirma o coordenador do Ensino Médio, Prof. Eduardo Chioda. Na ocasião, nossos Sempre Alunos conheceram o Bosque CSA, novo espaço repleto de aventura e conhecimento.

 

Os alunos da 80ª turma do Colégio Santo André, formados em 2016, estiveram no CSA para deixar mais uma marca. Realizaram o plantio de uma jabuticabeira no bosque do colégio como símbolo da história que construíram ao longo dos anos dentro da nossa instituição. “E a árvore representa crescimento, futuro, continuidade. E é exatamente isso que esses jovens representam”, afirma o coordenador do Ensino Médio, Prof. Eduardo Chioda. Na ocasião, nossos Sempre Alunos conheceram o Bosque CSA, novo espaço repleto de aventura e conhecimento.

Avaliação Diagnóstica – 1º Simulado FTD 2017

A preparação para grandes exames exige não só um estudo aprofundado e com bom direcionamento, mas também momentos de revisão e simulação dos principais vestibulares do país. Mais ainda: é importante saber se essa classificação está adequada para a carreira pretendida.

Para avaliar se a preparação de cada aluno para o vestibular/ENEM está adequada, o Colégio Santo André realiza um trabalho cuidadoso sobre os resultados de cada aluno, a partir de critérios estatísticos, gerando-se uma classificação por faixas de notas para cada um dos 4 simulados com questões inéditas realizados ao longo do ano.

Confiram as fotos do primeiro simulado 2017.