Eleição Grêmio Estudantil

Na sexta-feira (12/abr), os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio participaram da eleição do Grêmio Estudantil Santo André. A campanha contou com a divulgação das propostas de trabalho das chapas ALPHA e IRC. Nosso colégio parabeniza os alunos participantes e dá as boas-vindas à chapa ALPHA, vencedora com 54,6% dos votos. O Grêmio, que tem mais de 80 anos de história, será presidido pela aluna Catarina Crotti Abrão, da 1ª Série.

E nesta quarta-feira (17/abr), além da presidente eleita e da vice, a aluna Maria Clara Sakai Fenerick, assinaram o termo de posse os alunos que assumem as diversas secretarias do Grêmio. Participaram do ato o Diretor Prof. Eduardo Chioda e as coordenadoras Cida Carboni e Keila de Simone, representando a as coordenações e o corpo docente. O CSA parabeniza a chapa eleita e deseja sucesso à nova gestão.

Consumo Consciente de Água

Os alunos do Ensino Fundamental I – Anos Iniciais, preocupados com o futuro do nosso planeta, convidam todos vocês a se juntarem a nós em um importante projeto: o consumo consciente da água. A água é um recurso essencial para a vida em nosso planeta, mas muitas vezes não percebemos como nossas ações diárias podem impactar sua disponibilidade.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais podemos contribuir para o uso responsável da água:

1. Fechar bem as torneiras: Sempre que não estivermos usando a água, devemos garantir que as torneiras estejam completamente fechadas para evitar o desperdício.
2. Banhos rápidos: Tomar banhos mais curtos ajuda a economizar água. Vamos tentar não demorar muito tempo no chuveiro.
3. Reutilizar a água: Podemos reutilizar a água de algumas maneiras, como usar a água da chuva para regar as plantas ou reciclar a água usada para lavar frutas e verduras.
4. Consertar vazamentos: Se notarmos algum vazamento de água em casa ou na escola, devemos informar aos adultos para que possa ser consertado o mais rápido possível.
5. Conscientizar os outros: Vamos compartilhar o que aprendemos sobre o consumo consciente da água com nossos amigos, familiares e comunidade para que todos possam fazer a diferença.

Ao adotarmos essas práticas em nossas vidas cotidianas, podemos ajudar a preservar a água para as gerações futuras. Cada pequeno gesto conta!

Juntos, podemos fazer uma grande diferença para o nosso planeta.

Projeto Horta Escolar 2024

No Colégio Santo André, as crianças estão em constante conexão com a natureza!

Assim sendo, no mês de fevereiro, os alunos dos 5ºs Anos iniciaram o Projeto Horta Escolar com o plantio de várias hortaliças que semanalmente cultivam e com entusiasmo esperam a colheita.

Lista de Aprovados

No Ensino Médio do Colégio Santo André, busca-se uma formação sólida com competências e habilidades, conhecimento reflexivo e crítico que possibilitem ao aluno uma atuação individual, acadêmica, profissional, responsável e ética.

O Colégio Santo André parabeniza seus alunos pelos resultados nos Vestibulares. Do Ensino Médio direto para a Faculdade!

O CSA se orgulha em fazer parte do seu projeto de vida. Confira a Lista de Aprovados abaixo:

a

RAÍSSA MIRANDA GARBIN
Medicina (São Leopoldo Mandic / UNIFRAN)
Odontologia (UNIARA / UNIRP / UNIFEB)

MARINA OLIVEIRA ANTONIO
Pedagogia (USP)
Letras (UNESP)

AMANDA FORNELI MORAIS
Nutrição (UNESP – 3º lugar)

ANA CLARA PRADA CARCIOFI
Psicologia (UNESP)

GIOVANA BERTOLAZZO PEREIRA
Zootecnia (UNESP)

HENRIQUE BRUNO SATO
Agronomia (UNESP)

JULIA BAAKLINI PETROUCIC
Terapia Ocupacional (UNESP)
Nutrição (UNIFAL / EINSTEIN / UNAERP)

OLÍVIA UNÊDA TREVISOLI
Engenharia Agronômica (UNESP)

BRUNA MORELLO PALAZZO
Direito (Faculdade de Direito de Franca / UNAERP)

SOFIA GONÇALVES DE ALMEIDA
Direito (Faculdade de Direito de Franca / UNAERP / PUCCAMP)

LARA DUARTE ARRÉ
Direito (UEM / GFAAP / UNAERP / ESPM / PUC)

LAURA GIRIO FELIPELLI
Nutrição (UNIFAL / PUC / UNAERP / EINSTEIN)

TALES OLIVEIRA MARCHIORI
Mecatrônica Industrial (IFSP)
Engenharia Mecânica (UNIP)

ARTHUR PAVANELLI ARTIOLI
Engenharia de Software (UNAERP)

CHRISTIANA ROSA DE ALMEIDA
Nutrição (UNAERP)

VICTOR GUILHERME QUEIROZ HOMEM
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (FATEC)

ISABELLI MONTEIRO CÂMARA
Farmácia e Estética e Cosmética (UNIARA)

LUÍS FERNANDO DOS SANTOS RIBAS
Ciência da Computação (UNIP e São Judas)

MICHAEL GABRIEL FERREIRA CHIODA
Engenharia da Computação (UNAERP)

 

REDAÇÂO ENEM

AMANDA FORNELI MORAIS: 980 pontos
BRUNA MORELLO PALAZZO: 980 pontos
JULIA BAAKLINI PETROUCIC: 960 pontos
LAURA GIRIO FELIPELLI: 960 pontos
HELOISE THOMAZELLI PEDRO: 940 pontos
ANA CLARA PRADA CARCIOFI: 920 pontos
LARA DUARTE ARRÉ: 900 pontos
MARIA VICTÓRIA MARCHI DIBELLI: 900 pontos
VINÍCIUS GARCIA NAKAGI: 880 pontos
LUÍS FERNANDO DOS SANTOS RIBAS: 800 pontos

 

 

 

 

 

Palestra Bullying e Cyberbullying

Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre bullying e cyberbullying, conduzida pela Dr.ª Maria Helena Donadon Caetano, ex-aluna do CSA e advogada criminalista.
Durante a palestra, Maria Helena abordou as recentes mudanças nas legislações federais, que agora criminalizam as práticas de bullying. Os estudantes puderam interagir ativamente, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas, especialmente sobre o cyberbullying.
Expressamos nossa gratidão à Dr.ª Maria Helena pela sua presença e parabenizamos nossa “sempre aluna” pelo excelente trabalho realizado!

Formação em Mindfulness

Os educadores do CSA participaram de mais um curso de formação em mindfulness, promovido em parceria com a MindKids. Sob a orientação do especialista Thiago Coutinho, as equipes foram capacitadas com novos recursos que serão gradualmente implementados nas práticas educacionais com os alunos de todos os segmentos.

O diretor Prof. Eduardo Chioda destaca que “a partir deste ano, os educadores utilizarão textos, áudios e vídeos disponíveis na recém-lançada plataforma da MindKids. Isso enriquecerá ainda mais o currículo do nosso colégio”. A prática de meditação em ambiente escolar é crescente em todo o mundo e é uma realidade no CSA desde 2022.

Profª. Cida Carboni: 50 anos de CSA!

É com imensa alegria que celebramos, no dia 19 de fevereiro, os cinquenta anos de dedicação à educação da Professora Cida Carboni no CSA. Cinco décadas marcadas por um amor inabalável e um compromisso incansável com a arte de ensinar e aprender. Nesta ocasião especial, é com grande admiração que reconhecemos sua notável trajetória como professora de Língua Portuguesa e coordenadora pedagógica. Seu legado como educadora é uma fonte de inspiração não apenas para seus colegas, mas para toda a comunidade andrelina.
Com seu entusiasmo e sua dedicação, a Professora Cida deixou uma marca indelével em inúmeras gerações de jovens e crianças, tocando profundamente suas almas e corações e contribuindo para sua formação como seres humanos conscientes e cidadãos engajados.
Parabéns, Professora Cida Carboni, por cinquenta anos de dedicação ao Colégio Santo André!

CSA 110 Anos, CSA+100 e mais

Confira essa super matéria que traz as principais novidades que o CSA preparou para o ano letivo de 2024. Tem programa bilíngue ampliado, meditação, plataforma digital de redação, viagem para a NASA e muito mais. Ah, tem também a revitalização do nosso centenário prédio central.

Assista e saiba mais!

Jardim das Suculentas

O Jardim das Suculentas é um projeto criado com os alunos dos 2ºs Anos, onde as crianças aprendem de maneira ativa como cuidar das plantas, estabelecendo um vinculo afetivo com a natureza que os rodeia.

Trilha Cultural 2023

1º Ano: As atividades musicais desenvolvidas nessa faixa etária promovem lateralidade, pulso rítmico, andamento, organização, coletividade, atenção, espacialidade. O lúdico está presente em cada uma das ações propostas.

a

2º Ano: A banda rítmica é o foco principal nessa fase do aprendizado. E por meio dela é desenvolvida a leitura rítmica com uso da escrita musical convencional, o rudimento básico de instrumentos de percussão, a postura, a atenção. A partir do trabalho desenvolvido no ano anterior, o desenvolvimento do grupo e de cada um envolvido no processo de ensino-aprendizagem é perceptível.

a

3º Ano: A iniciação na prática de flauta doce soprano barroco agrega aspectos importantes no aprendizado musical. Especialmente a dimensão melódica da música e os conceitos de grave e agudo, curto e longo. E, mais especificamente, na técnica do instrumento são abordados aspectos importantes de articulação, respiração, coordenação motora fina e acuidade auditiva.

a

4º Ano: Além da prática de flauta doce, instrumentos de percussão e canto, os alunos foram motivados a criar uma paródia a partir da leitura de um livro e participar do Festival de Paródias promovido pela “Árvore”.

a

5º Ano: Além da prática de flauta doce, instrumentos de percussão e canto, os alunos foram motivados a criar uma paródia a partir da leitura de um livro e participar do Festival de Paródias promovido pela “Árvore”.