Profª. Cida Carboni: 50 anos de CSA!

É com imensa alegria que celebramos, no dia 19 de fevereiro, os cinquenta anos de dedicação à educação da Professora Cida Carboni no CSA. Cinco décadas marcadas por um amor inabalável e um compromisso incansável com a arte de ensinar e aprender. Nesta ocasião especial, é com grande admiração que reconhecemos sua notável trajetória como professora de Língua Portuguesa e coordenadora pedagógica. Seu legado como educadora é uma fonte de inspiração não apenas para seus colegas, mas para toda a comunidade andrelina.
Com seu entusiasmo e sua dedicação, a Professora Cida deixou uma marca indelével em inúmeras gerações de jovens e crianças, tocando profundamente suas almas e corações e contribuindo para sua formação como seres humanos conscientes e cidadãos engajados.
Parabéns, Professora Cida Carboni, por cinquenta anos de dedicação ao Colégio Santo André!

CSA 110 Anos, CSA+100 e mais

Confira essa super matéria que traz as principais novidades que o CSA preparou para o ano letivo de 2024. Tem programa bilíngue ampliado, meditação, plataforma digital de redação, viagem para a NASA e muito mais. Ah, tem também a revitalização do nosso centenário prédio central.

Assista e saiba mais!

Jardim das Suculentas

O Jardim das Suculentas é um projeto criado com os alunos dos 2ºs Anos, onde as crianças aprendem de maneira ativa como cuidar das plantas, estabelecendo um vinculo afetivo com a natureza que os rodeia.

Trilha Cultural 2023

1º Ano: As atividades musicais desenvolvidas nessa faixa etária promovem lateralidade, pulso rítmico, andamento, organização, coletividade, atenção, espacialidade. O lúdico está presente em cada uma das ações propostas.

a

2º Ano: A banda rítmica é o foco principal nessa fase do aprendizado. E por meio dela é desenvolvida a leitura rítmica com uso da escrita musical convencional, o rudimento básico de instrumentos de percussão, a postura, a atenção. A partir do trabalho desenvolvido no ano anterior, o desenvolvimento do grupo e de cada um envolvido no processo de ensino-aprendizagem é perceptível.

a

3º Ano: A iniciação na prática de flauta doce soprano barroco agrega aspectos importantes no aprendizado musical. Especialmente a dimensão melódica da música e os conceitos de grave e agudo, curto e longo. E, mais especificamente, na técnica do instrumento são abordados aspectos importantes de articulação, respiração, coordenação motora fina e acuidade auditiva.

a

4º Ano: Além da prática de flauta doce, instrumentos de percussão e canto, os alunos foram motivados a criar uma paródia a partir da leitura de um livro e participar do Festival de Paródias promovido pela “Árvore”.

a

5º Ano: Além da prática de flauta doce, instrumentos de percussão e canto, os alunos foram motivados a criar uma paródia a partir da leitura de um livro e participar do Festival de Paródias promovido pela “Árvore”.

 

CSA celebra seu 110º Aniversário!

Com imensa alegria, no dia 14 de fevereiro celebramos mais um aniversário do Colégio Santo André! São 110 anos de compromisso com a Educação.

Esta jornada de busca contínua pela excelência e de compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar. Que possamos continuar ajudando a construir o futuro, inspirando gerações e promovendo valores que perdurem por mais 110 anos!

Parabéns, alunos, famílias e colaboradores! Parabéns, Irmãs de Santo André! Viva o CSA!!!

 

Início do Ano Letivo 2024

Com grande entusiasmo, demos início ao Ano Letivo de 2024 no CSA!

Realizamos o planejamento com todos os educadores, desde os da Educação Infantil até os do Ensino Médio, e preparamos todos os espaços para receber calorosamente nossos estudantes. Logo no primeiro dia de aula, proporcionamos uma recepção animada com muita música para as crianças e adolescentes. E encerramos esta primeira semana letiva concluindo a distribuição dos materiais didáticos do Sistema de Ensino Poliedro e da International School.

Mais uma vez, desejamos a toda a comunidade educativa andrelina um ano repleto de descobertas, aprendizagens e crescimento!

Viagens Pedagógicas

Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais participaram do projeto “Viagens Pedagógicas“, uma iniciativa concebida para enriquecer as atividades realizadas em sala de aula. O propósito principal do projeto é proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar de maneira prática os conceitos discutidos em sala. Inspirado na abordagem de Célestin Freinet, renomado pedagogo francês, o projeto adota a ideia da aula-passeio como uma estratégia valiosa.

Freinet via a aula-passeio como uma oportunidade singular para os alunos experimentarem, descobrirem e sentirem novas sensações. Acreditava que esse tipo de atividade não apenas ampliava os horizontes dos estudantes, mas também desencadeava o despertar de novos interesses e curiosidades. A “saída pedagógica” fundamenta-se na premissa de que as experiências diretas e o contato com o ambiente externo têm o poder de estimular o aprendizado de forma significativa.

Confira as fotos de alguns destes momentos enriquecedores!

1º Ano: Zoo Sonho de Criança

2º Ano: Zoo Sonho de Criança

3º Ano: Zoo Sonho de Criança

4º Ano: Visita UNESP

5º Ano: Hotel Fazenda Vista Alegre