Aula prática no Laboratório de Ciências

Para enriquecer os conhecimentos adquiridos em sala de aula, os alunos dos 4° Anos participaram de uma aula prática no Laboratório de Ciências, cujo tema foi plâncton. Durante a atividade, aprenderam sobre os métodos de coleta desses organismos e sua importância na cadeia alimentar. Além disso, tiveram a oportunidade de observar de perto o fitoplâncton e o zooplâncton através de microscópios e lupas. A aula foi extremamente interessante e divertida, proporcionando uma experiência educacional inesquecível.

Uma Aventura Animal em São Paulo!

No dia 28 de maio, nossos alunos do Ensino Médio viveram uma experiência incrível na capital paulista! A aventura começou no Zoológico, passou pelo fascinante Museu de Zoologia da USP, e terminou com chave de ouro no Aquário de São Paulo, onde foram guiados por um Educador capacitado em Biologia, Ecologia e Gestão Ambiental.

Com a tutoria do querido professor Valter Dantonio Junior, nosso mestre da Biologia, a galera mergulhou em conhecimentos que vão além da sala de aula. Foi um dia repleto de descobertas e diversão!

Estamos ansiosos pelas próximas oportunidades de explorar e aprender juntos!

Plantio e colheita na Horta Escolar

Os alunos dos 5°s Anos realizaram esta semana algumas atividades na Horta Escolar: a planta de batata – doce e a colheita de alface e couve, que foi entregue na cozinha da Educação Infantil. Os alunos levaram para casa a alface para partilharem com seus familiares. Seguem as fotos!

Apresentação para as Mães

Com muita emoção e ternura, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais prestaram belas homenagens às mães de nossa comunidade educativa. As apresentações musicais, cuidadosamente preparadas pelas nossas equipes de educadores, tocaram os corações de todos os presentes.

Confira as fotos.
A

Segunda-Feira: Berçário I e II e Maternal I
Terça-Feira: Maternal II e Jardim I:
Quarta-Feira: Jardim II
Quinta-Feira: 3º e 4º Ano
Sexta-Feira: 1º, 2º e 5º Ano

Jogos Intercolegiais

No último dia 27 de abril, tivemos o prazer de receber os alunos e professores do Colégio Rio Preto em nossa escola para os Jogos Intercolegiais. . Foi uma troca incrível de energia e aprendizado! Os alunos dos CSA Jab. e CSA Rio Preto se uniram em momentos empolgantes, fortalecendo laços e fazendo novas amizades.

Agora é a nossa vez de retribuir a visita! No próximo dia 04, vamos visitar o nosso colégio irmão em São José do Rio Preto. Nossos alunos estão ansiosos e prontos para mais um sábado de diversão e integração.

O Grêmio Estudantil do nosso colégio em Jaboticabal, junto com a Atlética do colégio em São José do Rio Preto, organizaram uma série de atividades para promover a integração entre os estudantes do Ensino Médio. Teremos jogos de voleibol, basquete, handball, futsal, queimada e gincana. Será um dia repleto de esportes, risadas e momentos inesquecíveis!

Estamos animados para essa troca cultural e esportiva entre nossas escolas. Que venha o dia 04!

Hortaliças Hidropônicas

No mês de fevereiro, os alunos dos 5ºs Anos iniciaram o cultivo hidropônico de algumas hortaliças. Essa técnica que utiliza a água como meio de transporte dos nutrientes para a planta, sem a utilização direta do solo como fonte de nutrição e desenvolvimento do vegetal, além de ser uma nova ferramenta para as aulas práticas na Horta escolar, amplia as atividades pedagógicas, enriquece o conhecimento dos alunos e também alinha a educação ambiental ao cotidiano das crianças, sem contar a alegria que proporciona aos alunos.

Confira!

Eleição Grêmio Estudantil

Na sexta-feira (12/abr), os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio participaram da eleição do Grêmio Estudantil Santo André. A campanha contou com a divulgação das propostas de trabalho das chapas ALPHA e IRC. Nosso colégio parabeniza os alunos participantes e dá as boas-vindas à chapa ALPHA, vencedora com 54,6% dos votos. O Grêmio, que tem mais de 80 anos de história, será presidido pela aluna Catarina Crotti Abrão, da 1ª Série.

E nesta quarta-feira (17/abr), além da presidente eleita e da vice, a aluna Maria Clara Sakai Fenerick, assinaram o termo de posse os alunos que assumem as diversas secretarias do Grêmio. Participaram do ato o Diretor Prof. Eduardo Chioda e as coordenadoras Cida Carboni e Keila de Simone, representando a as coordenações e o corpo docente. O CSA parabeniza a chapa eleita e deseja sucesso à nova gestão.

Consumo Consciente de Água

Os alunos do Ensino Fundamental I – Anos Iniciais, preocupados com o futuro do nosso planeta, convidam todos vocês a se juntarem a nós em um importante projeto: o consumo consciente da água. A água é um recurso essencial para a vida em nosso planeta, mas muitas vezes não percebemos como nossas ações diárias podem impactar sua disponibilidade.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais podemos contribuir para o uso responsável da água:

1. Fechar bem as torneiras: Sempre que não estivermos usando a água, devemos garantir que as torneiras estejam completamente fechadas para evitar o desperdício.
2. Banhos rápidos: Tomar banhos mais curtos ajuda a economizar água. Vamos tentar não demorar muito tempo no chuveiro.
3. Reutilizar a água: Podemos reutilizar a água de algumas maneiras, como usar a água da chuva para regar as plantas ou reciclar a água usada para lavar frutas e verduras.
4. Consertar vazamentos: Se notarmos algum vazamento de água em casa ou na escola, devemos informar aos adultos para que possa ser consertado o mais rápido possível.
5. Conscientizar os outros: Vamos compartilhar o que aprendemos sobre o consumo consciente da água com nossos amigos, familiares e comunidade para que todos possam fazer a diferença.

Ao adotarmos essas práticas em nossas vidas cotidianas, podemos ajudar a preservar a água para as gerações futuras. Cada pequeno gesto conta!

Juntos, podemos fazer uma grande diferença para o nosso planeta.

Projeto Horta Escolar 2024

No Colégio Santo André, as crianças estão em constante conexão com a natureza!

Assim sendo, no mês de fevereiro, os alunos dos 5ºs Anos iniciaram o Projeto Horta Escolar com o plantio de várias hortaliças que semanalmente cultivam e com entusiasmo esperam a colheita.

Lista de Aprovados

No Ensino Médio do Colégio Santo André, busca-se uma formação sólida com competências e habilidades, conhecimento reflexivo e crítico que possibilitem ao aluno uma atuação individual, acadêmica, profissional, responsável e ética.

O Colégio Santo André parabeniza seus alunos pelos resultados nos Vestibulares. Do Ensino Médio direto para a Faculdade!

O CSA se orgulha em fazer parte do seu projeto de vida. Confira a Lista de Aprovados abaixo:

a

RAÍSSA MIRANDA GARBIN
Medicina (São Leopoldo Mandic / UNIFRAN)
Odontologia (UNIARA / UNIRP / UNIFEB)

MARINA OLIVEIRA ANTONIO
Pedagogia (USP)
Letras (UNESP)

AMANDA FORNELI MORAIS
Nutrição (UNESP – 3º lugar)

ANA CLARA PRADA CARCIOFI
Psicologia (UNESP)

GIOVANA BERTOLAZZO PEREIRA
Zootecnia (UNESP)

HENRIQUE BRUNO SATO
Agronomia (UNESP)

JULIA BAAKLINI PETROUCIC
Terapia Ocupacional (UNESP)
Nutrição (UNIFAL / EINSTEIN / UNAERP)

OLÍVIA UNÊDA TREVISOLI
Engenharia Agronômica (UNESP)

BRUNA MORELLO PALAZZO
Direito (Faculdade de Direito de Franca / UNAERP)

SOFIA GONÇALVES DE ALMEIDA
Direito (Faculdade de Direito de Franca / UNAERP / PUCCAMP)

LARA DUARTE ARRÉ
Direito (UEM / GFAAP / UNAERP / ESPM / PUC)

LAURA GIRIO FELIPELLI
Nutrição (UNIFAL / PUC / UNAERP / EINSTEIN)

TALES OLIVEIRA MARCHIORI
Mecatrônica Industrial (IFSP)
Engenharia Mecânica (UNIP)

ARTHUR PAVANELLI ARTIOLI
Engenharia de Software (UNAERP)

CHRISTIANA ROSA DE ALMEIDA
Nutrição (UNAERP)

VICTOR GUILHERME QUEIROZ HOMEM
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (FATEC)

ISABELLI MONTEIRO CÂMARA
Farmácia e Estética e Cosmética (UNIARA)

LUÍS FERNANDO DOS SANTOS RIBAS
Ciência da Computação (UNIP e São Judas)

MICHAEL GABRIEL FERREIRA CHIODA
Engenharia da Computação (UNAERP)

 

REDAÇÂO ENEM

AMANDA FORNELI MORAIS: 980 pontos
BRUNA MORELLO PALAZZO: 980 pontos
JULIA BAAKLINI PETROUCIC: 960 pontos
LAURA GIRIO FELIPELLI: 960 pontos
HELOISE THOMAZELLI PEDRO: 940 pontos
ANA CLARA PRADA CARCIOFI: 920 pontos
LARA DUARTE ARRÉ: 900 pontos
MARIA VICTÓRIA MARCHI DIBELLI: 900 pontos
VINÍCIUS GARCIA NAKAGI: 880 pontos
LUÍS FERNANDO DOS SANTOS RIBAS: 800 pontos