Certificados: OBA e MOBFOG 2021

O Colégio Santo André participou, em 2021, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2021) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG 2021). Na semana passada realizamos a entrega de medalhas e certificados de participação em cerimônias de premiação, para dezenas de alunos.

Participaram da olimpíada alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, como uma forma de divulgar a ciência, desde as séries iniciais e promover o ensino de Física, Química e Biologia.

Dia de Laboratório

No dia 22/11, os alunos do Ensino Fundamental I realizaram aulas de pesquisas e observações em nosso laboratório de Ciências com o Prof. Felipe Teixeira.

Aqui no CSA, incentivamos a pesquisa, favorecendo o desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativos de nossos educandos. “O uso desses ambientes facilita o acesso dos estudantes ao conhecimento científico construído ao longo da história”, explica Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, doutora em Educação Científica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Confiram os flashes deste momento.

CSA Notícias

O jornal é um veículo de informação que permite a leitura de diversos gêneros em um mesmo lugar, de forma dinâmica. A leitura de textos jornalísticos é fundamental para ambientar o estudante à realidade em que vive, transformando-o em um cidadão crítico.
Pensando na importância dos gêneros textuais os alunos do 2º Ano fizeram um trabalho de investigação e entrevistas reunindo muito material de qualidade e assim produzindo um jornal escolar com três edições.
Sua segunda edição foi produzida pelos alunos do 2º ano II.

Dia da Bandeira

No dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira. A Bandeira é um dos símbolos máximos de uma nação, aquele que mais fica em evidência, que representa efetivamente o País, Estado e Município.
Aqui no CSA, os alunos realizaram várias atividades para conhecerem as bandeiras do Brasil, São Paulo, Jaboticabal e da Bélgica (país de origem das Irmãs Andrelinas, que fundaram o Colégio Santo André). Foram momentos de muito aprendizado em nossos espaços educacionais, bem como em nosso Centro de Memórias.
Confiram alguns momentos!

Fontes históricas

Nos dias 17 e 18 de novembro os alunos do 5º Ano 1 e do 5º Ano 2, acompanhados pela Profa. de História, Valéria Flório Ferreira, visitaram o CDME com o intuito de aprofundar os conteúdos curriculares sobre a importância das fontes históricas: audiovisuais, escritas, orais e os conceitos e memória material e imaterial.

Percorreram os vários espaços que compõem o CDME: o espaço central onde acontece a exposição permanente, sempre aberta à comunidade escolar; o Museu de Ciências Naturais, com os animais taxidermizados, as rochas, os esqueletos humano, bovino, equino e canino etc.; e o arquivo, onde toda a documentação em suportes frágeis e papel estão acondicionadas.

Conhecimento, interesse e diversão são marcas indissociáveis destes momentos!

CSA Notícias

O jornal é um veículo de informação que permite a leitura de diversos gêneros em um mesmo lugar, de forma dinâmica. A leitura de textos jornalísticos é fundamental para ambientar o estudante à realidade em que vive, transformando-o em um cidadão crítico. Pensando na importância dos gêneros textuais os alunos do 2º Ano fizeram um trabalho de investigação e entrevistas reunindo muito material de qualidade e assim produzindo um jornal escolar com três edições.
Sua primeira edição foi produzida pelos alunos do 2º ano I.

ENEM 2021

No 1º domingo do Enem 2021, os alunos do Colégio Santo André receberam mais uma vez o apoio emocional da equipe de professores. A prova aplicada no domingo (21/nov) contemplou as áreas de Ciências Humanas e Linguagens.
Além das 90 questões, os estudantes tiveram que dissertar sobre a “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, tema da Redação deste ano. “Estar com os alunos neste momento é muito importante, porque transmite a eles uma mensagem de apoio, de tranquilidade, o que faz muita diferença para o candidato”, afirma o Prof. Eduardo Chioda, coordenador da 3ª Série.
A 2ª prova do Exame Nacional do Ensino Médio será aplicada no próximo domingo (28/nov).

Integração 3ª Série e Jardim II

Os alunos formandos da 3ª Série do Ensino Médio vivenciaram, juntamente com os alunos do Jardim II da Educação Infantil, uma manhã de integração, repleta de alegria, de emoção e de boas energias. Em uma ação promovida pela Orientação Educacional, juntamente com as professoras das turmas e os professores de Educação Física, os alunos interagiram com brincadeiras e muita música. Foi um momento de descontração que certamente deixará boas lembranças a todos.

Ainda como parte desta ação, os formandos do Ensino Médio passearam pelos corredores da Educação Infantil, resgatando memórias afetivas de uma época inesquecível e que foi o início desta caminhada, a qual continuará para além dos muros da nossa escola.

Desejamos aos nossos estudantes, aos que estão começando e aos que estão encerrando mais um ciclo, que sigam firmes, confiantes e com a certeza que estão no caminho certo. Parabéns e sucesso a todos!