Queridas famílias, quando as crianças entendem as emoções e as comunicam de maneira assertiva e eficiente, elas podem e conseguem, ao reconhecê-las, escolher melhores estratégias para resolver problemas e lidar com eventos negativos ou positivos. Com isso, passam a desenvolver gradualmente, a perspectiva do outro.
Como apoio, usamos o livro “O MONSTRO DAS CORES” de Anna llenas. confira as atividades desenvolvidas em sala de aula.
Valorizar um símbolo muito marcante dos povos do continente africano.
Durante o estudo dos alunos do 6º Ano I e 6º Ano II, durante as aulas de Artes com o professor Kauan, também foi abordada a importância das culturas que formaram o povo brasileiro, entre elas a africana.
Contar histórias faz com que habilidades cognitivas, comunicativas e interculturais ocorram em sala de aula!
Nas últimas semanas, as turmas do Jardim II e a teacher Jéssica entraram no mundo das fantasias por meio das aulas do Programa Bilíngue. Eles participaram de uma sessão de cinema ao conhecer um dos maiores clássicos da literatura infantil, Madeline, criada pelo escritor austríaco Ludwig Bemelmans.
As crianças também puderam desenvolver suas habilidades linguísticas e cognitivas ao produzir diversos acessórios para compor fantasias a fim de estimular a imaginação. Ser generoso com os amigos e cuidar de seus pertences também foram uns dos valores aprendidos.
A moda de viola, segundo especialistas, deu origem à música sertaneja, que possui canções de ritmo recitativo em que se conta uma história, geralmente, relacionada a aspectos do dia a dia dos trabalhadores rurais e histórias de amor.
Normalmente, são cantadas em duas vozes, acompanhadas pelos solos da viola caipira, um dos símbolos da música brasileira e, principalmente da música sertaneja raiz.
Confira o belo e expressivo mural com desenhos dos alunos:
No dia 03/05, os alunos do Integra Mais tiveram uma cooking class!
Nesse momento, os alunos estão aprendendo sobre categorias de alimentos (grãos, frutas, vegetais, etc) e para tornar esse aprendizado ainda mais divertido os alunos fizeram crepes doces.
Cultura é o conjunto de manifestações de um povo, nos âmbitos artístico, social e linguístico. Conhecer outras culturas é ampliar horizontes e descobrir que outros povos se comportam de forma diversa, sob o efeito de outras perspectivas.
E pensando em uma experiência significativa para as crianças, nos aventuramos na leitura da história KABÁ DAREBU de Daniel Munduruku, o indiozinho Kabá Darebu, da tribo Munduruku, tem 7 anos e nos ensina um pouco sobre sua cultura. O pequeno relata seu dia-a-dia, os costumes herdados de seus ancestrais, o amor de seus pais, e de como os índios lidam com as interferências do “homem branco”, como as roupas e as doenças. Ele explica, também, como as crianças vivem na aldeia, aprendendo sempre e se divertindo pra valer.
Aproveitamos a leitura do livro para reproduzir algumas vivências da cultura do povo munduruku confira!
LIVRO: esse tesouro para ser guardado na memória é fonte inesgotável de conhecimento e não fica parado. Parece imune à passagem do tempo. Com a capacidade mágica de adaptação, é tão flexível que, atualmente, alia-se às novas tecnologias que também promovem o incentivo à leitura.
De mãos dadas, o livro e as novidades deste tempo presente, nortearam expressiva atividade dos 7ºs, 8ºs e 9º anos. Com a ferramenta tecnológica, nossos alunos organizaram belíssimo mural, sob a orientação das professoras Joyce, Lígia e Rosane.
Parabéns pelo maravilhoso trabalho com os livros que, certamente, trouxeram paisagens com sonhos e aprendizagem.
Dia 18 de abril é a data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Portanto, é uma data que celebra esse tipo de literatura e homenageia esse escritor, autor não só de textos para crianças, apesar de ser mais conhecido por eles.
Nossos alunos do Jardim I estão em constante contato com este mundo mágico da leitura.
“Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele.”
(Monteiro Lobato)
A Turma do Jardim I também está usufruindo das aulas no Ensino Remoto, e a equipe de professoras sempre opta por aulas interativas e dinâmicas, a fim de que as crianças consigam ter experiências significativas e, com isso, alcançarem os objetivos de aprendizagem.
Investimos no exercício da sensibilidade de escutarmos nossos pequenos e nas Ações Pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento das Habilidades e Competências propostas pela BNCC. Nesse sentido, na última quarta-feira, 17 de março, a aula foi sobre o tema “Festa do Pijama!” Todos que se sentiram confortáveis, inclusive a família, participaram da aula com seus pijamas preferidos.