Dinâmica de leitura

Você troca um tutu de feijão por um tatu de calção?

(Eva Furnari)

A literatura, o brincar e o aprender a língua devem sempre permear os conteúdos curriculares. E com esse propósito, nossos alunos dos 5ºs anos “embarcaram” em uma dinâmica de leitura bem animada, com trocas bem engraçadas dando a devida importância à consciência fonológica, uma maneira de se encantar com as palavras, palavras entre as quais vivemos e somos, segundo o poeta Carlos Drummond de Andrade.

Contação de histórias

Em comemoração  ao dia mundial do livro, a Turma do Integral,  juntamente com as professoras, Adriana, Gisela e Mariana, participou de uma contação de histórias e brincadeiras com  fantoches.

Debate Literário

Os alunos do 9° ano, orientados pela Professora Rosane Michelin, participaram hoje do Debate Literário sobre o livro Vidas Secas:

“Vidas secas, o romance escrito por Graciliano Ramos, narra a história de uma família de retirantes nordestinos em sua constante luta pela sobrevivência.

O livro, além de ser indicado para os principais vestibulares, também propicia a reflexão sobre as mazelas sociais”, concluiu Rosane.

Mímica e as emoções

Os alunos do 3° ano II , na aula de Empreendedorismo, fizeram uma roda de conversa sobre emoções. Aprenderam que a mímica é uma forma de comunicação e também uma arte. Concluindo, realizaram uma atividade prática onde através da mímica puderam perceber que por meio de gestos e expressões, podemos demonstrar o que pensamos e sentimos. Foi muito divertido!!!

Caça ao tesouro

Fazer atividade lúdica é vivenciar os conceitos trabalhados.
O Jardim II juntou com a professora Pollyana, participou de um caça ao tesouro, estimulando a noção espacial, a lateralidade, a observação do ambiente, e o autocontrole. Além de muito divertido, a aprendizagem se torna significativa!

Música no CSA

A criança faz música brincando, sendo essa sua maneira de se relacionar com o mundo que descobre a cada dia.

A roda de cantoria, a contação de histórias, as danças circulares, a experimentação e execução de instrumentos de percussão e a apreciação musical priorizando o ouvido ativo são algumas das formas em que a linguagem musical é trabalhada de modo que as crianças interpretem, criem e apreciem a arte dos sons.

Todas essas vivências são proporcionadas aos alunos pela nossa professora Tutti, do Berçário ao Ensino Fundamental I, tendo como base diferentes repertórios musicais, indo da música clássica à música popular brasileira.

Xilofone à base de água

Ele estimula a criatividade, a audição e a sensibilidade musical. Uma experiência valiosa!

Adoração da Cruz

Tu u és fonte de vida
Tu és fogo, tu és amor
Vem, Espírito Santo
Vem, Espírito Santo

Em sua Carta aos Filipenses, Paulo nos convida a refletir nossas ações em comunidade.
“Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus” (Fl 2,5).
A comunidade deve zelar pela harmonia interna e, para isso, é necessário que haja humildade, cada um considerando os outros superiores a si, e que o empenho tenha sempre em vista o bem comum.
Nesta quarta-feira, 17/04, no final da manhã, tivemos um momento de oração e reflexão com nossos jovens do 9º Ano e Ensino Médio em torno do sentido da Morte e Ressureição de Jesus Cristo, inspirado na oração e espiritualidade da comunidade de Taizé.
“Olhar a cruz significa deixar-nos interpelar nas nossas prioridades, escolhas e ações. Significa deixar-nos interrogar sobre a nossa sensibilidade face a quem está a passar ou a viver momentos de dificuldade” (Papa Francisco).

Semana do Livro e da Biblioteca

O CSA comemorará, de 22 a 26 de abril, a Semana do Livro e da Biblioteca, e para isso, algumas atividades estão programadas, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura:

 
– Exposição de Poesias elaboradas pelos alunos dos 6º, 7º e 8º anos, orientados pela Professora Marlene Fernandes;
– Exposição de trabalhos “Conte sua história” realizado pelos alunos do 3º ano II, orientados pela Professora Valéria Flório;
– Debate Literário sobre o livro Vidas Secas – Graciliano Ramos – com os alunos do 9º ano, orientados pela Professora Rosane Michelin
– Atividade Literária “Você troca” – Eva Furnari – Uma viagem muito agradável pelos fonemas, realizada pelos alunos do 5º ano, orientados pela Coordenadora Cida Carboni;
– Votação democraticamente realizada pelos alunos para escolha do nome da Biblioteca CSA: Vinícius de Moraes, Cora Coralina e Cecília Meireles. Quem ganhará, hein?

Durante este período, arrecadaremos livros (gibis, literatura para adultos, livros de história infantil e livros de história infanto-juvenil) para doarmos a nossa comunidade, e contamos com a colaboração de sua família nesta ação solidária.

Momento de Oração com os alunos dos 6ºs aos 8º anos

REFLEXÃO: COMTEMPLAR AS CRUZES E OS CRUCIFICADOS
O momento de oração proposto e coordenado pela Pastoral do Colégio nos ajudou a olhar para tantas situações de cruzes que existem espalhadas pelo mundo afora.
“Mas Jesus, em sua Morte e Ressurreição quer salvar tanto os que crucificam quanto os que são crucificados. A Salvação que ele traz é para todos, contanto que queiramos receber Dele a Salvação.”