1º Ano: As atividades musicais desenvolvidas nessa faixa etária promovem lateralidade, pulso rítmico, andamento, organização, coletividade, atenção, espacialidade. O lúdico está presente em cada uma das ações propostas.
a
2º Ano: A banda rítmica é o foco principal nessa fase do aprendizado. E por meio dela é desenvolvida a leitura rítmica com uso da escrita musical convencional, o rudimento básico de instrumentos de percussão, a postura, a atenção. A partir do trabalho desenvolvido no ano anterior, o desenvolvimento do grupo e de cada um envolvido no processo de ensino-aprendizagem é perceptível.
a
3º Ano: A iniciação na prática de flauta doce soprano barroco agrega aspectos importantes no aprendizado musical. Especialmente a dimensão melódica da música e os conceitos de grave e agudo, curto e longo. E, mais especificamente, na técnica do instrumento são abordados aspectos importantes de articulação, respiração, coordenação motora fina e acuidade auditiva.
a
4º Ano: Além da prática de flauta doce, instrumentos de percussão e canto, os alunos foram motivados a criar uma paródia a partir da leitura de um livro e participar do Festival de Paródias promovido pela “Árvore”.
a
5º Ano: Além da prática de flauta doce, instrumentos de percussão e canto, os alunos foram motivados a criar uma paródia a partir da leitura de um livro e participar do Festival de Paródias promovido pela “Árvore”.
Com imensa alegria, no dia 14 de fevereiro celebramos mais um aniversário do Colégio Santo André! São 110 anos de compromisso com a Educação.
Esta jornada de busca contínua pela excelência e de compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar. Que possamos continuar ajudando a construir o futuro, inspirando gerações e promovendo valores que perdurem por mais 110 anos!
Parabéns, alunos, famílias e colaboradores! Parabéns, Irmãs de Santo André! Viva o CSA!!!
Com grande entusiasmo, demos início ao Ano Letivo de 2024 no CSA!
Realizamos o planejamento com todos os educadores, desde os da Educação Infantil até os do Ensino Médio, e preparamos todos os espaços para receber calorosamente nossos estudantes. Logo no primeiro dia de aula, proporcionamos uma recepção animada com muita música para as crianças e adolescentes. E encerramos esta primeira semana letiva concluindo a distribuição dos materiais didáticos do Sistema de Ensino Poliedro e da International School.
Mais uma vez, desejamos a toda a comunidade educativa andrelina um ano repleto de descobertas, aprendizagens e crescimento!
Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais participaram do projeto “Viagens Pedagógicas“, uma iniciativa concebida para enriquecer as atividades realizadas em sala de aula. O propósito principal do projeto é proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar de maneira prática os conceitos discutidos em sala. Inspirado na abordagem de Célestin Freinet, renomado pedagogo francês, o projeto adota a ideia da aula-passeio como uma estratégia valiosa.
Freinet via a aula-passeio como uma oportunidade singular para os alunos experimentarem, descobrirem e sentirem novas sensações. Acreditava que esse tipo de atividade não apenas ampliava os horizontes dos estudantes, mas também desencadeava o despertar de novos interesses e curiosidades. A “saída pedagógica” fundamenta-se na premissa de que as experiências diretas e o contato com o ambiente externo têm o poder de estimular o aprendizado de forma significativa.
Confira as fotos de alguns destes momentos enriquecedores!
No último dia 28 (terça), realizamos a Cerimônia de Entrega de Medalhas e Certificados. O evento, marcado por muita emoção e alegria, foi prestigiado pela presença dos familiares e professores dos alunos homenageados. Nossos estudantes conquistaram, juntos, 27 medalhas olímpicas, sendo 13 de ouro, 8 de prata e 6 de bronze. Parabenizamos nossos professores e alunos pelo excepcional desempenho nas olimpíadas científicas de 2023.
Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais realizaram aulas práticas em nosso Laboratório de Biologia, juntamente com as professoras regentes e o Prof. Felipe. Utilizando as Metodologias Ativas puderam utilizar o microscópio para complementarem as aulas conceituais sobre microrganismos.
Confira!
1º Ano I – Turma da professora Naryme:
1º Ano II – Turma da professora Nívea:1º Ano II – Turma da professora Nívea: