Atividade Folclórica

Na comemoração do Dia do Folclore, dia 22 de agosto, os alunos do 4° Ano confeccionaram uma peteca, brinquedo típico, para usar na aula de ciências e investigar como os batimentos cardíacos aumentam diante uma atividade física.

Foi um momento de muito aprendizado e diversão.

Dia do Folclore

As brincadeiras folclóricas reúnem diversos jogos tradicionais e populares. Elas são passadas de geração em geração e normalmente não possuem um autor definido. Algumas delas podem sofrer modificações dependendo com a região do país.

Alguns brinquedos e algumas brincadeiras folclóricas: bolinhas de gude, pipas, pião, estilingue, amarelinha, pular corda, passa anel, bilboquê, forca, barangandam.

E no Dia do Folclore, comemorado no dia 22 de agosto, os alunos do Integra Mais aprenderam a confeccionar e a brincar com o barangandam.

Atividade em família

Trabalho de maquetes da sala de aula feito pelas famílias e pelos alunos do 2° Ano I.

O uso de maquetes favorece a passagem da representação tridimensional e possibilita o domínio visual do espaço, a partir de um modelo reduzido. Apesar de não conservar as mesmas relações de comprimento, área e volume real, permite ao aluno ver o todo e, refletir sobre ele.

Além disso os alunos puderam realizar a atividade com seus familiares e disseram ter adorado este momento. Obrigada as famílias que se dedicaram e tornaram este momento tão significativo.

Prepara + ENEM

Na sexta-feira, dia 17/08, tivemos a honra de receber o professor Pasquale Cipriano Neto para abrir o “Prepara + Enem”, período dedicado à revisão dos principais conteúdos cobrados pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Esse evento foi aberto aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio bem como para a nossa equipe pedagógica.

Dando sequência na programação o Ensino Médio do CSA participou do “Encontro ENEM e Atualização Docente 2018“, dia 18/08, evento organizado pela editora FTD, em Ribeirão Preto. Os alunos da 3ª Série assistiram palestras sobre leitura de imagens e interpretação de textos no ENEM, habilidades fundamentais exigidas nas quatro áreas do conhecimento. Enquanto isso, os professores conferiram a chamada “Reforma do Ensino Médio” na palestra com Cesar Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação. De acordo com o coordenador do Ensino Médio, Prof. Eduardo Chioda, esses momentos são essenciais para a formação dos alunos e corpo docente.

Projeto Quero Paz!

Os alunos do 5° Ano,orientados pela prof° Jaqueline já iniciaram as atividades para Feira do Conhecimento com o Projeto Quero Paz!

Palestra SIEESP

No dia 15/08/2018, quarta-feira, o Colégio Santo André de Jaboticabal marcou presença no evento organizado pelo SIEESP (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo).  Assuntos relacionados às inovações educacionais e BNCC estiveram em pauta.

Olimpíada Regional de Química

Alunos de todas as séries do Ensino Médio participaram da Olimpíada Regional de Química (ORQ), realizada na USP de Ribeirão Preto. O tema deste ano é “A Química transformando vidas: prevenção e combate ao câncer”. A Prof.ª Nayara Andrade, responsável pela disciplina de Química, acompanhou e orientou os alunos durante o evento. Todos tiveram a oportunidade de participar de experimentos e assistir palestras sobre o tema da Olimpíada.
Para a segunda e última fase, em outubro, serão selecionados dois alunos de cada série do Ensino Médio para compor a equipe representante da escola. Um deles elaborará uma redação sobre o tema da ORQ e os outros seis alunos passarão por provas teórica e prática.

Encontro de Ex-Alunos

A equipe do Colégio Santo André agradece a presença de todos os ex-alunos (para nós, Sempre Alunos), ex-professores e funcionários, bem como os seus familiares. Foram momentos de sincera emoção… de relembrar, reencontrar e reviver. Das mais simples às mais impactantes, as vivências permanecem em sua memória mesmo concluído o período de estudos.

Vocês marcaram história, sejam sempre bem-vindos!

“A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar!” (Rubem Alves)

Horta escolar

A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação, unindo teoria a prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem” (MORGADO,2006).

Os alunos dos 1° Ano I e II voltaram esta semana ao cultivo da horta escolar. Ficaram surpresos e animados ao observarem o crescimento das mudas e sementes plantadas por eles, no final de julho.

Agora é cuidar e esperar a colheita!

Orientação de estudos

Tempo, Tempo, Tempo…

Quantas horas tem o nosso dia?

Quem respondeu 24 horas?

Acertooouuuuu!!!

Organize-se para aproveitá-las da melhor forma, planejando seu horário para todos os seus compromissos e, depois, para o sonhado e necessário lazer.

Perigo à vista: Achar que o “depois” e o “mais tarde” são mágicos!

Decorar e memorizar são sinônimos?

Decorar é repetir e nosso cérebro guarda a informação por pouco tempo, isto é, para um curto prazo.

Memorizar é uma forma de aprender e assimilar.

Ler e estudar diariamente, revisar a matéria trabalhada no período da manhã e fazer as atividades são atitudes que transformam as informações em aprendizado que servirá para toda a vida; é a melhor forma de “jogarmos dados” em nossa memória de longo prazo. Assim, a tarefa do dia deve ser feita no mesmo dia, senão não seria chamada tarefa do dia.

E agora, você já pode responder com segurança:

Decorar e memorizar são sinônimos?

Estudar na véspera da prova é suficiente?

Não só não será suficiente, como será desesperador! É bem melhor estudar todos os dias e deixar para a véspera somente aquela revisão básica.

Volte ao dicionário e você verá que estudo e revisão também não são sinônimos.

Veja uma técnica de estudos:

a-Faça uma leitura silenciosa do conteúdo, em seguida faça uma leitura em voz alta. Ouça sua própria voz!

b-  Grife, com diferentes cores, os trechos do texto.

c- A seguir, registre em uma folha tudo o que você se lembra de ter grifado.

d- Após esse registro, pegue o livro ou o caderno e veja o que ficou faltando, assim você  poderá observar o que está aprendendo.

e- Complete suas anotações com o que ficou faltando.

Importante: essa técnica só funciona se todos os passos forem usados juntos. Sozinhos eles não ajudam quase nada!

Ciências Exatas pedem soluções:

  • Leia o enunciado com atenção para saber quais dados você tem e o que se quer saber. É preciso compreender o que está sendo pedido.
  • Faça os exercícios de classe, solicitando ajuda do professor, sempre que precisar, resolvendo suas dúvidas.
  • Faça a correção dos exercícios para que estejam todos corretos em seu caderno ou livro.
  • Use um rascunho para fazer as operações.
  • Organize seus cálculos com capricho.
  • Faça o maior número possível de exercícios e também faça os exemplos do livro no caderno.
  • Resolva as expressões por partes e lembre-se de substituir os resultados parciais, rever tabuadas e regras de sinais;

 

Existem muitas técnicas de estudo e você vai descobrir o seu jeito de aprender. Cada pessoa, aos poucos, vai descobrindo seu método e percebendo como aprende.

Assim, salve o seu método!!!!!! Ele é o melhor para você. Não deixe de descobri-lo.

Professora Maria Aparecida Carboni