Minha pátria

Dia 7 de setembro! Data muito importante para nós, brasileiros, pois simboliza o início da nossa pátria! Ensinar as crianças a apreciarem e valorizarem este dia é mais um passo para um futuro harmonioso, amenizando os problemas sociais.

Como atividades, foram propostas rodas de conversa e a montagem de um painel onde as crianças colaram figuras que representam um Brasil melhor. De forma bem participativa, muitos assuntos sobre o nosso lindo Brasil foram comentados pelos nossos alunos.

Também foi recitado o poema de Vicente Guimarães. E para finalizar foi confeccionado um lindo balangandã sobre a data. Aprendizagem com brincadeira! Um encanto!

Cuidados com a água

Os alunos dos 5ºs anos concluíram o conteúdo “Cuidados com a água” da disciplina de Geografia, realizando pesquisa sobre a poluição dos oceanos e mares. As fotos são da partilha em sala de aula dos cartazes que produziram. Parabéns alunos!

Confira.

Hino Nacional Brasileiro

O Hino Nacional Brasileiro é um dos 4 símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. Os alunos do 4º Ano II puderam conhecer um pouco a história do nosso Hino e compreender a importância do respeito a este símbolo de forma solene: sem aplausos, gritos ou qualquer gesto. Com muita atenção e respeito, apreciaram a introdução instrumental tocada ao piano.

Construção de maquetes

No Programa Bilíngue, nossos alunos tem a oportunidade de por em prática o que aprendem nas aulas. O projeto de construção de uma maquete, sobre um cômodo da casa, proporcionou aos 3 º Anos I e II, interação, engajamento, criatividade, consolidação de conhecimento e com certeza muita diversão!

Confira!

Bilíngue visita espaços do Colégio

No Programa Bilíngue, os alunos dos 3º Anos I e II estão aprendendo sobre diferentes formas de arte e lugares onde as encontramos. E, aproveitando os diversos ambientes do colégio, visitaram dois espaços muito especiais do nosso colégio: Centro de Memória e Museu de História Natural, podendo explorar esses espaços e aprender de forma dinâmica e divertida sobre arte.

Nossos agradecimentos à equipe do Centro de Memória, Irmã Neuza e Felipe!

Semana do Folclore

Na semana de 16 a 20 de agosto, os alunos da Educação Infantil comemoraram o folclore, uma data importante para a cultura brasileira.

O folclore é um conjunto de elementos que faz parte da cultura popular. E tem como símbolos as festas, as danças, jogos, lendas e cantigas.

O nosso folclore é rico e cheio de histórias, desta forma nossas professoras se caracterizaram e apresentaram-se aos alunos com uma belíssima encenação de nossas lendas brasileiras das personagens: Caipora, Iara, Saci-Pererê, Curupira e Boitatá.

Confira algumas fotos:

Arremesso de peso

A Olimpíada de Tóquio já acabou, mas aqui no Colégio Santo André a chama olímpica continua acessa. Na aula de Educação Física, os alunos do Ensino Fundamental I conheceram e praticaram o arremesso de peso, modalidade olímpica de Atletismo, onde os atletas competem para arremessar uma bola de metal o mais longe possível. Nessa modalidade é trabalhada a força.

Os alunos adorara! Confira:

Ciranda das Cordas

Nas aulas de Música, trabalhamos As Famílias dos Instrumentos Musicais: cordas, sopros, rítmicos. Propusemos aos alunos que, com a ajuda da família, criassem um novo instrumento de corda utilizando materiais recicláveis. O resultado foi surpreendente! Quanto aprendizado!

 

Dia da Fantasia

Os alunos dos 4ºs Anos organizaram, juntamente com a Profa. Márcia e a Profa. Pamela, o “Dia da Fantasia” no Colégio Santo André. Foi um dia encantador em que assistiram as aulas e divertiram-se muito!

Confira algumas fotos!

Esquema corporal

Os alunos do Minimaternal II trabalharam, no decorrer da semana, o esquema corporal.

A aula dinâmica teve início à frente do espelho, onde puderam observar, delicadamente, as partes que compõem o corpo, em especial, o rosto. Após esta atividade, foram a campo e, em contato com a natureza, retiraram dela elementos para trabalhar e enriquecer mais uma descoberta.

O contato com elementos da natureza permitiu o aprimoramento da motricidade ampla e da percepção espacial.

O objetivo da aula é fazer com que a criança identifique as partes que compõem o corpo, especificamente o rosto, trabalhar noções de matemática (formas geométricas, quantidade) e a tomada de consciência de si mesma, de seus semelhantes e do ambiente que a cerca.