Com a Palavra, a Natureza

Os alunos dos segundos anos participaram de uma palestra incrível com a bióloga Naiara Almeida. Durante o encontro, aprenderam sobre plantio, cultivo e muitas outras curiosidades sobre o mundo das plantas. Foi uma oportunidade única de ampliar o conhecimento sobre a natureza e os cuidados necessários para manter nossas plantas saudáveis e bonitas!

Agradecemos à Naiara pela contribuição e aos alunos pela participação entusiástica!

10º Natal Cantado pelas Crianças

O 10º Natal Cantado pelas Crianças iluminou a noite de 29 de novembro! Celebrando o Natal e o Dia de Santo André (30/nov), as crianças tocaram profundamente os corações das famílias presentes. O coral, formado por cerca de 200 estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, apresentou canções natalinas repletas de simbolismo e beleza. Sob a dedicada condução da Professora Tutti e o apoio do Professor André Assis, os alunos foram além de cantar: emocionaram e encantaram a plateia.

O evento contou ainda com participações especiais de estudantes do Ensino Médio e de talentosos músicos convidados do Projeto Guri, além de cantores profissionais. A apresentação foi enriquecida com uma emocionante encenação do nascimento de Jesus, representada pelos nossos alunos, trazendo ainda mais significado à noite.

Nosso sincero agradecimento aos professores, alunos e famílias que contribuíram para esse momento único. Parabenizamos todos os envolvidos por entregarem à comunidade um verdadeiro espetáculo, cheio de emoção e significado!

 

Viagens Pedagógicas

As Viagens Pedagógicas proporcionam aos alunos experiências enriquecedoras que vão além da sala de aula. No CSA, acreditamos no valor dessas vivências, que conectam teoria e prática, ampliam os horizontes e fortalecem o aprendizado de forma significativa. Os alunos dos 5ºs Anos vivenciaram uma aventura incrível durante sua viagem pedagógica à Estância Vista Alegre, localizada em Sertãozinho. Foi um dia repleto de aprendizados e diversão, que ficou gravado na memória de todos.

Logo ao chegar, as crianças foram acolhidas pelo ambiente encantador e acolhedor da Estância. Uma das atividades mais marcantes foi a oficina de fabricação de queijo, onde puderam colocar a mão na massa e aprender sobre todo o processo artesanal de um dos alimentos mais tradicionais de nossa culinária. A curiosidade e a paixão tomaram conta dos pequenos, que saíram dali com mais conhecimento e, claro, com histórias para contar.

Mas não parou por aí! A programação incluía um delicioso passeio de charrete, momentos de pura alegria no banho de lama, mergulhos refrescantes na piscina e muitas outras atividades que uniram diversão e interação entre os alunos. Foi uma oportunidade única de fortalecer laços de amizade e explorar novas experiências.

Esses momentos especiais foram registrados em fotografias que traduzem a energia e o encantamento dessa viagem inesquecível. Convidamos todos a conferir as imagens e compartilhar conosco a alegria dessa vivência tão significativa para os alunos do 5º Ano.

Parabéns a todos os envolvidos por tornarem esse dia possível!

Viagens Pedagógicas

As Viagens Pedagógicas proporcionam aos alunos experiências enriquecedoras que vão além da sala de aula. No CSA, acreditamos no valor dessas vivências, que conectam teoria e prática, ampliam os horizontes e fortalecem o aprendizado de forma significativa. Os alunos dos 3ºs Anos participaram de uma enriquecedora viagem pedagógica à Estância Fazendinha, em Barrinha. Essa experiência proporcionou um aprendizado significativo ao conectar teoria e prática, permitindo que os estudantes observassem de perto os conceitos envolvidos na sala de aula.

Entre os temas explorados, destacam-se os cuidados com o meio ambiente, como a preservação dos rios, a proteção das matas ciliares e a prevenção do assoreamento. Essas questões são de extrema relevância para a formação cidadã e ambiental dos estudantes, pois incentivam a conscientização e o engajamento.

Além disso, a viagem pedagógica foi planejada em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo que os conteúdos incluídos sejam direcionados aos objetivos educacionais previstos para esta etapa do ensino. Essa integração reforça o papel da escola em proporcionar experiências que vão além do espaço da sala de aula, ampliando a compreensão dos alunos sobre o mundo que os cerca.

Vejam as fotos deste lindo dia!

Alunos brilham em adaptação de João e Maria

A peça João e Maria, adaptada pelos alunos da Oficina de Teatro do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, encantou o público em sua recente apresentação. Sob a direção do professor Kauan Puga, os estudantes deram um show de talento e criatividade, emocionando familiares e amigos que lotaram a plateia.

Para o professor Kauan, o teatro vai além do entretenimento: é uma forma de demonstrar às famílias as habilidades desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano. A prática cênica contribui diretamente para o aprimoramento de competências como expressão corporal e vocal, interpretação, improvisação, trabalho em equipe, confiança e autoestima.

O Colégio Santo André celebra com orgulho o sucesso desse projeto e agradece a todos os envolvidos por sua dedicação. Que venham mais apresentações incríveis no próximo ano!

Integração entre 3ª Série e Jardim II

O dia 08 de novembro foi marcado por muitas emoções, lindos sorrisos e momentos de pura diversão. A data foi escolhida para a realização da especial Ação de Integração entre os formandos da 3ª. Série do Ensino Médio e os alunos do Jardim II.

A manhã começou com a entrega das cartas escritas pelos pais para seus filhos, momento em que o amor, traduzido em palavras, transbordou em lágrimas. Em seguida, os formandos desfrutaram de um delicioso café da manhã, seguido por um passeio pelos corredores e salas da Educação Infantil, onde reviveram memórias de um passado, sonhando com o futuro que os aguarda.

Em seguida, o momento mais esperado, o encontro emocionante com os alunos do Jardim II, que com muita alegria e carinho os recepcionaram com belas palavras de apoio, incentivo e esperança. Juntos dançaram, brincaram e percorreram diferentes espaços da escola em busca de um tesouro escondido, que ao ser encontrado, revelou que sonhos podem se tornar realidade quando cultivados com amor e dedicação.

Para encerrar, juntos plantaram no Bosque do Colégio uma muda de árvore frutífera, simbolizando o crescimento, o amadurecimento e os ciclos da vida, que, assim como eles, se renovam continuamente, deixando lindos frutos pelo caminho. Assim, o plantio representou a certeza de que o legado de cada um se perpetuará, e a vida seguirá florescendo.

“Todo fim traz em si as sensações de um novo começo: o que hoje termina, abre espaço para o que amanhã florescerá”

 

Observando Células no Microscópio

Como forma de aprofundar os conhecimentos abordados na disciplina de Ciências da Natureza, os alunos dos 4ºs anos participaram de uma aula prática no Laboratório sobre células. Durante a atividade, observaram no microscópio uma célula vegetal (extraída da cebola) e uma célula animal (extraída da pele do frango).

O objetivo da aula foi aprender a diferenciar essas células com base em seus formatos e nas estruturas que possuem.

Fontes de Energia

Para reforçar o conteúdo da disciplina de Geografia sobre Fontes de Energia, os alunos dos 5ºs Anos criaram maquetes sobre três tipos de energia renovável: hídrica, eólica e solar.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a construção de maquetes é uma atividade que promove competências gerais e habilidades específicas em diversas áreas. A BNCC incentiva uma educação que desenvolve habilidades práticas, pensamento crítico e científico, resolução de problemas, criatividade e conexão com o mundo real.

Parabéns aos alunos e às famílias que colaboraram na execução das maquetes. Essa atividade foi enriquecedora, pois, além de desenvolver habilidades, fortaleceu vínculos familiares. O tempo investido na execução foi uma oportunidade para pais, irmãos e outros familiares se conectarem, compartilharem momentos e criarem lembranças positivas juntos.

Desastre de Chernobyl

A atividade “Linha do Tempo sobre o Desastre de Chernobyl” foi uma proposta interdisciplinar entre as disciplinas de Química, Sociologia e Literatura. Nessa atividade, os alunos foram divididos em grupos para, de forma colaborativa, construir uma linha do tempo sobre o desastre de Chernobyl e criar maquetes ou representações das diferentes áreas da usina. Cada grupo ficou responsável por apresentar um personagem histórico-chave que desempenhou um papel importante nesse evento.

Além disso, os alunos discutiram as questões políticas e sociais associadas ao desastre e escolheram uma obra literária que refletisse as angústias vividas em Chernobyl.