No Ensino Médio do Colégio Santo André, busca-se uma formação sólida com competências e habilidades, conhecimento reflexivo e crítico que possibilitem ao aluno uma atuação individual, acadêmica, profissional, responsável e ética.
O Colégio Santo André parabeniza seus alunos pelos resultados nos Vestibulares. Do Ensino Médio direto para a Faculdade!
O CSA se orgulha em fazer parte do seu projeto de vida. Confira a Lista de Aprovados abaixo:
ARTHUR PAVANELLI ARTIOLI Engenharia de Software (UNAERP)
CHRISTIANA ROSA DE ALMEIDA Nutrição (UNAERP)
VICTOR GUILHERME QUEIROZ HOMEM Análise e Desenvolvimento de Sistemas (FATEC)
ISABELLI MONTEIRO CÂMARA Farmácia e Estética e Cosmética (UNIARA)
LUÍS FERNANDO DOS SANTOS RIBAS Ciência da Computação (UNIP e São Judas)
MICHAEL GABRIEL FERREIRA CHIODA Engenharia da Computação (UNAERP)
REDAÇÂO ENEM
AMANDA FORNELI MORAIS: 980 pontos BRUNA MORELLO PALAZZO: 980 pontos JULIA BAAKLINI PETROUCIC: 960 pontos LAURA GIRIO FELIPELLI: 960 pontos HELOISE THOMAZELLI PEDRO: 940 pontos ANA CLARA PRADA CARCIOFI: 920 pontos LARA DUARTE ARRÉ: 900 pontos MARIA VICTÓRIA MARCHI DIBELLI: 900 pontos VINÍCIUS GARCIA NAKAGI: 880 pontos LUÍS FERNANDO DOS SANTOS RIBAS: 800 pontos
Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre bullying e cyberbullying, conduzida pela Dr.ª Maria Helena Donadon Caetano, ex-aluna do CSA e advogada criminalista.
Durante a palestra, Maria Helena abordou as recentes mudanças nas legislações federais, que agora criminalizam as práticas de bullying. Os estudantes puderam interagir ativamente, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas, especialmente sobre o cyberbullying.
Expressamos nossa gratidão à Dr.ª Maria Helena pela sua presença e parabenizamos nossa “sempre aluna” pelo excelente trabalho realizado!
Os educadores do CSA participaram de mais um curso de formação em mindfulness, promovido em parceria com a MindKids. Sob a orientação do especialista Thiago Coutinho, as equipes foram capacitadas com novos recursos que serão gradualmente implementados nas práticas educacionais com os alunos de todos os segmentos.
O diretor Prof. Eduardo Chioda destaca que “a partir deste ano, os educadores utilizarão textos, áudios e vídeos disponíveis na recém-lançada plataforma da MindKids. Isso enriquecerá ainda mais o currículo do nosso colégio”. A prática de meditação em ambiente escolar é crescente em todo o mundo e é uma realidade no CSA desde 2022.
É com imensa alegria que celebramos, no dia 19 de fevereiro, os cinquenta anos de dedicação à educação da Professora Cida Carboni no CSA. Cinco décadas marcadas por um amor inabalável e um compromisso incansável com a arte de ensinar e aprender. Nesta ocasião especial, é com grande admiração que reconhecemos sua notável trajetória como professora de Língua Portuguesa e coordenadora pedagógica. Seu legado como educadora é uma fonte de inspiração não apenas para seus colegas, mas para toda a comunidade andrelina.
Com seu entusiasmo e sua dedicação, a Professora Cida deixou uma marca indelével em inúmeras gerações de jovens e crianças, tocando profundamente suas almas e corações e contribuindo para sua formação como seres humanos conscientes e cidadãos engajados.
Parabéns, Professora Cida Carboni, por cinquenta anos de dedicação ao Colégio Santo André!
Confira essa super matéria que traz as principais novidades que o CSA preparou para o ano letivo de 2024. Tem programa bilíngue ampliado, meditação, plataforma digital de redação, viagem para a NASA e muito mais. Ah, tem também a revitalização do nosso centenário prédio central.
O Jardim das Suculentas é um projeto criado com os alunos dos 2ºs Anos, onde as crianças aprendem de maneira ativa como cuidar das plantas, estabelecendo um vinculo afetivo com a natureza que os rodeia.
1º Ano: As atividades musicais desenvolvidas nessa faixa etária promovem lateralidade, pulso rítmico, andamento, organização, coletividade, atenção, espacialidade. O lúdico está presente em cada uma das ações propostas.
a
2º Ano: A banda rítmica é o foco principal nessa fase do aprendizado. E por meio dela é desenvolvida a leitura rítmica com uso da escrita musical convencional, o rudimento básico de instrumentos de percussão, a postura, a atenção. A partir do trabalho desenvolvido no ano anterior, o desenvolvimento do grupo e de cada um envolvido no processo de ensino-aprendizagem é perceptível.
a
3º Ano: A iniciação na prática de flauta doce soprano barroco agrega aspectos importantes no aprendizado musical. Especialmente a dimensão melódica da música e os conceitos de grave e agudo, curto e longo. E, mais especificamente, na técnica do instrumento são abordados aspectos importantes de articulação, respiração, coordenação motora fina e acuidade auditiva.
a
4º Ano: Além da prática de flauta doce, instrumentos de percussão e canto, os alunos foram motivados a criar uma paródia a partir da leitura de um livro e participar do Festival de Paródias promovido pela “Árvore”.
a
5º Ano: Além da prática de flauta doce, instrumentos de percussão e canto, os alunos foram motivados a criar uma paródia a partir da leitura de um livro e participar do Festival de Paródias promovido pela “Árvore”.
Com imensa alegria, no dia 14 de fevereiro celebramos mais um aniversário do Colégio Santo André! São 110 anos de compromisso com a Educação.
Esta jornada de busca contínua pela excelência e de compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar. Que possamos continuar ajudando a construir o futuro, inspirando gerações e promovendo valores que perdurem por mais 110 anos!
Parabéns, alunos, famílias e colaboradores! Parabéns, Irmãs de Santo André! Viva o CSA!!!
Com grande entusiasmo, demos início ao Ano Letivo de 2024 no CSA!
Realizamos o planejamento com todos os educadores, desde os da Educação Infantil até os do Ensino Médio, e preparamos todos os espaços para receber calorosamente nossos estudantes. Logo no primeiro dia de aula, proporcionamos uma recepção animada com muita música para as crianças e adolescentes. E encerramos esta primeira semana letiva concluindo a distribuição dos materiais didáticos do Sistema de Ensino Poliedro e da International School.
Mais uma vez, desejamos a toda a comunidade educativa andrelina um ano repleto de descobertas, aprendizagens e crescimento!
Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais participaram do projeto “Viagens Pedagógicas“, uma iniciativa concebida para enriquecer as atividades realizadas em sala de aula. O propósito principal do projeto é proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar de maneira prática os conceitos discutidos em sala. Inspirado na abordagem de Célestin Freinet, renomado pedagogo francês, o projeto adota a ideia da aula-passeio como uma estratégia valiosa.
Freinet via a aula-passeio como uma oportunidade singular para os alunos experimentarem, descobrirem e sentirem novas sensações. Acreditava que esse tipo de atividade não apenas ampliava os horizontes dos estudantes, mas também desencadeava o despertar de novos interesses e curiosidades. A “saída pedagógica” fundamenta-se na premissa de que as experiências diretas e o contato com o ambiente externo têm o poder de estimular o aprendizado de forma significativa.
Confira as fotos de alguns destes momentos enriquecedores!